Você é do tipo que só procura um médico quando seu corpo dá sinais de desgaste ou prefere adotar medidas preventivas para cuidar da saúde? Em uma empresa, há esses dois caminhos também. E o melhor deles, sem dúvida, é contar com um suporte ativo.

Afinal, o setor tecnológico do seu negócio eventualmente pode apresentar algum problema que comprometa o andamento das operações, não é mesmo?!

E o tempo perdido até um técnico comparecer ao estabelecimento, identificar o gargalo e repará-lo provavelmente trará muitos prejuízos à organização.

Então, a opção mais sensata é recorrer a um suporte ativo de TI. Quer entender por quê? É só acompanhar este artigo. Venha com a gente!

Para começar, vamos explicar o conceito de suporte ativo de TI.

O que é suporte ativo de TI?

Um suporte ativo de TI é o conjunto de processos que engloba o planejamento, a execução e o monitoramento dos serviços de TI de uma empresa.

Ele se diferencia de um suporte técnico tradicional, na medida em que este é acionado somente quando ocorre algum problema na área de tecnologia que impacte o bom funcionamento da empresa.

Além do mais, o foco principal do suporte ativo é na total integração entre TI, clientes e negócio.

Com o suporte ativo, a tecnologia da informação deve ser trabalhada para promover a geração de valor à empresa e a satisfação do cliente.

Alguns dos principais benefícios que um suporte ativo eficiente pode trazer à sua empresa são:

  • Aprimoramento da estrutura de TI para levar mais eficiência às operações;
  • Orientação sobre as tecnologias mais adequadas ao seu negócio;
  • Projetos de implementação de novos recursos contendo passo a passo predefinido;
  • Introdução de novas tecnologias que colocarão sua empresa em vantagem competitiva no mercado;
  • Alinhamento estratégico da TI com o seu negócio.

No tópico seguinte, iremos aprofundar 8 vantagens de ter à disposição um suporte ativo de qualidade.

8 vantagens de contar com um suporte ativo

Contactar um serviço de TI apenas para apagar incêndio na sua empresa pode lhe custar muito caro e ser muito arriscado.

A seguir iremos explicar o porquê  através das vantagens trazidas pela contratação de um suporte ativo.

Alinhamento com a estratégia do negócio

De que adianta implementar as tecnologias mais avançadas na infraestrutura da sua empresa sem considerar as reais estratégias do seu negócio?

Imagine que um dos objetivos emergenciais de seu negócio seja o de produzir mais em menos tempo, por exemplo.

Nesse sentido, é preciso pensar em como a tecnologia pode trabalhar a seu favor de forma a:

  • Motivar a equipe a agir com mais autonomia;
  • Desburocratizar processos;
  • Integrar todos os setores da empresa para evitar falhas de comunicação;
  • Automatizar e otimizar as operações;
  • Realizar entregas cada vez mais encantadoras aos clientes.

Em um mundo mergulhado na Indústria 4.0, não dá para ignorar a capacidade de transformação possibilitada por um suporte ativo efetivo.

Com ele, sem dúvida, sua empresa terá resultados cada vez mais satisfatórios com a adoção de ativos físicos e virtuais mais apropriados ao seu ramo.

Entregas cada vez melhores aos clientes

Com um suporte ativo, sua empresa passa a fazer entregas cada vez melhores aos clientes.

Isso porque, ao gerenciar ativamente as demandas de TI da sua empresa, profissionais com expertise tecnológica irão mapear as necessidades reais dos usuários e clientes.

Sendo assim, é possível estruturar soluções que atinjam diretamente os pontos críticos das operações de seu negócio.

Na certa, essas intervenções serão sentidas pelos clientes. Eis, então, mais um motivo para investir em um suporte ativo de qualidade.

Tomadas de decisão mais certeiras

Ao desenvolver (e monitorar) um ERP específico para o seu empreendimento, o suporte ativo facilita as tomadas de decisão.

Isso em função da possibilidade que esse tipo de software oferece de concentrar informações em um local específico, proporcionando mais clareza nos relatórios gerados.

Lembrando que a falta de dados precisos prejudica ou, no mínimo, atrasa significativamente, as tomadas de decisão em um negócio.

E em uma empresa a todo momento gestores precisam fazer escolhas. Um suporte ativo eficiente só contribui para que essas decisões sejam positivas para o negócio.

Redução de custos

Contratar e gerir uma equipe fixa de profissionais de TI, além exigir tempo e dedicação, pode onerar o caixa da sua empresa.

A opção de um suporte ativo terceirizado é uma boa saída, especialmente por dois motivos:

  • A solução entregue a seu empreendimento será personalizada, atendendo às demandas específicas do negócio;
  • A parte tecnológica da sua empresa será monitorada de maneira preventiva por profissionais experientes.

Dessa forma, o setor financeiro do seu negócio sai ganhando de duas formas: economizando em contratações e evitando gastos imprevistos ao contar com o suporte ativo que atua preventivamente.

Diminuição de riscos

Conforme mencionamos na introdução deste artigo, dispor de um suporte ativo em uma empresa é como adotar medidas preventivas ao cuidar da saúde.

Vale destacar que a interrupção de serviços de TI estratégicos pode causar muitos prejuízos a um negócio.

Com um suporte ativo e constante, fica mais fácil identificar e priorizar as tecnologias fundamentais para o funcionamento diário de uma empresa.

Imagine se a internet, o e-mail e o sistema de gestão do seu empreendimento não funcionassem durante um dia inteiro. O faturamento sem dúvida seria impactado, não é mesmo?

Então, o controle em tempo real de ativos de TI é imprescindível tanto para a prevenção de eventuais problemas que surgirem como para o aumento da produtividade da empresa.

Afinal, a maioria dos empreendimentos depende da tecnologia para que suas operações aconteçam da melhor maneira.

Resolução rápida de problemas

Quem nunca, no meio de uma tarefa importante, ficou na mão por conta de um recurso tecnológico que não funcionou a contento?

Com o suporte ativo e um monitoramento remoto de dispositivos e redes, é possível identificar problemas até mesmo antes de eles acontecerem.

Esse acompanhamento é feito a distância por um sistema próprio e com o apoio do know-how de um especialista.

O acesso remoto permite resolver gargalos a distância, não havendo necessidade de um profissional se deslocar para apagar incêndio presencialmente.

É importante destacar que, no caso do monitoramento remoto, a conexão apresenta (ou pelo menos deveria apresentar) segurança de dados para ambos os lados.

Segurança e conformidade com a LGPD

Os dados da sua empresa estão blindados contra eventuais ações de hackers? Há uma gestão efetiva de antivírus corporativo? As informações dos seus clientes passam por backups frequentes?

Quando você tem um suporte ativo cuidando do seu ambiente de TI, todas essas questões são resolvidas da maneira correta.

Dessa forma, evita-se, por exemplo, o extravio de dados dos clientes e, consequentemente, a companhia se mantém em conformidade com a LGPD.

Lembrando que uma das penalidades para o caso de violação das regras previstas pela LGPD é a multa de até 2% do faturamento.

Rápida implementação de novas tecnologias

Manter na empresa uma equipe fixa de TI e esperar que ela esteja sempre atualizada em novas tecnologias demanda tempo e investimento.

O ideal, então, é contar com um suporte ativo que tenha experiência em implementar tendências tecnológicas em empreendimentos de diferentes segmentos.

Assim, caso você queira automatizar processos, incluindo inovações no seu negócio, é só recorrer a um serviço de TI especializado.

Para finalizar este tópico, é importante destacar ainda que, dispondo de um suporte ativo eficiente, você pode contar também com uma consultoria.

Por meio dela, é possível avaliar, dentre outros aspectos, se a sua infra é adequada para as entregas que sua  empresa se propõe a fazer.

A seguir, vamos abordar a importância da TI para o trabalho a distância que, ao que tudo indica, veio para ficar. Confira!

Qual é a importância da TI em tempos de trabalho a distância?

Para resistir à crise causada pela pandemia, muitas empresas tiveram que se render às tecnologias para sobreviver.

Vendas on-line e apps de delivery tiveram papel de destaque no nosso cotidiano de confinamento.

Mas as promessas tecnológicas para o pós-pandemia vão muito além disso.

Quer colocar sua empresa a par das inovações trazidas pela Indústria 4.0? Saiba, de antemão, que um suporte ativo será indispensável para transformar seu sonho em realidade.

Afinal, o trabalho remoto requer melhorias na comunicação, rapidez e simplicidade na resolução de problemas, além de sistemas que otimizem progressivamente os processos.

Uma infraestrutura de qualidade, que promova uma interação consistente no ambiente on-line, nunca se mostrou tão necessária. Mas o que ela deve conter? É o que veremos agora.

Oferecer uma infraestrutura de qualidade

O aprimoramento da infraestrutura de TI tornou possível o trabalho fora das dependências da empresa.

Hoje em dia não é raro observarmos equipes de um mesmo negócio trabalhando em cidades, estados e até países diferentes; sem contar com a possibilidade do coworking.

Para que as pessoas consigam exercer suas profissões sem fronteiras, uma série de recursos é necessária, como:

  • Aplicativos para a realização de videoconferências;
  • Softwares que viabilizem a gestão de projetos;
  • Compartilhamento de dados pela nuvem;
  • Antivírus corporativo;
  • Hardwares que facilitem o trabalho dos colaboradores.

Mesmo investindo nessas tecnologias, as organizações conseguem economizar ao reduzir custos de infraestrutura corporativa.

Ampliar o armazenamento em nuvem

Com a possibilidade de se trabalhar a distância, diversos espaços passam a ter funções de escritório: casa, empresa, aeroporto, cafeteria.

A partir do momento em que um lugar oferece acesso à Internet, ele se torna propício para o desenvolvimento de atividades profissionais.

Mas, para dar andamento ao trabalho fora do ambiente profissional, é importante contar com o salvamento em nuvem.

Isso porque ele permite acessar, compartilhar e salvar documentos sem depender da memória do notebook ou de outro dispositivo móvel.

É aconselhável que especialistas em TI (leia-se, um suporte ativo) selecionem o que deve ser levado para a nuvem e quem poderá acessar esse conteúdo.

Assim, evita-se que dados de clientes, por exemplo, fiquem mais suscetíveis a vazamento.

O armazenamento na nuvem, além de otimizar o trabalho das equipes remotas, reforça a segurança das informações da empresa.

Facilitar a gestão a distância

Empresas de todos os portes e segmentos precisaram repensar seu modelo de gestão devido à pandemia.

Mais do que nunca, ferramentas tecnológicas se mostraram imprescindíveis para auxiliar nesse processo.

Um bom ERP, por exemplo, permite a integração de todos os processos e softwares de uma empresa em um único sistema.

Dessa maneira, as operações dos diferentes setores passa pela mesma plataforma, onde, então, ficam registrados os resultados de cada área.

Assim, gestores têm acesso, a qualquer hora e de qualquer lugar, a informações cruciais para o desenvolvimento do seu trabalho.

Mais uma vez um suporte ativo se faz necessário, na medida em que especialistas em TI, com a sua expertise, irão enxergar como a tecnologia pode ser uma grande aliada do processo de gestão remota.

Aumentar a produtividade

Se no passado era comum colaboradores de uma empresa gastarem horas e horas desempenhando tarefas repetitivas e manuais, as automações pouparam as novas gerações dessa rotina monótona.

Com processos agilizados pela tecnologia, os recursos humanos da empresa passam a dedicar mais tempo a estratégias eficientes para o negócio em vez de se preocuparem com questões operacionais.

Além disso, à medida que um suporte ativo de TI auxilia no gerenciamento (e compartilhamento) de dados, há uma tendência a descentralizar a administração.

Dessa forma, com colaboradores atuando com mais senso de dono, a produtividade tende a aumentar também.

Fortalecer a economia de baixo contato

Você já ouvir falar em economia de baixo contato?

Ela consiste nas trocas comerciais de produtos ou serviços feitas a distância, isto é, sem que haja contato presencial entre as partes envolvidas.

Então, cada vez que você faz uma compra on-line, pede uma comida por aplicativo de delivery, faz um curso ou se consulta com um médico por videoconferência, você está fortalecendo essa tendência, que, a propósito, só é possível graças às tecnologias.

Quer inserir sua empresa na economia de baixo contato? Um suporte ativo pode ajudá-lo nessa missão.

Seu negócio ainda não conta com um suporte ativo de qualidade? A AM3 Soluções pode te ajudar. Conheça nossa história e nossos serviços clicando aqui. Até a próxima leitura!