Emissor de nota fiscal eletrônica: sua empresa precisa de um?

A nota fiscal eletrônica (NF-e) já é uma realidade em praticamente todo o Brasil. Desde 2004, quando esse documento foi aprovado, as empresas o estão utilizando, e contar com um emissor de nota fiscal eletrônica é cada vez mais necessário.

Mas será que sua empresa precisa realmente contratar um emissor de NF-e? É isso que você vai descobrir neste artigo!

Prossiga a leitura então para saber quais os sinais de que sua empresa está precisando contratar um emissor de nota fiscal eletrônica, além das vantagens desse sistema.

Mas, antes, é importante saber algumas informações sobre esse documento fiscal tão comum para as empresas.

O que é a nota fiscal eletrônica?

A nota fiscal eletrônica é uma versão digital da já muito utilizada nota fiscal. Esta consiste em um documento obrigatório para o registro de qualquer venda de produtos ou serviços.

É a partir da nota fiscal que haverá o recolhimento de impostos, já que ela registra os valores da transação.

A nota fiscal eletrônica então é um documento de emissão e armazenamento eletrônico, que tem validade jurídica garantida pela assinatura digital de quem a emite e pela autorização de uso fornecida pelo Fisco.

Para ter mais detalhes sobre a nota fiscal eletrônica, como quais os tipos existentes, acesse nosso artigo: Nota fiscal eletrônica: o que você não pode deixar de saber.

A emissão desse documento fiscal demanda que a empresa utilize um emissor de nota fiscal eletrônica. Trata-se de um software ERP que realiza a emissão automática da NF-e.

O emissor de NF-e é uma importante ferramenta de automação. Continue a leitura para saber mais sobre a importância de automatizar seu negócio.

A automação e sua importância para os negócios

Não há como fugir de uma realidade: a automação veio para ficar e tem cada vez mais peso nas organizações.

Um estudo da Associação Brasileira de Automação mostrou que 54% dos entrevistados do setor de comércio ou serviços possuem um sistema de gestão, sendo que 91% estão integrados com todas as áreas da empresa.

Já o CRM é utilizado por 32% dos negócios, e 29% empregam sistemas de Business Intelligence, sendo ambos ligados a ferramenta de gestão em mais de 90% dos casos.

Entre as vantagens da automação de processos, estão:

  • Padronização de tarefas e processos;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Fácil acesso aos dados;
  • Diminuição de erros;
  • Maior rapidez na execução de tarefas;
  • Otimização do processo de tomada de decisão etc.

Se sua empresa ainda não está aproveitando as vantagens da automação, talvez seja o momento de repensar suas operações.

Saiba que utilizar um emissor de NF-e é um ótimo recurso nesse sentido. Mas será que sua empresa realmente precisa contratar um? Descubra a seguir.

Sinais de que minha empresa precisa de um emissor de nota fiscal eletrônica

A emissão de NF-e faz parte da gestão contábil de qualquer negócio, e existem alguns sinais de que sua empresa precisa contratar um emissor agora mesmo. São eles:

1. Sua carteira de clientes está aumentando

Se seu número de clientes está aumentando, esse é um sinal de que seu negócio vai muito bem! No entanto, provavelmente também aumentou a quantidade de trabalho de seus colaboradores do setor contábil, não é mesmo?

Agora imagine que eles gastem grande parte do expediente emitindo notas fiscais por emissores gratuitos, que não estão integrados aos sistemas e dados da empresa.

Com certeza, essa tarefa demandará muito mais tempo para ser realizada, tomando uma alocação preciosa dos seus colaboradores.

2. Sua equipe precisa dedicar seu tempo a tarefas mais estratégicas

Este sinal é reflexo do anterior. Se sua equipe contábil está gastando muito tempo realizando a emissão de NF-e para seus clientes, significa que alguma outra tarefa pode estar sendo prejudicada.

A automação existe justamente para agilizar e padronizar tarefas repetitivas que podem ser facilmente tornadas automáticas, aumentando a produtividade da equipe.

Isso faz com que os colaboradores possam dedicar mais seu tempo a funções estratégicas para o negócio, como a captação de novos clientes, a manutenção do relacionamento com a carteira existente, entre outras.

3. Você quer garantir a melhor experiência para o cliente

Proporcionar uma experiência do cliente positiva deve ser um dos focos de qualquer negócio. E se engana quem pensa que isso só se dá no momento da venda, por exemplo.

Se sua empresa realiza a emissão constante de NF-e para muitos clientes, provavelmente eles não vão ficar satisfeitos se demorarem a receber esse documento.

Ao ter um emissor de nota fiscal eletrônica integrado ao sistema de gestão, você ganha agilidade nessa tarefa, que ficará visível para o cliente ao se relacionar com seu negócio.

4. Sua empresa precisa diminuir os erros durante a emissão de NF-e

Qualquer tarefa desempenhada por um ser humano é passível de erros. No caso da emissão de nota fiscal eletrônica, algum campo pode, por exemplo, ser preenchido incorretamente, gerando transtornos.

Dessa forma, ao contratar um software para realizar essa emissão, você ganha confiabilidade no procedimento, já que integrará sua base de dados a ele, minimizando os riscos de erro.

Isso é benéfico para o seu negócio tanto internamente quanto no relacionamento com os clientes, que receberão documentos confiáveis mais rapidamente.

Se, mesmo se enquadrando em alguma dessas situações, você ainda não estiver convencido de que precisa de um emissor de nota fiscal eletrônica, veja outras vantagens desse sistema:

  • Otimiza o setor logístico do negócio;
  • Padroniza serviços;
  • Melhora a gestão de processos;
  • Simplifica os fluxos e, por consequência, a operação;
  • Auxilia a organização das tarefas;
  • Contribui para que ocorra a gestão inteligente no negócio.

Depois de conhecer tantos benefícios de ter um emissor de NF-e, é importante que você contrate um emissor que seja de qualidade e confiável, como o da AM3 Soluções. Assim, você evita transtornos e atinge seus objetivos da melhor maneira possível!

Viu só como contratar um emissor de nota fiscal eletrônica é excelente para o seu negócio? Outro assunto relevante nesse contexto contábil é a nota fiscal de consumidor eletrônica. Acesse o e-book que preparamos e saiba tudo sobre ela!