Segurança de Dados: como garanti-la na sua empresa?

Segurança de dados é um assunto cada vez mais recorrente em empresas de todos os portes e, mais do que nunca, é preciso se preocupar com este tópico. Os gestores buscam diversas maneiras de manter as informações seguras e monitoradas através de diferentes processos e tecnologias que se encontram disponíveis. Com a informatização, é possível eliminar documentos físicos, ganhar em produtividade e competitividade frente aos concorrentes. Porém, é preciso lidar com as ameaças virtuais e cuidar da proteção das informações. Por isso, a segurança de dados é fundamental em qualquer negócio. A segurança de dados é um assunto em pauta na sua empresa? Seus colaboradores sabem como trabalhá-la no dia a dia? Confira nosso post e saiba mais sobre como garantir a segurança de dados no seu empreendimento!

O que é a segurança de dados?

A segurança de dados diz sobre a proteção dos dados à frente de ameaças – sejam elas intencionais ou acidentais – , modificações não autorizadas ou roubos e perdas. É importante que as empresas protejam seus dados contra falhas, roubos, ataques de hackers ou qualquer outra forma de destruição. Por trás desta segurança existem três atributos que garantem a funcionalidade do sistema: integridade, confidencialidade e disponibilidade. Juntos, esses atributos garantem a segurança dos dados. A integridade é o atributo ligado ao controle de mudanças de informações, garantindo que os dados não sejam modificados a partir da sua criação pelo proprietário. A confidencialidade significa que o acesso aos dados da empresa deve ser restrito somente a quem é autorizado. Enquanto a disponibilidade, como o nome sugere, é o princípio de os dados estarem disponíveis para serem fontes de informações legítimas.

O que fazer para garantir a segurança de dados?

Muitas são as opções que aumentam a segurança de dados da empresa e muitas atitudes são fáceis de serem implementadas para essas melhorias. Confira algumas delas:

Armazenamento de dados em nuvem

Muitas informações surgem a todo tempo e é preciso arquivá-las corretamente para não se perder dados importantes. O armazenamento de dados em nuvem é cada vez mais uma solução prática e segura para arquivar informações. O cloud computing é uma opção com preço acessível, fácil usabilidade, segurança e permite acesso de qualquer lugar, desde que estejam conectados à internet.

Sistema de Backup

O sistema de backup é uma das atitudes mais simples e obrigatórias para manter a segurança de dados. Danos físicos, falhas na rede, ou falhas humanas, e ainda outros fatores podem comprometer os dados que não possuírem cópias de segurança. Por isso, é essencial fazer backups periodicamente para que sejam feitas cópias de segurança, garantindo a proteção dos arquivos. Quando a empresa conta com uma consultoria de TI e serviços especializados, tarefas como o backup são feitas automaticamente e os gestores não precisam se preocupar com as mesmas.

Antivírus

Ter um antivírus em todos os computadores da empresa é essencial e mantém as informações em segurança. O ideal é ter um antivírus corporativo, pois eles contam com funcionalidades específicas que se adequam às necessidades da empresa. E mais do que proteger um computador, os antivírus corporativos são feitos em rede, protegendo todas as informações e garantindo a segurança de dados como um todo.

Criptografia

Muitos arquivos gerados e utilizados nas empresas contêm dados importantes e, por isso, recomendamos o sistema de criptografia. A criptografia transforma o texto em uma combinação de códigos, o que impede a compreensão da mensagem caso ela seja interceptada por um usuário não autorizado. Dessa forma, os arquivos só podem ser lidos por pessoas autorizadas e com a senha atribuída para o arquivo. Casos os dados sejam interceptados por terceiros, as informações estarão seguras. Esse recurso deve estar presente em serviços como e-mails confidenciais, chats privados, relatórios e no armazenamento de informações na nuvem. É uma camada essencial de segurança de dados digitais.

Firewall

O firewall é um mecanismo de controle de tráfego de dados, sendo um detector de intrusos. Ele analisa tudo o que entra e sai da rede em direção à internet. Sendo assim, é capaz de barrar invasões e garante a segurança dos dados por meio de protocolos de segurança, como TCP/IP, IPSec, HTTP, entre outros, garantindo o correto funcionamento das informações.

Internet

A rede de internet utilizada na empresa também precisa estar sob proteção. Uma boa opção é a internet dedicada, que restringe o tráfego apenas para colaboradores que são autorizados a enviar e receber informações. Ao contar com uma rede sem fio, podem ocorrer invasões ao banco de dados. Dessa forma, é importante alterar as configurações padrões dos roteadores, criar senhas fortes e autorizações para os dispositivos. Se a empresa recebe muitos clientes e quer oferecer rede wi-fi, é interessante criar acessos limitados à rede. Assim o público tem a possibilidade de acessar a rede, mas a empresa não corre o risco de expor informações confidenciais.

Programas atualizados

Todos os computadores das empresas possuem muitos programas, sejam os tradicionais editores de texto, planilhas até os mais diferentes softwares. É importante que todos os programas estejam sempre atualizados, para a correção de erros e para adicionar novos protocolos de segurança que dificultam as invasões que comprometam a segurança de dados.

Treinamentos

Além de investir em equipamentos, softwares e serviços de proteção de segurança de dados, é preciso que a equipe esteja instruída sobre normas de segurança e contratos de confidencialidade. Por isso, sempre que necessário realize treinamentos e capacite os colaboradoresfuncionários para lidar com a segurança de dados da empresa. Não esqueça de deixar claro todas as regras a respeito de uso de dispositivos de armazenamentos, como pendrives e HDs. Além disso, estabeleça uma política de baixar programas e colocar novos programas nas máquinas. Dissemine a cultura de segurança dentro da corporação, incentivando a troca de senhas e os cuidados com dispositivos e redes abertas. Algumas atitudes simples podem ser tomadas para o aumento da segurança de dados e proteção das informações. Tecnologias e soluções são investimentos essenciais para que não precise de gastar com os prejuízos e complicações de eventuais perdas de dados importantes. Esteja sempre atento à atuação de ameaças e conte com especialistas para monitorar seu negócio e dar mais proteção à empresa. E então, como você tem cuidado da sua segurança de dados? Já pratica alguma de nossas dicas? Aproveite que agora você sabe mais da importância de prezar pela segurança de dados e conheça mais de nossas soluções!

Nayrgton Veras

Especialista em Segurança de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Supervisor Técnico de Infraestrutura de TI no departamento de Serviços Gerenciados da AM3 Soluções.

Deixe uma Resposta