O que são serviços gerenciados e como eles salvam sua TI?

Não importa o ramo de atuação ou o porte da sua empresa. Fato é que, hoje em dia, um negócio depende cada vez mais de uma infraestrutura de tecnologia para sobreviver. E é aí que entra a importância dos serviços gerenciados de TI.

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Você sabe o que são serviços gerenciados e como eles podem salvar a sua empresa, principalmente em tempos de confinamento social?

Para saber as respostas, continue lendo este artigo. 

Nele, abordaremos também: 

  • Como os serviços gerenciados trazem mais segurança para a TI de uma empresa;
  • 5 vantagens de contar com esses serviços;
  • Por que sua empresa precisa dos serviços gerenciados;
  • O que levar em conta ao contratar os serviços gerenciados de TI;
  • Quais são os rumos dos serviços gerenciados de TI.

Continue com a gente!

O que são serviços gerenciados?

A constante evolução da tecnologia vem transformando a maneira de trabalhar nas empresas. 

O home office, por exemplo, é uma prática que veio para ficar, inclusive em função da pandemia do novo coronavírus, que de certa forma impôs esse regime de trabalho. 

Para integrar os diversos ambientes formados para atender às operações de uma empresa, o gerenciamento da infraestrutura tecnológica precisou evoluir também.

Nesse sentido, os serviços gerenciados representam uma solução tanto às organizações que queiram manter o setor de Tecnologia da Informação organizado e funcionando bem quanto àquelas que prestam serviços de TI. 

Por meio dos serviços gerenciados, as companhias terceirizam a gestão de todas as atividades relacionadas à infraestrutura de TI

Dessa maneira, gestores e colaboradores de diversos segmentos podem concentrar seus esforços em outros processos fundamentais para o sucesso do negócio: vendas (inclusive on-line), atendimento ao cliente, marketing etc. 

Assim, a empresa passa a operar com mais qualidade, contando também com o melhor funcionamento das tecnologias que estiverem à disposição.  

Quando se pensa em serviços gerenciados, deve-se levar em conta ainda a possibilidade de os profissionais de TI envolvidos oferecerem aos clientes consultorias

Através delas, novas soluções para otimizar a rotina da empresa do contratante podem ser apresentadas e implementadas, impulsionando a marca em questão no mercado. 

No próximo tópico, conforme mencionado na introdução deste artigo, abordaremos como os serviços gerenciados trazem mais segurança para a TI de uma empresa. Vamos juntos?

Como os serviços gerenciados trazem mais segurança para a TI de uma empresa?

Para evitar gaps nos processos da empresa e garantir que as operações aconteçam com o máximo potencial, os serviços gerenciados adotam um modelo preventivo

Com isso, a resolução de eventuais problemas é facilitada pela antecipação, pois:

  • O ambiente de TI é monitorado 24h;
  • Os processos são mapeados;
  • O desempenho dos servidores é acompanhado;
  • As tarefas cotidianas são automatizadas;
  • Os riscos de infecção dos dados da empresa e dos programas utilizados são minimizados com a gestão de antivírus corporativo;
  • As informações da companhia são protegidas devido à realização constante de backups on-line;
  • Mudanças são propostas conforme demandas pontuais, antes de acontecer alguma falha no sistema que comprometa o andamento do negócio.

A partir desse monitoramento e da atitude preventiva possibilitada pelos serviços gerenciados, reduz-se o número de incidentes na área

Consequentemente, custos com reparos também diminuem à medida que os ativos da rede (roteadores, servidores, placas de rede etc.) são sempre inspecionados.  

Além dessas vantagens trazidas pelos serviços gerenciados, a seguir, iremos apresentar mais cinco benefícios possibilitados pelo investimento nesses serviços. Confira! 

5 vantagens de contar com os serviços gerenciados

Ao investir em serviços gerenciados de TI, uma empresa passa a contar com rotinas mais inteligentes e eficazes, o que torna as operações mais ágeis. 

Abaixo, vamos mostrar cinco vantagens de contar com essa assistência. 

1 – Acesso remoto ao sistema da empresa

O acesso remoto nada mais é do que uma conexão a distância que permite identificar problemas e, na maior parte dos casos, resolvê-los remotamente. 

Por conta disso, evita-se o deslocamento de um profissional à empresa contratante e, consequentemente, a resolução de falhas torna-se muito mais eficiente

Vale destacar que a conexão remota do serviço gerenciado garante a segurança de dados tanto do fornecedor quanto do cliente. 

2 – Economia com mão de obra 

A mão de obra de TI dentro de uma empresa costuma ser variável. 

Em determinado período, com a implantação de um novo projeto, por exemplo, pode ser necessário um time maior de TI. 

Imagine, quando a demanda em questão estiver concluída, precisar demitir todos esses profissionais? Além do gasto com tributos, o desgaste emocional também pesa. 

Então, optar por serviços gerenciados de TI vem se mostrando como a melhor opção para as empresas de diferentes segmentos. 

3 – Mais foco no negócio

Foi-se o tempo em que os líderes das empresas centralizavam todas as tarefas da organização. 

Atualmente colaboradores de diferentes segmentos assumem, cada vez mais, um sentimento de dono nas ações que desempenham. 

O time de TI do contratante vem justamente reforçar a ideia de que o gestor de um empreendimento não pode gastar muito tempo para resolver gargalos relacionados à tecnologia.

Isso porque eles impactam diretamente o andamento das atividades na empresa. E, como esses problemas, há vários outros para resolver durante o expediente. 

Portanto, ao dispor de serviços gerenciados de qualidade, um estabelecimento passa a contar com soluções personalizadas que otimizam a resolução das demandas internas, o que reflete no atendimento aos clientes, por exemplo.  

4 – Excelência dos serviços oferecidos

Soluções de TI transformam-se rapidamente e novas ferramentas tecnológicas surgem a todo momento.  

Porém, quando uma empresa conta com uma equipe de suporte e manutenção das questões que envolvem a tecnologia, de certa forma, não é dada a devida atenção aos avanços que poderiam alavancar as práticas da companhia.

Por outro lado, fornecedores de serviços gerenciados geralmente mantêm sua equipe altamente capacitada, de forma a propor melhorias constantes às rotinas das contratantes. 

5 – Redução de custos

Qual empresa não busca reduzir os gastos e, ao mesmo tempo, melhorar os resultados? Praticamente todas, certo?

Dessa forma, fazer investimentos imprevisíveis em TI pode onerar o caixa do estabelecimento. 

Então, a opção de contar com os serviços gerenciados surge como uma boa oportunidade, pois com eles é possível contar com uma estrutura tecnológica organizada e com valor mais acessível.

Além do mais, os desperdícios são reduzidos na medida em que o monitoramento da rede da empresa contratante é constante. Assim, não é necessário fazer investimentos inesperados para reparar possíveis falhas do sistema. 

A longo prazo, o valor economizado com a contratação dos serviços gerenciados pode ser investido em setores mais críticos da empresa.

Conhecidas as vantagens dos serviços gerenciados, duas dúvidas que podem surgir são: será que minha empresa precisa de fato desses serviços e qual o momento mais adequado para os contratar?

No próximo tópico, responderemos a essas questões. Fique com a gente! 

Por que sua empresa precisa dos serviços gerenciados?

Antes de contratar os serviços gerenciados, verifique se as tarefas relacionadas à área de TI da sua empresa estão sendo desempenhadas de maneira satisfatória.

Nesse sentido, é importante avaliar se as expectativas dos clientes estão sendo correspondidas e se os colaboradores que atuam no setor tecnológico estão dando conta da demanda ou se é preciso investir em melhorias. 

Outro ponto importante de analisar diz respeito aos gastos que você está tendo com as falhas que surgem no ambiente tecnológico da sua empresa. Essas despesas, sem dúvida, impactam diretamente a receita do empreendimento. 

Por fim, é essencial examinar se a cultura organizacional do seu empreendimento é reativa (toma medidas somente quando algum problema surge) ou proativa (age sempre preventivamente). 

Caso seu negócio se enquadre no primeiro modelo, o reativo, contar com a ajuda profissional para transformá-lo em proativo é uma boa alternativa.

Assim, as operações da sua empresa serão otimizadas e, consequentemente, o atendimento ao cliente tende a melhorar também. 

Ciente da importância de contar com os serviços gerenciados em sua empresa, é fundamental se atentar a alguns pontos antes de contratar esses serviços. 

A seguir, você confere quais são esses aspectos. 

O que levar em conta ao contratar os serviços gerenciados de TI?

Com o intuito de garantir que o investimento que você fará em serviços gerenciados trará o retorno esperado à sua empresa, é preciso compreender o que está sendo contratado. 

Por conta disso, reunimos abaixo alguns pontos a serem considerados antes de contratar os serviços gerenciados de TI. Vamos lá? 

O conceito do fornecedor no mercado

Busque informações na internet e com clientes do provedor que você está cogitando contratar. 

Questione a esses clientes: como a empresa lida com eles? Ela é confiável? Cumpre o prometido?

Ao fazer essa investigação, você se sentirá mais seguro para fechar negócio com o fornecedor em questão. 

Os serviços oferecidos pela provedora

Por mais que a fornecedora de serviços gerenciados tenha uma reputação incrível, é importante avaliar se ela oferece as atividades de que sua empresa precisa

Isso deve ser feito após apurar o que está defasado na infraestrutura de TI do seu empreendimento. Assim, as demandas específicas poderão ser atendidas. 

Informações sobre o suporte oferecido

Sistemas que vira e mexe apresentam falhas podem desencadear inúmeros prejuízos para o funcionamento de um negócio. 

Por isso, a fornecedora deve oferecer auxílio imediato à empresa contratante quando esta apresentar algum problema relacionado a TI. 

Nesse sentido, busque um prestador de serviços gerenciados de TI que seja capacitado para lidar com ocorrências imprevisíveis.

As certificações do fornecedor

No setor de tecnologia, há vários certificados fundamentais para que os profissionais de TI se tornem verdadeiros especialistas, como o ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação).

Essa certificação consiste em um conjunto de boas práticas para gerenciamento de serviços de TI e tem, como objetivo principal, garantir que os serviços e o suporte do provedor em questão seja de qualidade. 

Então, ao procurar um fornecedor de serviços gerenciados de TI, avalie as certificações que ele possui. 

Dessa forma, é possível que os serviços contratados tenham padrões elevados de qualidade

Para finalizar este artigo, no último tópico, iremos abordar os rumos dos serviços gerenciados de TI. 

Quais são os rumos dos serviços gerenciados de TI?

Assim como no oceano coexistem peixes pequenos e tubarões, é possível que sua empresa, independentemente do porte, da área de atuação e da localização, prospere mesmo com a presença dos players de mercado. 

Para isso, ela precisa operar sempre explorando o seu melhor potencial, além de se desenvolver e se mostrar competitiva. 

Nesse sentido, uma das perspectivas é de que o modelo tradicional de fornecimento de TI, o break-fix que significa prestação de serviço em tecnologia feita de maneira pontual, conforme a demanda do cliente tenda a desaparecer.

Os fornecedores de serviços gerenciados de TI devem estar atentos a essas mudanças. Assim, ganharão mais espaço no mercado, garantindo a sobrevivência do negócio de que estão à frente.

Do outro lado, estabelecimentos de diversos segmentos, ao contratarem essa solução, desejam reduzir custos, otimizar os processos internos, atender o cliente com mais agilidade, dentre outros objetivos.

Os prestadores de serviços gerenciados (ou Managed Service Providers – MSP) que atuam levando sempre em conta as inovações tecnológicas se mantêm atentos a estes três pontos:

  • As principais tendências de TI do mercado;
  • A computação de nuvem como referência das soluções oferecidas;
  • A nova realidade da área de TI, formada especialmente por mídias sociais, dispositivos móveis e a nuvem.  

Conclusão

No decorrer deste artigo, pudemos perceber que de fato os serviços gerenciados podem salvar a TI da sua empresa, pois eles garantem:

  • Segurança dos dados;
  • Conectividade dentro e fora da empresa;
  • Monitoramento de rede;
  • Recuperação de perdas;
  • Mobilidade;
  • Suporte. 

E, já que a tecnologia está em constante evolução, é preciso ficar sempre atento aos novos serviços que podem ser implementados na sua empresa, possibilitando um gerenciamento  mais eficaz de toda a infraestrutura de TI.

Conscientes disso, ao contratar um prestador de serviços gerenciados, é importante que ele siga a ordem abaixo para lhe entregar a melhor solução:

  1. Avaliação inicial, em que é feita uma análise completa do sistema da sua empresa, a fim de apurar as demandas e os problemas de sua TI;
  2. Aplicação de práticas que garantam a segurança dos dados do seu empreendimento;
  3. Identificação e resolução das falhas de TI da sua empresa; 
  4. Monitoramento contínuo da TI e otimização da atuação da área.  

Quer alavancar as operações da sua empresa hoje mesmo? Conheça os serviços gerenciados oferecidos pela AM3 Soluções e peça sua avaliação gratuitamente. Até a próxima! 

 

Nayrgton Veras

Especialista em Segurança de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Supervisor Técnico de Infraestrutura de TI no departamento de Serviços Gerenciados da AM3 Soluções.

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