O que é backup e por que ele é essencial para seu negócio

Existem séries de medidas importantes para cuidar da segurança das empresas e, entender o que é backup é muito importante para proteger dados e informações.

O backup é essencial para o bom funcionamento dos negócios e deixar de implementar essa prática pode custar caro em muitas situações.

Você sabe o que é backup, quais são seus tipos e por que ele é essencial em sua organização? Confira nosso artigo e fique por dentro do tema!

O que é backup?

Você já perdeu arquivos importantes em seu computador e teve grande trabalho para fazer tudo novamente? Sustos 

assim podem acontecer, mas é preciso estar preparado para que a perda de arquivos não seja algo recorrente em seu negócio.

 

Para isso, é mais do que necessário ter cópias de segurança dos documentos, que são os famosos backups.

O backup é uma cópia extra de arquivos, com objetivo de manter sua disponibilidade e preservar sua integridade.

Muitos problemas podem atingir os diretórios das empresas, como danos nos softwares ou hardwares, vírus e ataques, arquivos corrompidos, furtos ou extravios e falha humana.

Para qualquer elemento que possa comprometer o sistema é preciso estar preparado e se assegurar que documentos e informações não serão perdidas.

Os backups podem ser armazenados em diferentes mídias, como HDs, CDs, pen drives ou nuvem. Os HDs externos, CDs ou pen drives são alternativas simples e de baixo custo e pode ser conectado facilmente às máquinas.

Seu problema maior é a segurança, afinal, eles são frágeis e estão sujeitos a falhas. Além disso, mídias desse tipo podem ser perdidas ou furtadas, colocando a privacidade em risco.

O armazenamento em nuvem é uma opção que vem sendo cada vez mais utilizada. Com ele, as cópias de segurança ficam na rede e podem ser acessadas em qualquer lugar pelas pessoas autorizadas a isso, conduto quando falamos de negócios, não é a melhor opção.

Backup em nuvem x Armazenamento em nuvem

Erroneamente algumas empresas utilizam serviços de armazenamento em nuvem como Google Drive ou Dropbox como uma solução de backup em nuvem, não garantindo a segurança necessária para as informações tão sensíveis e importantes.

Os serviços de armazenamento em nuvem visa disponibilizar os seus arquivos na nuvem para que estes possam ser acessados de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo, seja computador, notebook ou celular.

O armazenamento em nuvem, em geral, não disponibiliza versões dos dados, monitoramento das tarefas e criptografia antes do envio para a nuvem. Já o backup em nuvem possui essas características

A disponibilidade de versões anteriores dos dados é essencial para manter seus arquivos a salvo, pois se seu arquivo for infectado por um vírus, ele também estará infectado na nuvem e você acaba perdendo-o.

Com uma versão anterior desde arquivo, o prejuízo será quase nulo já que você terá uma cópia intacta. O mesmo ocorre em caso de arquivos corrompidos.

O backup em nuvem também possui um monitoramento proativo que envia alertas para a equipe da gestão de TI em caso de falhas ou alterações atípicas na rotina de backup.

A criptografia é uma camada extra de segurança, no backup em nuvem os dados são embaralhados de maneira que mesmo que alguém consiga interceptar seus arquivos, ele não conseguirá ter acesso ao conteúdo, pois o mesmo está protegido por uma senha com codificação altamente segura.

Se o seu objetivo é compartilhar uma determinada planilhas, para outras pessoas também acessarem o armazenamento online é a opção certa, mas para fazer backup de arquivos importantes, como as informações do banco do dados do sistema da sua empresa, por exemplo, você deve utilizar o backup em nuvem.

Quais os tipos de backup?

Agora que você sabe mais sobre o que é backup, é importante também conhecer quais são os mais utilizados no mercado. Entre os principais, estão eles:

Backup completo

Esse é o tipo mais comum da cópia de segurança. Nele, são feitas a cópia de todas as informações do dispositivo, geralmente sendo programado a cada 24 horas, todos os dias da semana.

O backup completo oferece agilidade e rapidez na procura e acesso de informações perdidas e o que dá mais segurança em relação a cópia de todos os dados.

Backup incremental

O backup incremental copia apenas informações que foram alteradas no intervalo de tempo entre um backup e outro. Aqui, o volume de informações e o tempo gasto em sua execução é menor.

Ele pode ser interessante para empresas com grande número de dados, mas precisa ser feito com muita atenção, afinal, uma cópia depende das outras.

Para que não haja perda de dados, é preciso utilizar o backup completo na mesma política, aliando ao incremental e realizar testes recorrentes de sua conclusão de cópia de dados.

Backup diferencial

É uma modalidade similar ao backup incremental, pois ele copia todas as informações modificadas desde o backup anterior. 

Porém, os dados serão copiados em relação ao último backup completo, armazenando mais dados do que o anterior, sendo um intermediário.

É possível que se utilizem os três tipos de forma combinada, garantindo maior agilidade nos processos e segurança para as informações.

Por que o backup é necessário para a empresa? 

Mais do que entender o que é backup, é preciso estar ciente da sua grande importância nos negócios.

Toda organização trabalha com dados e informações importantes, sejam da própria empresa ou de seus clientes, e perdê-los pode causar diversos transtornos e prejuízos, por isso, o backup é uma prática tão importante.

Agora que você sabe mais o que é backup, já deve ter percebido algumas vantagens desse trabalho, mas separamos algumas para reforçar a sua necessidade! 

Dá mais segurança para o trabalho

Utilizar o computador todos os dias é tão comum que, por vezes, nos esquecemos que ele pode parar de funcionar e os dados podem ser perdidos se estiver apenas no computador. 

Além disso, diversos são os fatores que já citamos que podem fazer as empresas perder informações, certo? Infelizmente, nem sempre é possível se proteger de quedas de energia ou descargas elétricas, por exemplo. 

Mas é possível proteger a informação e saber que ela estará segura em algum lugar da empresa.

Não é possível apenas perder os dados e informações e sempre recomeçar do zero. Sendo assim ter a cópia de segurança fiel ao trabalho realizado é essencial para garantir a integridade de suas informações.

Diminui retrabalho e dá mais eficiência

Manter a produtividade está diretamente ligada aos resultados e eficiência da empresa. Ao contar com problemas e perdas de informações, o retrabalho é grande e atrapalha trabalhos estratégicos das equipes.

Refazer trabalhos aumenta custos, por isso, ao ter o backup feito, ganha-se tempo em situações de vulnerabilidade.

Melhora o relacionamento com o cliente

Perder dados é ruim para tarefas internas, mas pode também atrapalhar muito o relacionamento com o cliente

Imagina sempre ter que recolher as mesmas informações dos consumidores por perder seus dados? Ou então, perder informações da jornada de compra do cliente e não saber o que oferecer a ele?

Situações como essa fazem com que os clientes vejam a empresa com olhos negativos e mude para a concorrência na primeira oportunidade

Manter a segurança dos dados do público externo melhora a experiência e relacionamento com o cliente, mantendo a empresa competitiva no mercado.

Infelizmente, nem sempre é possível proteger todas as informações, mesmo com diversas medidas de segurança. Por isso, ter uma rotina de backup é essencial para que os dados sejam recuperados o mais rápido possível quando necessário.

Organize suas informações, centralize a estrutura, faça com que o backup torne-se uma tarefa e não deixe para depois. 

Escolha bons horários, de preferência no fim dos experientes, para que não pareça algo que atrapalhe e seja postergado e, para que guarde todas as novas informações geradas na rotina diária.

Você já executa backups em sua empresa? Agora que você sabe mais sobre o tema, seus tipos e suas vantagens, é hora de começar ou melhorar esse trabalho para proteger seus dados! 

Aproveite que você está mais por dentro do que é backup e leia mais sobre segurança de dados, assim você mantém o seu negócio cada vez mais protegido! 

Baixe de graça o gia completo para manter sua empresa segura

Nayrgton Veras

Especialista em Segurança de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Supervisor Técnico de Infraestrutura de TI no departamento de Serviços Gerenciados da AM3 Soluções.

Deixe uma Resposta