5 motivos para você investir em tecnologia para sua empresa

Investir em tecnologia para uma empresa nem sempre é uma tarefa simples, mas sem dúvidas é fundamental para o seu desenvolvimento e perenidade no mercado.

Pare e pense um momento nas respostas das seguintes perguntas:

  • Qual o valor de seu estoque agora?
  • Seu fornecedor está cumprindo com acordos comerciais?
  • Como estão suas vendas?
  • O nível de desconto praticado na sua empresa é adequado?
  • O resultado operacional é satisfatório?
  • E qual a margem de contribuição do seu empreendimento?
  • Sua contabilidade está em dia?
  • E o fluxo de caixa?

Se você não consegue responder a primeira pergunta em menos de 10 minutos, é sinal que você não tem a empresa nas mãos. Se não gostou das respostas que obteve, é sinal de que algo precisa ser feito, não é mesmo?

Porque automatizar minha empresa?

Por isto, elencamos 5 motivos para você investir em tecnologia para sua empresa e convencê-lo a procurar um fornecedor de soluções tecnológicas para o seu problema.

Controle de estoque

Se você ainda controla o estoque em um caderninho, chegou a hora de abandonar o amadorismo. A gestão de estoques é o coração da sua empresa e é a partir deste que você poderá garantir a perenidade do seu negócio.Por isso colocamos o controle de estoque no primeiro tópico a você considerar na hora de investir em um sistema de automação.

Garantir que seu saldo de estoque esteja 100% correto é a melhor forma de garantir todos os outros processos da sua empresa – ou você não acredita que vendas, compras, financeiro, marketing e RH dependam do seu estoque?.

Considere também a gestão de compras neste tópico. Nada é mais assertivo e garantia de sucesso do que uma gestão de estoque e compras de primeiro mundo.

Controle financeiro

Contas a receber e contas a pagar. Em resumo é isto. Se você não consegue administrar suas dívidas, pode ser que uma hora sua empresa seja negativada por falta de ferramentas e processos adequados.

Quanto aos recebimentos, bem, como anda seu índice de inadimplência? E se engana quem acredita que a solução é apenas vender em dinheiro ou cartão. Você só está reduzindo a potencialidade do seu negócio.

Gestão de vendas

Qual o produto que mais vende na sua loja? Se você respondeu na lata, há grande chances de você ter errado.

Temos por crença achar que o produto mais vendido é aquele que lembramos sempre. Isto acontece porque dentro de um período você o vendeu repetidas vezes e guardou isso na memória. E não acredito que seja uma boa ideia confiar na memória, não é mesmo?

Além disso, temos a gestão de políticas comerciais, como regras de descontos, negociações com clientes, histórico de consumo e por ai vai.

Lembre-se que o melhor cliente não é aquele que faz uma grande compra, mas aquele que constantemente compra com você. Por isso, invista em ferramentas que lhe ajudem a gerenciar melhor este relacionamento.

Necessidades contábeis e fiscais

Aqui temos questões legais a serem tratadas. O Governo exige que você apresente as informações do seu negócio e pague os impostos devidos. E sabe como resolver isso?

Duas coisinhas: uma boa assessoria contábil e um sistema de gestão que lhe dê as informações corretas e em tempo hábil. Fácil não?!

Análise de desempenho

Uma coisa é você abrir as portas da empresa e vender muito. Outra é saber se tudo que está sendo feito está gerando resultados. Planilhas são instrumentos interessantes, mas nada é mais produtivo do que ter as informações prontas para serem analisadas a qualquer momento do dia.

Por isso, quando o assunto é análise de desempenho, o sistema de gestão deve ser visto como um investimento na gestão da informação da sua empresa e não como mais um custo para reduzir seu lucro.

Se você analisar quantos funcionários emprega no seu negócio para garantir que as coisas funcionem do jeito que quer, poderá descobrir que a automação comercial é mais uma benção do que um empecilho.

Agora que você já conhece algumas vantagens de investir em tecnologia para sua empresa. É hora de arregaçar as mangas e colocar em prática. Procure agora mesmo a solução perfeita para seu empreendimento e garanta uma gestão de alto nível para sua futura S.A.

Gostou da publicação? Então deixe seu comentário e ajude-nos a construir uma comunidade de gestores de sucesso.

Vandilson Lima

Graduando em Ciências Contábeis e Customer Success na AM3 Soluções.