Segurança da informação: automação como aliada à proteção de dados

Cuidar dos dados das organizações e dos clientes é essencial em qualquer atividade empresarial, por isso, a segurança da informação é tópico tão importante e cada vez mais presente nos negócios.

Falhas na segurança podem causar sérios problemas e perdas irreparáveis para as organizações e é preciso ter atenção a essa importante tarefa de garantia da proteção de informações.

Você sabe o que é segurança da informação e como ferramentas de automação podem te ajudar nesse quesito? Confira nosso post e entenda mais sobre o tema!

O que é segurança da informação?

A segurança da informação é essencial para a proteção de dados da corporação e das atividades do negócio. 

As empresas são recheadas de informações importantes, estratégicas e até mesmo, secretas, que podem causar estrago ao caírem em mãos erradas, sejam concorrentes, hackers ou até mesmo, colaboradores mal intencionados.

Quando a segurança é bem-feita, a organização torna-se mais capaz de se proteger de ataques digitais, falhas humanas e tecnológicas.

A segurança da informação diz sobre o conjunto de ações para a proteção de um grupo de dados, protegendo seu valor. Esse conceito se baseia em 4 pilares: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

A confidencialidade diz sobre os dados serem acessados apenas por pessoas autorizadas e, um erro nesse princípio pode expor dados estratégicos para os concorrentes e vazar informações de clientes, por exemplo.

A integridade é sobre garantir que os dados e informações sejam alterados apenas por pessoas com autorização para tal.

O princípio de disponibilidade garante que a informação possa ser acessada sempre que autorizada no momento em que for necessário, o que garante agilidade dos processos. 

Por fim, a autenticidade identifica e registra o usuário que envia ou modifica informações, tornando fácil o mapeamento em caso de mudanças estranhas e que não fazem parte do escopo empresarial.

É importante dizer que a segurança da informação não está relacionada apenas aos sistemas e dispositivos, mas a qualquer ativo que contenha algum tipo de informação dentro da empresa, físicos ou digitais.

As pessoas também são componentes importante nessa segurança, afinal, os colaboradores possuem diversas informações que necessitam do critério de confidencialidade, por exemplo.

Além disso, são eles que manuseiam máquinas e programas e podem causar falhas humanas que levam riscos às informações.

Citamos aqui também o espaço físico da empresa, pois problemas como alagamentos ou queda de energia podem causar danos a informações físicas e digitais.

Por que é importante manter a segurança da informação?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é segurança da informação, certamente já está mais convencido de sua importância, não é mesmo?

Cuidar para manter a segurança é importante tanto para o ambiente interno quanto para o externo, afinal, os clientes confiam dados com sua empresa e precisam saber que eles são tratados de forma adequada.

Assim como a privacidade de dados organizacionais e dos colaboradores devem ser garantidas, é preciso assegurar a da base de clientes de tal estabelecimento.

Com uma gestão de segurança estruturada, evitam-se perdas importantes e prejuízos financeiros e para a imagem empresarial no mercado.

É preciso criar planejamentos e estratégias de proteção de dados, investir em infraestrutura e criar uma cultura de segurança da informação dentro do ambiente.

Como a automação ajuda a segurança da informação?

A automação de processos se dá pelo uso da tecnologia através da integração de dados e sistemas para melhorar fluxos de trabalho. Automatizar, sem dúvida, dá muitos ganhos e ajuda na segurança da informação.

Muitas tarefas e setores podem ser automatizadas nas empresas e, certamente, diversas delas já estão sendo feitas em seu negócio. 

Gestão financeira, administrativa, estoque, comunicação, marketing, são apenas alguns exemplos do que pode ser facilitado através automação.

Ao contar com processos automatizados, facilita-se o acesso às informações da empresa, entrando então no quesito de disponibilidade já citado como importante para segurança da informação.

Além disso, os dados passam a ficar centralizados em um mesmo lugar, o que é bom para a organização, para o acesso rápido de dados, performance e, claro, segurança.

Esses dados, muitas vezes, são armazenados em nuvens, sendo um processo eficiente e seguro diante de riscos de invasão e sequestro de dados nas máquinas utilizadas pelos colaboradores.

As nuvens utilizadas pelos ERPs são aliadas no controle e na segurança, aumentando a proteção dos dados e deixando-os disponíveis para o acesso independente de onde esteja o gestor ou colaborador.

Outro ponto importante da segurança de um sistema de automação é a restrição de informações e alterações de dados por nível de acesso, ou seja, lidamos aqui com os princípios de confidencialidade e integridade.

Controlar a navegação de usuários nos softwares é essencial para que nem todos os colaboradores tenham acesso a todos os dados estratégicos e importantes da organização.

Mais um ponto a ser citado é que os softwares de automação podem conter implementação de firewalls, que monitoram dados e garantem a comunicação e a segurança dos dados que circulam pela ferramenta.

Os sistemas também contam com backups constante das informações, reduzindo riscos de perdas importantes por falhas de máquina ou quedas de energia, por exemplo.

Citamos também que, com os sistemas automatizados, os setores passam a ser mais padronizados e com menor recorrência de erros humanos.

Sem dúvida, é um grande ganho para segurança da informação, afinal, muitas falhas acabam passando pelos colaboradores sem que sejam percebidas e causam estragos maiores ao longo do processo.

As automações colaboram também para o relacionamento com os clientes, disponibilidade e segurança de suas informações, ponto importante para a confiabilidade da empresa e seu público.

A segurança da informação é parte muito importante do trabalho de uma empresa, afinal, vazamento de dados podem causar danos financeiros, à imagem e expor clientes e empresa.

Cuidar desse setor fortalece o relacionamento com o cliente, a comunicação empresarial e a confiança do mercado em relação à sua marca.

Como você tem cuidado da segurança da informação? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre esse tema e fique mais por dentro de outro tema importante para sua marca: a comunicação integrada

Baixe agora mesmo o guia completo para manter sua empresa segura

Nayrgton Veras

Especialista em Segurança de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Supervisor Técnico de Infraestrutura de TI no departamento de Serviços Gerenciados da AM3 Soluções.

Deixe uma Resposta