Automação comercial: quais as vantagens dessa ferramenta?

Que tal poder simplificar as operações internas e o atendimento ao cliente? Será que é tão difícil assim? Pois saiba que, com a automação comercial, isso é possível!

A tecnologia já é parte fundamental em todos os campos do mercado. Um levantamento feito pela CNI indicou que 48% das grandes empresas industriais pretendiam investir em tecnologia 4.0 em 2018.

Essa tecnologia faz parte da chamada Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial), que engloba uma série de tecnologias que permitem que haja automação e troca de dados.

Nesse sentido, são utilizados conceitos de Internet das Coisas, Computação em Nuvem, entre outros artefatos tecnológicos que facilitam o dia a dia e as operações no mercado.

A pesquisa da CNI também indicou que 73% das grandes empresas utilizam pelo menos uma das tecnologias digitais consideradas no levantamento, como automação digital com sensores para controle de processos.

Os dados indicam como a automação já faz parte do cotidiano das indústrias. Porém, não são apenas essas grandes empresas que podem se utilizar desse benefício.

Independentemente do porte, a automação auxilia (e muito) nas atividades da empresa, gerando benefícios perceptíveis e mensuráveis. Por isso, neste artigo você verá:

  • O que é automação comercial;
  • Algumas ferramentas para a automação comercial;
  • A importância de automatizar os processos;
  • E quais as vantagens que a automação comercial traz para a empresa.

Vamos lá? Boa leitura!

O que é a automação comercial?

Automatizar significa basicamente tornar automáticas, com o auxílio da tecnologia, atividades repetitivas que são desempenhadas de forma manual.

Por exemplo: um escritório de contabilidade faz a emissão de nota fiscal para seus clientes, tendo um funcionário dedicado somente para esta tarefa.

Tal função pode ser otimizada com a utilização de um emissor de nota fiscal eletrônica, dando mais agilidade ao processo e liberando o tempo desse funcionário para tarefas mais estratégicas.

A automação comercial pode ser realizada em distintas áreas de um negócio, indo desde a coleta de dados que são importantes (como informações de clientes) até a criação de estratégias para manter o relacionamento com o cliente.

Existem duas ferramentas de gestão que são valiosas para realizar a automação comercial da sua empresa: ERP e CRM. Conheça-as a seguir.

ERP

A sigla ERP corresponde a Enterprise Resource Planning (em português: Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Trata-se de software composto de ferramentas de gerenciamento de processos de negócios.

Basicamente é um sistema que permite que os dados de uma empresa sejam acessados de forma fácil, segura e integrada entre as áreas.

Para que isso ocorra, as informações de diversos setores são centralizadas em uma plataforma única e que pode ser acessada por colaboradores e gestores autorizados.

Isso permite que haja um fluxo de dados dentro da empresa mais fluido e de fácil compartilhamento, auxiliando a gestão a obter insights valiosos para fundamentar as tomadas de decisão.

Para ter um funcionamento correto, o software ERP se divide em três camadas:

  1. Apresentação, que é por onde o usuário acessa o sistema e consegue fazer o input de dados;
  2. Processamento lógico, que é a camada onde se localizam todos os processos empresariais, a qual recebe os dados do usuário para fazer a integração deles com o sistema;
  3. Armazenagem, que é a camada de armazenamento dos dados, que podem depois ser exportados para documentos de Word, Excel etc.

O interessante (e vantajoso) de um software ERP é que ele é altamente personalizável, isto é, pode ser customizado de acordo com as necessidades da empresa.

Isso acontece pois ele possui módulos que atendem às demandas da organização, os quais podem ser acrescentados ou removidos dependendo do cenário. Assim, é possível contar com softwares de:

  • Gestão administrativa, que permitem controlar os setores da empresa com apenas alguns cliques e ter visibilidade de todas as operações;
  • Gestão de estoque, cujas funcionalidades fazem com que os gestores tenham controle do inventário da empresa automaticamente, tendo acesso a informações como entrada e saída de mercadorias, produtos acabados, matérias-primas, produção etc.;
  • Gestão financeira, possibilitando ao gestor ou dono do negócio ter total domínio sobre despesas, receitas e folha de pagamento, além de obter o fluxo de caixa da empresa;
  • Gestão contábil, podendo gerar notas fiscais eletrônicas, entre outras funcionalidades.

A AM3 Soluções tem serviços de qualidade voltados para o uso de ERPs e automação comercial que se encaixam perfeitamente a qualquer negócio. Saiba mais aqui.

CRM

A sigla CRM se refere a Customer Relationship Manager, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. “Mas há como levar a automação para o relacionamento com o meu cliente?”, você pode se questionar. A resposta é sim!

A abordagem do CRM coloca o cliente como o foco principal das operações do negócio, visando perceber e até mesmo antecipar as necessidades que ele tem.

A partir dessa identificação, pode-se atender a esse cliente da melhor forma possível, entregando soluções que prezem a melhor experiência dele com a empresa.

Um sistema CRM então vai além de um simples organizador das informações dos clientes de um negócio; ele tem o objetivo de acompanhar a jornada do cliente no funil de vendas, controlar os sistemas da organização e tornar alguns procedimentos mais automáticos.

Assim, o software CRM permite cadastrar os dados dos clientes e fazer o registro de informações valiosas para o negócio, como histórico de compras, por quais canais o cliente prefere ser atendido etc.

Havendo integração com outros canais, como as redes sociais, o software CRM auxilia a deixar as operações mais rápidas e assertivas, dando uma rápida resposta ao cliente, um melhor atendimento.

Além disso, o CRM auxilia o time de vendas a realizar o follow up em toda a jornada de compra do cliente, ou seja, desde a pré-venda até o pós-venda, o que auxilia a fidelizá-lo.

O ERP e o CRM são duas opções para automatizar o seu negócio que vêm sendo muito utilizadas pelas empresas. No entanto, após conhecê-las, você pode estar se questionando se a automação comercial é realmente importante para o seu negócio.

Descubra no próximo tópico.

A automação comercial é realmente importante para o meu negócio?

A resposta a esta pergunta é simples e direta: sim. É isso mesmo – a automação comercial é muito importante para o seu negócio. Vamos entender o porquê.

Quando uma empresa decide se automatizar, o primeiro ponto a ser pensado é que ela demonstra estar alinhada às tendências de gestão modernas.

Isso porque, como vimos no início deste artigo, a Quarta Revolução Industrial já é uma realidade para as indústrias e empresas, e fazer parte desse movimento se torna mais do que necessário.

Você provavelmente não quer que sua empresa tenha, no mercado e para o cliente, uma imagem de obsoleta, não é mesmo? Portanto, ela precisa estar conectada com as tendências que são benéficas para qualquer tipo de negócio.

Outro ponto de destaque e que faz a automação comercial seja realmente importante para o seu negócio é que, com ela, você garante mais segurança e profissionalismo para suas operações.

A segurança é fruto justamente dos softwares de automação, os quais já contam com funcionalidades que garantem a proteção dos dados e o acesso somente a pessoas autorizadas.

Já o profissionalismo é garantido pelo fato de um sistema de automação comercial permitir que as tarefas se tornem padronizadas e mais rápidas de serem executadas, garantindo uma imagem de competência e conhecimento dos processos.

Se você ainda não se convenceu de que a automação comercial precisa chegar à sua empresa, continue a leitura e veja outras vantagens que ela proporciona.

Quais são as vantagens da automação comercial?

No tópico anterior, já abordamos duas vantagens que a automação comercial proporciona aos negócios: segurança e profissionalismo. Mas saiba que existem muitas outras, que veremos a seguir.

Ganho de produtividade

Esta vantagem é altamente perceptível quando uma empresa realiza automação comercial. Ao utilizarem softwares que otimizam seu trabalho, os colaboradores conseguem fazer mais tarefas em menos tempo, aumentando sua produtividade.

Mais tempo para os colaboradores

Este benefício é atrelado ao anterior. Quando o colaborador consegue realizar em menos tempo a mesma quantidade de tarefas que tinha antes da automação comercial, sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Isso é muito válido quando a empresa deseja que seus colaboradores desenvolvam projetos aderentes ao planejamento estratégico ou tenham tempo para pensar em melhorias nos processos em que atuam.

Padronização

Por mais que uma empresa tenha processos predefinidos, sempre acontece de algumas tarefas serem executadas por colaboradores diferentes, o que pode interferir no resultado.

Com a automação comercial, no entanto, os processos são padronizados, não havendo essa distinção oriunda das maneiras pessoais que os colaboradores executam as etapas.

Menos falhas humanas

Com a automação comercial, diminui-se o risco de se cometer falhas, já que os processos se tornam mais padronizados e coerentes entre si, o que se traduz em ganhos para o negócio.

Além disso, com determinadas tarefas sendo executadas de forma automática pelos softwares, há menos interferência humana, reduzindo as chances de erros.

Monitoramento

Como os softwares de automação comercial armazenam dados de diferentes áreas e aumentam o fluxo interno deles, fica mais acessível para o gestor realizar o monitoramento desses dados.

Além disso, como os sistemas são atualizados em tempo real, os gestores conseguem ter acesso a informações atuais e de forma rápida, o que auxilia bastante na tomada de decisão.

Melhoria na gestão da empresa

Este benefício é resultante do anterior. Quando os gestores têm facilmente à sua disposição informações valiosas do negócio e que abrangem toda a empresa, conseguem desempenhar melhor suas tarefas.

Eles ainda têm mais chance de encontrar falhas em processos e ter insights de melhorias, o que é excelente não só para a gestão, mas para a empresa em geral.

Velocidade dos processos

Com a automação comercial, os processos se tornam bem mais rápidos, já que muitas tarefas são feitas automaticamente e as áreas estão integradas eletronicamente.

Um bom exemplo é o atendimento ao cliente. Um software é capaz de armazenar todos os dados desse cliente, bem como as formas pelas quais ele já contatou a empresa e seu histórico de solicitações.

Isso agiliza o atendimento feito e os processos que devem ser executados pelo atendente, transformando-se em valor percebido pelo cliente que está sendo atendido.

Melhoria na satisfação dos clientes

Quando um cliente recebe um atendimento assertivo, rápido e resolutivo (o qual pode ser oferecido com a ajuda da automação comercial), sua satisfação com a empresa tende a aumentar e provoca até a fidelização dele.

Colaboradores menos desgastados

Como a automação comercial otimiza as tarefas desempenhadas pelos colaboradores, eles passam a ter menos problemas antes recorrentes na realização de tarefas manuais.

Além disso, estão integrados mais facilmente com os outros departamentos da empresa, agilizando a troca de informações e a realização dos trabalhos, o que se converte em menos desgastes no dia a dia relacionados a esses tópicos.

Melhoria nos resultados da empresa

Como as tarefas repetitivas passam a ser realizadas pela tecnologia, os processos se tornam mais ágeis e os recursos podem ser mais bem aproveitados, impactando positivamente os resultados do negócio.

Maior confiança na análise de resultados

Bons softwares de automação comercial geram relatórios periódicos para a análise da gestão comercial. Esses relatórios são precisos e atualizados, o que aumenta a confiança na análise dos resultados.

Gestão inteligente

A automação comercial permite que seja realizada a gestão inteligente do negócio, já que é um dos pilares dessa forma de gestão.

A gestão inteligente consiste basicamente em medidas tomadas que dão aos gestores subsídios para que as decisões da empresa sejam mais ágeis e assertivas.

Esse movimento vai possibilitar que o negócio reaja às rápidas e constantes mudanças no mercado e público de forma sensata e com firmeza, sendo extremamente positivo para manter a saúde financeira da empresa.

São muitos os benefícios da automação comercial, não é mesmo? Pois saiba que existem ainda muitos outros! Diante disso, provavelmente você já se convenceu de como ela é importante para a sua empresa.

Porém, se não sabe por onde começar a implantar a automação comercial no seu negócio, não perca tempo e entre em contato agora com a AM3 Soluções. Com certeza, nós temos a melhor solução para sua empresa!