Monitoramento de rede: devo contar com ele em minha empresa?

Se antes da COVID-19 já era importante as empresas marcarem presença na web, com a pandemia, essa necessidade se intensificou. E, para um empreendimento apresentar bom desempenho no meio virtual, ele deve contar com o monitoramento de rede.

Dê play para ouvir o texto!

Isso porque, já que as relações presenciais foram minimizadas em função da quarentena, elas têm de ser bem-sucedidas de forma on-line. Visando atingir esse objetivo, é imprescindível o suporte de uma equipe de TI.

Nesse sentido, se seu empreendimento vende por meio do e-commerce, por exemplo, é importante ele dispor de uma infraestrutura de rede e um sistema em pleno funcionamento. 

Do contrário, a relação com colaboradores e usuários finais fica comprometida e, até solucionar eventuais falhas que surgirem, seu negócio poderá ter muitos prejuízos.  

Neste artigo, vamos entender o que é monitoramento de rede e por que ele é tão importante para o sucesso da sua organização

Para começar, iremos compreender o significado de monitoramento de rede. Venha com a gente.

O que é monitoramento de rede?

Antes de saber o que é monitoramento de rede, vale esclarecer o conceito de “rede”. 

A existência de máquinas interligadas entre si já caracteriza uma rede. Então, se dois ou mais computadores estiverem unidos e puderem trocar dados, eles formam uma rede. 

Entendido isso, o monitoramento de rede é o processo que verifica, em tempo real e 24 horas por dia, o comportamento da rede, apurando falhas de performance e disponibilidade da infraestrutura de rede.

Lembrando que monitorar corretamente essa infraestrutura permite que todos os colaboradores de uma empresa desfrutem dos sistemas e equipamentos sem a ocorrência de erros. 

Abaixo vamos explorar mais profundamente a importância de investir no monitoramento de rede em um negócio, a fim de que as operações sejam otimizadas

Por que o monitoramento de rede é importante para meu negócio?

O isolamento social provocado pelo novo coronavírus impulsionou as vendas on-line, que registraram alta de 40% só na primeira quinzena de março.

As empresas, mais do que nunca, dependem da internet para sobreviver à pandemia. 

Por isso, assim como o espaço físico de um negócio deve possuir um esquema de segurança, ao estar na web é fundamental que o empreendimento preocupe-se com a proteção de dados e privacidade dos usuários

Essa atuação é possível à medida que o monitoramento de rede preveja vulnerabilidades e ameaças, como ataques de phishing, e tome medidas de precaução, garantindo mais segurança aos recursos da rede. 

Problemas com roteadores, modems e servidores também podem ser identificados e solucionados mais rapidamente por sistemas de monitoramento de rede. 

Assim, as operações de uma organização não precisam ser paralisadas por muito tempo devido à demora no reparo de falhas e, consequentemente, os processos organizacionais não são tão afetados. 

Ao monitorar constantemente todos os recursos da infraestrutura, é possível enxergar os gargalos que estão prejudicando o pleno funcionamento da empresa e investir em dispositivos e softwares que solucionem esses problemas. 

Vale destacar que, uma vez sendo monitorada e otimizada de modo contínuo, a rede irá apresentar o melhor desempenho, otimizando o trabalho dos colaboradores e satisfazendo a expectativa do cliente

A seguir, vamos mostrar os impactos da falta (ou ineficiência) do monitoramento de rede em uma empresa. 

Impactos da falta de monitoramento de rede em uma empresa

Durante o isolamento social que estamos enfrentando, muitas tarefas que costumávamos resolver presencialmente passaram a ser realizadas virtualmente

Pedidos de produtos de primeira necessidade por sistemas de delivery, trabalho em home office, pagamentos de conta por aplicativos de banco são alguns exemplos da mudança de hábitos. 

Com presença maciça na internet, a infraestrutura da rede também sofreu os efeitos da pandemia. Então, nesse período, provavelmente a maioria dos usuários tentou executar alguma ação on-line, mas o sistema falhou e não foi possível concluí-la. 

A propósito, não é de hoje que a gente, enquanto consumidor de lojas físicas e/ou e-commerces, se depara com mensagens do tipo: “o sistema caiu” ou “o sistema está fora do ar”, muitas vezes no momento de concluir uma compra, certo?

Um bom monitoramento de rede poderia muito bem evitar eventos assim, porque permitiria uma visão ampla do funcionamento de serviços de TI, sistemas e equipamentos. 

Dessa forma, enxergaria antecipadamente problemas na rede, analisaria e implementaria as melhores soluções

Além disso, outros problemas decorrentes da falta de monitoramento de rede acontecem com frequência. É o que veremos a partir de agora.

Lentidão de sistemas

Imagine que você esteja trabalhando a distância durante a quarentena e, ao acessar a plataforma da empresa para registrar/executar suas atividades, ocorre uma demora para processar as informações

Além do congestionamento da web, devido ao isolamento social, o não monitoramento de rede ou um monitoramento de rede ineficaz também pode causar essa lentidão.

A ausência desse acompanhamento dificulta a identificação do motivo dessa demora, o que pode atrasar o andamento das operações de um negócio. 

Demora na identificação e no reparo de falhas

A lentidão para executar alguma tarefa on-line pode ser resultado de diversas ocorrências, como: problemas de servidores ou de ativos de rede (hubs, roteadores etc.); falhas de conexão com a internet ou mau funcionamento do sistema

Não havendo o monitoramento de rede eficaz, a equipe de TI irá gastar mais tempo à procura da causa do problema em vez de atuar diretamente na solução do gargalo identificado. 

Prejuízo financeiro

Imagine que o sistema de sua empresa caia e por isso os colaboradores tenham que  paralisar suas demandas, a empresa perderia em produtividade. Além disso, os clientes não conseguiriam concluir suas compras. 

Períodos sem produção e vendas suspensas representam prejuízo financeiro. 

Invasão de hackers

O não monitoramento de rede torna o sistema suscetível a invasão de hackers, o que pode impactar a credibilidade e o setor financeiro de um empreendimento. 

A realização de backups e a gestão de antivírus são ações que também integram o monitoramento de rede e mostram-se indispensáveis para o sucesso de uma organização

Viu como é essencial investir em monitoramento de rede? Sem ele, sua empresa fica mais vulnerável a ataques cibernéticos, que, durante a pandemia, apresentaram um aumento significativo, conforme mostra matéria do portal da UFPR

Para implantar esse monitoramento em seu negócio, é importante contar com o suporte de uma equipe de TI. 

No próximo tópico, iremos abordar a importância de ter o apoio desses profissionais, especialmente no período de isolamento social que estamos atravessando. 

Como o suporte de TI pode alavancar minha empresa durante a quarentena? 

Se uma empresa que mantém uma equipe trabalhando junta deve disponibilizar a ela dispositivos e programas que funcionem bem, essa condição precisa valer também quando o staff estiver em home office

Para esse fim, é vital dispor do suporte de uma equipe de TI. 

Isso porque o trabalho a distância não pode perder a qualidade, a produtividade nem a segurança

Nesse sentido, é preciso que a infraestrutura de rede funcione plenamente e isso inclui a proteção dos dados da empresa contra vazamentos e ciberataques

Ao escolher a empresa de TI para assessorar seu negócio, opte por uma que tenha credibilidade e demonstre comprovadamente agilidade nas entregas.

Do contrário, caso você contrate um profissional que apresente um orçamento mais atraente, mas esteja sobrecarregado, por exemplo, é provável que as operações da sua empresa travem e seu time não consiga trabalhar com todo o potencial. 

A AM3 Soluções é uma boa alternativa quando se pensa em serviços de TI qualificados. Conheça nossa história e converse gratuitamente com um de nossos consultores

A seguir, vamos abordar as condições necessárias para trabalhar a distância. Permaneça com a gente! 

Quais são as condições necessárias para o trabalho a distância?

Não fosse a possibilidade do trabalho remoto, os prejuízos causados pela crise do novo coronavírus seriam ainda maiores. 

Os principais benefícios do trabalho a distância são:

  • continuação do fluxo de trabalho realizado na empresa;
  • manutenção do contato com os clientes;
  • com relação à COVID-19, respeito ao confinamento recomendado pelas autoridades de saúde;
  • contribuição no combate à disseminação do vírus. 

Com o objetivo de manter essas vantagens, é necessário que a empresa ofereça a seus colaboradores condições ideais para trabalhar.

Equipamentos de boa qualidade são essenciais: uma cadeira que atenda aos padrões de ergonomia; computador com acesso à internet; soluções on-line para reuniões; suporte remoto caso ocorra algum problema com hardwares ou softwares

Abaixo iremos especificar os requisitos para realizar com excelência o trabalho remoto. 

Usar bons hardwares 

Notebook, mouse, fone de ouvido, webcam e, por vezes, o uso de um segundo monitor são indispensáveis a um home office eficiente. 

No caso de a equipe precisar usar softwares específicos, é preciso proporcionar essa utilização de forma segura. 

Nesse caso, optar pelo acesso remoto é uma boa alternativa. 

Dispor de internet banda larga de alta velocidade

Com o intuito de a equipe usufruir dos equipamentos de trabalho, inclusive o smartphone, é preciso oferecer a ela uma internet banda larga de alta velocidade.

Só assim será possível baixar e enviar arquivos pesados com agilidade, usar programas que exigem boa velocidade e participar de reuniões por videochamadas sem interrupções.

Recorrer ao acesso VPN 

VPN é a sigla para Virtual Private Network (Rede Privada Virtual em português). Na prática, ela é muito utilizada por corporações, especialmente aquelas que mantêm a equipe (ou parte dela) trabalhando em home office

Através da VPN, os colaboradores podem se conectar à rede interna da empresa mesmo trabalhando remotamente

É importante destacar que os recursos responsáveis pelo funcionamento da VPN devem ser capazes de manter a segurança dos dados acessados. 

Adotar ferramentas que favoreçam a gestão remota de equipe

Aposte em métodos on-line e softwares colaborativos para que sua equipe continue atuando em conjunto mesmo a distância. 

Assim, é possível proporcionar mais autonomia aos colaboradores, manter o ritmo de trabalho e a comunicação com o cliente, além de realizar as entregas previstas. 

Algumas ferramentas que podem auxiliá-lo durante o período de isolamento social são: o Trello, que é um grande aliado da gestão de projetos; o Todoist, que auxilia no acompanhamento de atividades e o Google Calendar, que facilita o controle da agenda. 

Manter a segurança da informação

Outra atitude fundamental a ser tomada enquanto sua equipe estiver trabalhando remotamente refere-se à segurança da informação

Isso porque tanto seus colaboradores quanto você, gestor, podem estar mais vulneráveis ao vazamento de dados

Para agir preventivamente, recomenda-se tomar as medidas que iremos apresentar no próximo tópico. 

Como se proteger de vazamento de informações e ciberataques durante o home office

Ao acessar e compartilhar dados pela nuvem, prática comum a quem trabalha a distância, é preciso ficar atento à preservação dessas informações. 

O uso de ferramentas gratuitas, como o OneDrive e Google Drive deve ser feito de maneira cautelosa. 

Nessa perspectiva, utilize sempre as versões corporativas desses programas, que oferecem segurança, suporte e limite de armazenamento adequado à empresa. 

Há ainda opções de serviços similares aos disponibilizados por essas ferramentas inclusive com custo mais atraente

Contar com uma consultoria em TI é importante para conhecer e escolher os dispositivos apropriados para o seu negócio.  

Outra estratégia de segurança de dados imprescindível para a sua organização diz respeito à realização de backups automáticos.

Atualmente esse processo pode ser feito pela computação em nuvem, o que garante, portanto, a proteção de informações da empresa contra perdas, vazamentos ou ciberataques inclusive com colaboradores trabalhando em home office.   

Em casos de pane na rede ou em servidores físicos, o backup automático possibilita a não interrupção das demandas corporativas. 

Por fim, a criptografia garante que a troca de informações de uma empresa seja protegida contra ataques externos. Por meio dela, os dados são enviados através de algoritmos, tornando-se inacessíveis e ilegíveis, dificultando a invasão de hackers

Mais do que nunca, a preocupação com a segurança dos dados de sua empresa deve representar uma prioridade.  

Para ajudá-lo na missão de garantir essa proteção, dentre os serviços gerenciados que a AM3 Soluções oferece, destacamos: gestão de antivírus corporativo e web protection, backup on-line monitorado e consultoria para uma infraestrutura de rede apropriada. 

Saiba mais sobre os serviços prestados pela AM3 Soluções e lembre-se sempre de que um monitoramento de rede adequado trará muitos benefícios para sua empresa. Até mais! 

Nayrgton Veras

Especialista em Segurança de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Supervisor Técnico de Infraestrutura de TI no departamento de Serviços Gerenciados da AM3 Soluções.

Deixe uma Resposta