Se até bem pouco tempo atrás apostar na transformação digital para empresas era sinônimo de buscar um diferencial competitivo, hoje essa aposta diz respeito à sobrevivência do negócio.

A crise gerada pela pandemia da Covid-19 intensificou ainda mais essa necessidade de aplicar a transformação digital para empresas.

Mas o que vem a ser a transformação digital no contexto empresarial? Continue lendo este artigo para saber:

  • O que é transformação digital para empresas?
  • Por que devo investir na transformação digital do meu negócio?
  • Como implementar a transformação digital no seu empreendimento;
  • Principais ferramentas digitais para otimizar a gestão da empresa.

Vamos lá?

O que é transformação digital para empresas?

Ao conceituar a transformação digital para empresas, não estamos falando simplesmente em ter um website do negócio ou fazer vendas pelo WhatsApp.

A transformação digital nas empresas refere-se a um processo de mudança estrutural, no qual a tecnologia assume um protagonismo na gestão do negócio.

É por meio da transformação digital que as soluções tecnológicas mais modernas passam a fazer parte das rotinas e dos processos da companhia.

Dessa forma, é possível:

  • Reestruturar as tarefas da organização de acordo com uma cultura digital de maneira a impulsionar a produtividade;
  • Melhorar a performance da equipe, automatizando atividades repetitivas e lançando mão de indicadores de desempenho;
  • Aumentar o alcance da marca utilizando ferramentas digitais, como o mobile marketing;
  • Melhorar os resultados globais da companhia conforme as operações forem ganhando o apoio da tecnologia, possibilitando que os recursos humanos se foquem em estratégias de venda e atendimento ao cliente.

É importante destacar que a transformação digital não se destina apenas a megaempreendimentos com orçamentos milionários. Não importa o ramo de atuação, tampouco o porte da sua empresa.

Fato é que ela precisa acompanhar o fluxo da Indústria 4.0 para se manter viva num mercado extremamente competitivo.

Para isso, três elementos principais devem estar integrados. São eles: tecnologia, marketing e gestão.

Por que devo investir na transformação digital do meu negócio?

Companhias que possuem seus processos automatizados têm cinco vezes mais capacidade de manter a continuidade do negócio.

Só esse dado já representa uma justificativa e tanto para apostar na transformação digital na sua empresa, não é mesmo?

Além disso, o isolamento social imposto pela pandemia acabou antecipando a necessidade das empresas se reinventarem para manter as operações ativas sem expor o staff.

O home office e as vendas on-line foram  — e, em muitos casos, continuam sendo — as palavras de ordem.

Então, companhias que já vinham marcando presença no ambiente virtual não sofreram tantos prejuízos e se mantiveram em posição de vantagem frente à concorrência.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV mostra que empresas digitalizadas se endividaram menos durante a pandemia.

Vale destacar que a transformação digital, através da qual lojas físicas passaram a atuar também no modelo e-commerce, possibilitou que certas empresas já nascessem digitais.

Quer exemplos de algumas dessas companhias? Uber, Spotify, AirBnB, Amazon e Nubank.

É importante ressaltar ainda que, imersos na Quarta Revolução Industrial, produzimos muitos dados que ficam registrados na rede.

E aí cabe às empresas usar essas informações de forma inteligente e responsável (alô, LGPD!) para sobreviver no mercado e ter um aumento contínuo da receita.

A seguir vamos mostrar dois outros motivos pelos quais você deve investir na transformação digital para empresas.

Melhorar a experiência do cliente

Oferecer um bom produto ou serviço e praticar bons preços não basta para o sucesso pleno do seu negócio. É preciso pensar na experiência que o cliente vai ter desde o primeiro contato com a sua marca até o pós-venda.

Nesse sentido, a transformação digital vem a calhar. Isso porque ela permite segmentar melhor o público, de acordo com suas preferências.

Assim, é possível atendê-lo de maneira mais personalizada e satisfatória, o que tende a aumentar a chance de fidelizá-lo por meio de ofertas bem direcionadas.

A transformação digital nas organizações permite ainda criar um canal mais aberto com o cliente, de forma que ele dê feedback sempre que enxergar um ponto de melhoria no empreendimento.

Otimizar processos

Já dissemos aqui, mas não custa reforçar: a transformação digital otimiza processos internos, alavancando a produtividade em uma organização.

Por exemplo, em vez de marcar reuniões presenciais com toda a equipe para resolver problemas pontuais, que tal utilizar ferramentas de gestão que deem mais autonomia a cada recurso humano?

Assim, é possível enxergar falhas individuais e dar feedbacks estratégicos sem mobilizar toda a equipe. Tudo de forma mais rápida e eficiente.

Como implementar a transformação digital no seu empreendimento

Para implementar a transformação digital no seu empreendimento, a prestadora de serviços em TI precisa ficar por dentro dos processos da empresa, de forma a trabalhar os pontos de melhoria.

Diante disso, essa prestadora deve eleger as principais ferramentas que, em conjunto com as equipes, irão otimizar as operações da companhia.

Confira abaixo algumas dicas valiosas de como aplicar a transformação digital para empresas no seu negócio.

Concentre-se no planejamento estratégico

Engana-se quem acha que a transformação digital diz respeito somente à utilização de softwares.

Caso não haja um bom planejamento estratégico por trás do investimento em programas e treinamentos, ele pode não trazer resultados satisfatórios.

Os objetivos pretendidos com a transformação digital devem ser bem delineados,  ultrapassando a simples ideia de “manter a marca atualizada”.

Alguns desses objetivos podem ser:

  • Promover uma melhor integração entre as equipes;
  • Impulsionar as vendas;
  • Fazer entregas cada vez mais encantadoras aos clientes;
  • Elevar a reputação da marca.

Invista em infraestrutura

Promover a transformação digital para empresas não significa apenas vender pelo WhatsApp, por exemplo.

Inserir sua marca na cultura digital requer investimentos em infraestrutura e isso inclui investir em softwares, equipamentos, armazenamento na nuvem etc.

Para montar uma infraestrutura que possa inserir sua empresa na transformação digital, o ideal é procurar uma consultoria em tecnologia.

Assim, será feita uma análise de como alavancar os resultados da marca, indicando o melhor caminho para de fato haver a transformação digital.

Uma vez criada a infraestrutura tecnológica, vários processos off-line passam a ser digitais, o que facilita, dentre outras práticas, a comunicação e a integração de todo o staff.

Aposte na mudança de mindset

Estar nas redes sociais, ter um blog e usar automações. De nada adianta recorrer a essas ações se não houver uma verdadeira mudança de mindset no time. Só assim dá para entender onde é possível evoluir.

Afinal, apenas depois de os processos internos mudarem é que a relação entre a empresa e os clientes deve se tornar digitalizada.

Do contrário, pode haver um descompasso entre o que é esperado do público consumidor e as entregas feitas a ele.

Foque na experiência do cliente

Muitas empresas assumem ares de modernidade, usando uma “aparência digitalizada” e adotando uma presença on-line maciça, mas sem ter a real dimensão do que isso significa.

Sendo assim, acabam deixando o cliente na mão, na medida em que não conseguem atendê-lo prontamente por meio das ferramentas digitais, frustrando-o consequentemente.

Vale lembrar que ser digital não é simplesmente ter um site atraente nem mudar a identidade visual da marca, tampouco contratar as melhores ferramentas.

Ser digital tem mais a ver com facilitar a interação com os clientes, otimizar os processos internos, fazer entregas cada vez mais encantadoras  e impulsionar as vendas por meio dos recursos tecnológicos.

Principais ferramentas digitais para otimizar a gestão da empresa

O boom do e-commerce durante o confinamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus mostrou que a transformação digital virou questão de sobrevivência para as empresas.

O uso integrado de análise de dados, nuvem, dispositivos móveis e aplicativos contribui, e muito, para que as empresas passem a fazer parte da cultura digital.

Neste tópico, iremos mostrar as principais ferramentas digitais que vão ajudar a otimizar a gestão da sua empresa. Siga com a gente, amigo leitor!

OneDrive

Imagine todos os arquivos de um negócio salvos apenas no servidor local da empresa. Impraticável, né?

Com o OneDrive, é possível salvar e compartilhar esses arquivos de qualquer lugar, com segurança e de maneira simples.

Mesmo que haja problemas com o seu computador, as informações armazenadas ali ficarão intactas.

Além disso, a versão OneDrive for Business integra-se com programas como Word e Excel, permitindo que membros de diferentes equipes da empresa colaborem num mesmo documento em tempo real.

Software de gestão empresarial

Para que os processos da sua marca deixem de ser manuais e passem a ser feitos por um sistema informatizado, a melhor opção é contratar um bom ERP.

Esse tipo de sistema pode ser considerado o protagonista da transformação digital para empresas.

A AM3 Soluções é uma boa pedida na hora de adquirir esse programa, pois ela oferece softwares específicos para as mais diversas atividades relacionadas a indústria, logística e comércio.

Com eles, é possível otimizar a gestão administrativa, o controle do estoque, a administração financeira, a gestão fiscal da companhia, além de centralizar todas as informações do negócio.

Dentre outras vantagens possibilitadas pelo ERP, destacamos:

  • Automatização das principais operações da empresa;
  • Diminuição das falhas humanas nas tarefas desenvolvidas;
  • Disponibilização de dados confiáveis para tomadas de decisão mais certeiras e elaboração de planejamento estratégico;
  • Atendimento ao cliente mais eficaz e satisfatório.

Serviços gerenciados

Não dá para pensar em transformação digital para empresas sem levar em conta os serviços gerenciados.

Ora, de que adianta o seu empreendimento contar com uma ótima infraestrutura de TI se os dados dos clientes e do negócio não estiverem devidamente protegidos?

Além do mais, contratando um serviço gerenciado de TI, a gestão da segurança de dados do seu negócio será baseada na antecipação de problemas, evitando:

  • Interrupção das operações;
  • Indisponibilidade de serviços;
  • Perda de informações e/ou arquivos importantes;
  • Defasagem financeira devido a gastos inesperados com manutenção na área tecnológica;
  • Ataques de hackers.

Outra grande vantagem possibilitada pelo serviço gerenciado de TI refere-se à melhor utilização dos recursos tecnológicos da empresa, o que aumenta a produtividade, colocando a marca em posição privilegiada diante da concorrência.

CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management que, traduzindo para o português, equivale a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa ferramenta é essencial para a transformação digital para empresas, porque ela utiliza tecnologias e práticas focando o relacionamento com o cliente e visando à otimização das vendas.

Com o CRM, é possível monitorar e analisar as interações dos clientes com a empresa.

Dessa forma, por meio do armazenamento de informações e dos contatos realizados com o público, dá para prever as necessidades dos consumidores e entender como eles devem ser abordados.

Ou seja, lançando mão do CRM, as campanhas de marketing da sua marca na certa irão alcançar melhores resultados, aquecendo as vendas e, como consequência, a rentabilidade do negócio.

Isso porque, essa ferramenta mostra, a partir do histórico de compras, quais clientes estão preparados para comprar, quais deixaram de comprar, o que mais compram e quanto gastam em média.

Podemos dizer que o CRM otimiza a gestão de informações do negócio, facilitando a pré-venda, a venda em si e o pós-venda.

Com isso, ele traz as seguintes vantagens para a empresa:

  • Automatização de processos;
  • Rastreamento inteligente de dados;
  • Fidelização de clientes;
  • Fácil acesso à marca;
  • Personalização do atendimento.

Plataforma multicanal

A plataforma multicanal é outra ferramenta mais que importante para a transformação digital para empresas.

Isso porque é indispensável disponibilizar canais de comunicação eficientes para os clientes, de forma a atender às expectativas deles e deixar a empresa quite com a rapidez que a modernidade impõe ao mercado.

Por meio de uma integração de canais — chat, e-mail, WhatsApp, redes sociais, telefone, SMS —, é possível satisfazer diversos perfis de clientes através de um atendimento mais personalizado.

É importante destacar que, nos dias de hoje, mais do que apenas adquirir um produto ou serviço, os clientes querem ter uma boa experiência com a marca e recorrer ao omnichannel é uma maneira de facilitar essa vivência, na medida em que são abertas várias entradas para a empresa.

Depois de ler este artigo, você acha que a transformação digital para empresas de fato faz parte do seu negócio? Para inserir sua marca na cultura digital, conte com a AM3 Soluções. Faça um orçamento conosco. Até a próxima!