Cardápio Digital: saiba como montar o seu e enviar no WhatsApp

Se antes da pandemia até restaurantes físicos já vinham disponibilizando o cardápio digital para os clientes, este momento de confinamento social que estamos vivendo torna urgente o oferecimento desse recurso.

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Isso porque os food services precisam gerar uma mínima receita, a fim de manter o empreendimento aberto. Do outro lado, os clientes precisam contar com o sistema de delivery para evitar a exposição ao novo coronavírus.

Por conta dessa necessidade, neste artigo, dentre outros tópicos, iremos ajudar você a montar o seu cardápio digital e enviá-lo aos consumidores sem soar invasivo, tudo através do WhatsApp.

Vamos juntos?!

O que é um cardápio digital?

Antes de mostrarmos o passo a passo para montar o seu cardápio digital é importante entender o que de fato representa essa tecnologia.

Ela permite expor os produtos oferecidos pelo seu restaurante em conteúdos on-line. Dessa forma, o cliente pode acessar o cardápio via dispositivos móveis

Em tempos de quarentena, essa possibilidade pode manter a saúde financeira do seu empreendimento e ainda satisfazer o público. 

A seguir vamos mostrar os principais tipos de cardápio digital usados no dia a dia. Continue com a gente!

Board menu digital

Trata-se de uma tela eletrônica integrada à TV corporativa da empresa que exibe os nomes, as imagens e os preços dos produtos. 

Além disso, por meio dessa ferramenta, é possível veicular vídeos, informações e animações, tornando o cardápio muito mais interativo e dinâmico.

Esse modelo de menu é usado especialmente pelas redes de fast-food

Cardápio virtual

Este tipo de carta geralmente equivale à versão digitalizada do cardápio físico. Ele é usado em sites ou páginas de redes sociais de food services

Para situações-limite como a que estamos enfrentando, devido à COVID-19, ele funciona como o intermediário do sistema de delivery ou da retirada no balcão

Cardápio digital em tablet 

Este modelo de menu substitui o cardápio físico nos restaurantes, mas apresenta a mesma proposta. 

Há, porém, diversas vantagens em relação ao impresso: mais autonomia ao cliente; possibilidade de interação; imagens mais atrativas; descrições mais elaboradas; tradução para vários idiomas

Cardápio integrado ao sistema de gestão do estabelecimento

Esta solução é a mais completa, pois não só oferece o cardápio, mas permite que o cliente faça o pedido diretamente à cozinha e também solicite a presença do garçom. 

Isso em razão da integração do software com o sistema de gestão do restaurante, que possibilita a integração entre as mesas, a cozinha e o caixa

Cardápio digital no WhatsApp

Este modelo de cardápio é o foco deste artigo. Em um tópico adiante, iremos mostrar detalhadamente inclusive como montar o seu e enviá-lo pelo aplicativo multiplataforma. 

De antemão, vale destacar que, usando a função catálogo do WhatsApp Business, é possível divulgar os produtos do seu food service.

Dessa maneira, o cliente acessa o menu sem ter de baixar nenhum outro aplicativo, seleciona os produtos que desejar e encaminha o pedido, que chega ao WhatsApp do restaurante de forma organizada.   

Conhecidos os tipos mais utilizados de cardápio digital, vamos mostrar, no próximo tópico, a importância de utilizá-lo no período da quarentena. 

A importância do cardápio digital durante a quarentena 

A quarentena que estamos enfrentando comprova que usar tecnologias para impulsionar o varejo, independentemente do ramo, não é um luxo, mas sim uma necessidade de extrema importância.

Como uma empresa colocaria a equipe em home office, por exemplo, se não houvesse softwares e dispositivos que permitem a comunicação a distância e o acesso remoto aos conteúdos necessários para se executar o trabalho?

Pois bem, com relação ao segmento de food service, a alternativa vem sendo apostar na retirada dos produtos no balcão e, principalmente, no sistema de delivery

Por conta disso, utilizar um cardápio digital é praticamente uma obrigação. Caso contrário, é provável que seu negócio perca clientes e, como consequência, a receita fique ainda mais comprometida. 

Uma boa opção é criar o seu cardápio digital no WhatsApp e dispará-lo para sua carteira de clientes. 

Mas como fazer isso? 

É o que veremos agora. 

Como criar seu cardápio digital e enviá-lo para o cliente no WhatsApp?

O primeiro passo para criar o seu cardápio digital no WhatsApp é fazendo o download gratuito do WhatsApp Business

Lançado em 2018 após perceberem que o empresariado estava usando o WhatsApp tradicional para fazer negócios, ele é um aplicativo voltado para donos (ou gestores) de pequenos empreendimentos.

O aplicativo pode ser baixado tanto para Android quanto para iOS

Além de automatizar a conexão com os clientes, ele permite a criação de um catálogo, inclusive de produtos alimentícios, facilitando a divulgação e venda de mercadorias e serviços oferecidos por empresas dos mais variados segmentos.

Caso você tenha um restaurante, é possível adicionar todos os pratos disponíveis, utilizando imagens, informando o preço e dando detalhes de cada item. 

Assim, o cliente pode visualizá-los e escolher o de sua preferência sem ter de ficar trocando mensagens com o varejista. 

Além disso, à medida que o gestor do food service for conhecendo o comportamento do cliente, pode notificá-lo dos produtos específicos que ele costuma consumir, pois os itens são inseridos e detalhados no catálogo individualmente. 

A seguir, vamos mostrar as cinco etapas para criar o cardápio no WhatsApp Business.

Passo a passo para criar o cardápio digital no WhatsApp Business 

Fazer o download do WhatsApp Business – eis o único requisito para você criar e compartilhar o seu cardápio digital pelo aplicativo. 

Em seguida, é preciso cumprir o passo a passo abaixo:

  1. Menu > Configurações > Configurações da Empresa > Catálogo;
  2. Na tela será solicitado a você que adicione um produto ou serviço. Selecione, então, a opção desejada;
  3. Adicione à vontade fotos dos seus produtos, acrescentando a elas nomes e preços;
  4. Preencha os campos descrição, link para compra e código do produto;
  5. Por fim, toque em Salvar

Após realizar o salvamento de seu catálogo, o WhatsApp Business avalia os itens inseridos e, caso os campos tenham sido preenchidos de maneira incorreta, a solicitação será recusada. 

Uma vez aprovado o seu catálogo, você, gestor, deve clicar em: “Ajustes” >”Ajustes da empresa” > “Catálogo”, em seguida, selecionar os itens que deseja compartilhar e clicar em “Enviar”, escolhendo os destinatários que quiser.

Maneiras de interagir com os clientes pelo app 

Com o WhatsApp Business é possível também usar mensagens automáticas para contactar os clientes. Estes, obviamente, devem estar de acordo com o recebimento da comunicação do seu restaurante.

Isso porque o spam, que é o envio em massa de mensagens, geralmente publicitárias, sem prévia autorização do destinatário, é uma prática fortemente combatida pelo aplicativo.

Essas mensagens automáticas disponíveis pelo app permitem enviar conteúdos para vários clientes ao mesmo tempo, incluindo a opção de usar mensagens de saudação e ausência

As de saudação são ideais para dar boas-vindas ao cliente quando este contactar a empresa pela primeira vez, agradecer pelo contato e também aproximá-lo do empreendimento.

Já as de ausências devem ser usadas fora do horário do expediente, quando você, gestor, não estiver disponível para atender o cliente. 

As respostas rápidas são mais uma alternativa para interagir com o público. Elas possibilitam usar atalhos do teclado para replicar mensagens usadas com mais frequência. Isso agiliza o atendimento e consequentemente as operações da empresa.  

O WhatsApp Business permite ainda verificar as estatísticas das mensagens enviadas aos clientes.

Através de relatórios emitidos pelo aplicativo, o varejista descobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos consumidores, além da quantidade de contatos recebidos.

Esse registro possibilita identificar se a comunicação da empresa tem sido efetiva ou se é preciso melhorar em algum ponto.  

É importante destacar que, no WhatsApp Business, é proibido anunciar serviços de assinatura, bebidas alcoólicas, diferentes gêneros de dinheiro (como bitcoins), artigos de entretenimento adulto, produtos/serviços ilegais e armas. 

A seguir vamos mostrar o que é preciso levar em conta ao criar o conteúdo do seu cardápio digital no WhatsApp Business. Não vai perder, né? 

O que levar em conta ao montar o seu cardápio no WhatsApp? 

Assim como um cardápio impresso, a finalidade primordial do cardápio digital é a de atrair o público por meio dos pratos e das bebidas que seu food service oferece. 

Para alcançar esse objetivo, é importante investir em fotos de qualidade que despertem no cliente a vontade consumir os pratos produzidos pelo seu restaurante. 

Nesse sentido, é necessário levar em conta que uma fotografia gastronômica busca estimular pelo olhar o apetite do cliente, possibilitando a ele a percepção da textura, temperatura, suculência e sabor da comida.

Divulgar fotos malfeitas de pratos pode causar no público um efeito contrário, ou seja, tirar o apetite dele e ainda prejudicar a reputação da sua empresa. 

Então, o ideal é contratar um profissional com experiência em fotos gastronômicas para seu cardápio digital ficar de fato atraente. 

Caso não esteja sobrando capital no seu empreendimento, principalmente devido à crise gerada pela COVID-19, na web, você encontra tutoriais e dicas que ajudam a fazer fotos gastronômicas com mais acerto. 

Além das fotos do cardápio, é preciso escrever descrições informativas e, ao mesmo tempo, atraentes dos produtos. 

Vale lembrar que esses conteúdos não devem apresentar erros de português, porque isso pode prejudicar o conceito dos itens divulgados.  

No campo Link curto, você pode adicionar, se houver, o app de delivery do seu restaurante, que pode ser inclusive integrado ao sistema de gestão do food service. Assim, o cliente pode fazer o pedido diretamente pelo WhatsApp. 

No próximo tópico iremos mostrar como não parecer invasivo ao se comunicar com os clientes usando o WhatsApp Business

É possível comunicar com o cliente pelo WhatsApp sem ser invasivo?

A possibilidade de criar um perfil empresarial, com nome, descrição, número para contato, horário de atendimento, endereço, e-mail e site do estabelecimento já mostra aos destinatários que se trata de um contato comercial. 

O WhatsApp Business dispõe também do recurso Etiquetas. Trata-se de marcadores personalizados que contribuem para a organização das várias fases do atendimento. 

Por exemplo, caso o pedido seja feito pela primeira vez, a atenção dada ao cliente deve ser diferenciada. Então, em casos assim, recomenda-se marcar a conversa em questão com a etiqueta “novo cliente”. 

Para adicionar o marcador à conversa, basta clicar no cabeçalho da janela em que ela está registrada e escolher a etiqueta mais apropriada para a mensagem. 

Outras aplicações desses marcadores dizem respeito a: novos pedidos de clientes já cadastrados, pagamentos pendentes, pedidos finalizados etc. 

Com essas etiquetas é possível realizar atendimentos mais estratégicos que, de um lado, tendem a satisfazer o cliente e de outro, otimizam as operações do negócio. 

Mais uma questão a se considerar quando for enviar WhatsApp aos clientes refere-se ao horário de envio.

Restaurantes, por exemplo, devem mandar essas mensagens divulgando os pratos ou anunciando promoções antes do almoço ou jantar. 

Assim, aumenta-se a chance de os consumidores fazerem pedidos no seu food service

É importante tomar cuidado com o envio inoportuno de mensagens, seja muito cedo pela manhã ou de madrugada. Isso pode fazer com que os clientes bloqueiem o seu perfil comercial. 

Para que suas mensagens sejam vistas pelos clientes em meio a tantas comunicações que provavelmente eles recebem diariamente, é indicado usar palavras mais chamativas no início da mensagem.

Além delas, recomenda-se enviar fotos, pois elas geralmente não podem ser vistas na íntegra pela tela de notificação, o que estimula o destinatário a abrir a mensagem para ver o conteúdo divulgado.

Essas mensagens podem ser enviadas a partir de uma lista de transmissão. Essa ferramenta fornecida pelo WhatsApp possibilita você enviar a mesma mensagem para até 256 contatos de única vez, por lista.

As listas de transmissão equivalem aos grupos de WhatsApp de pessoas físicas, porém os clientes recebem os conteúdos disparados individualmente.

Para criar sua lista de transmissão é bem simples, basta seguir estes três passos: 

  1. Vá à tela de conversas, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”;
  2. Escolha os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque em “criar”;
  3. Mude o nome da lista e adicione os contatos que desejar. 

Considere criar listas de transmissão segmentadas de acordo com o comportamento do seu cliente. Como, por exemplo, clientes que costumam consumir pratos fitness, clientes veganos, os que possuem crianças, etc. Assim, você terá uma comunicação mais eficiente e mais próxima.

Deixe claro para o seu cliente a opção de ser removido da lista de transmissão se ele o assim desejar. 

Respondendo, portanto, à pergunta que intitula este tópico: sim, é possível comunicar com o cliente pelo WhatsApp sem ser invasivo. Concorda? 

Para finalizar este artigo, vamos mostrar algumas vantagens de usar o WhatsApp Business em seu varejo, inclusive food service

Vantagens do WhatsApp Business para seu varejo durante a pandemia 

O WhatsApp Business permite continuar atendendo os clientes de seu varejo e ainda captar novos consumidores mesmo durante o isolamento social imposto pela pandemia. 

Para isso, selecionamos algumas vantagens desse app para o seu negócio. 

Ao espalhar o número do WhatsApp da sua empresa nos materiais de divulgação da sua marca, você facilita a interação com o público.

Vale lembrar que é importante adotar um número exclusivo para a sua empresa. Ter um WhatsApp exclusivo para a empresa garante sua privacidade, pois suas questões pessoais não irão se misturar com as profissionais e o atendimento ao cliente será mais focado, além de mais seguro e organizado.   

As redes sociais, neste momento, representam um bom canal de divulgação. Assim, a par do WhatsApp do seu empreendimento, o público pode fazer pedidos diretamente pelo app

Viu como o WhatsApp Business e os recursos que ele oferece, inclusive a possibilidade de criar e divulgar o cardápio digital, podem impulsionar o seu restaurante? Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre gestão de food service. Clique aqui para acessá-lo.