Dicas e cuidados com o seu computador para garantir um melhor desempenho

Visando garantir uma maior agilidade e comodidade para seus clientes e colaboradores, o processo de automatização nas empresas é uma realidade na grande maioria dos estabelecimentos.

Contudo é preciso ter alguns cuidados com o seu computador para que ele desempenhe sua função com eficiência e não cause transtornos ou prejuízos a empresa ou a seus clientes.

Pensando nisso, nossa equipe técnica elencou os principais motivos que levam computadores à assistências técnicas para reparos e/ou reconfiguração de programas básicos.

Seguindo corretamente cada uma dessas dicas, a possibilidade de sofrer transtornos por mau funcionamento dos equipamentos estará bastante reduzida. Confira:

Alimentação

Assim como os organismos vivos, máquinas precisam de uma alimentação correta para um bom funcionamento. A princípio deve-se verificar a qualidade da rede elétrica.

Um bom aterramento e tensão dentro da margem tolerada (cerca de 5% para mais ou para menos – o que poderá variar conforme o tipo de equipamento) é essencial para prolongar a vida útil dos equipamentos e evitar falhas no sistema causadas por picos de energia.

Um projeto elétrico mal desenvolvido, a princípio pode não apresentar problemas, mas a longo prazo danifica os componentes internos dos computadores e periféricos.

No-breaks e estabilizadores

Mesmo que sua rede elétrica esteja em boas condições, o uso de bons no-breaks ou estabilizadores vão prevenir eventuais oscilações na tensão.

É preciso analisar a potência necessária na hora de adquirir esses equipamentos. Impressoras à laser, por exemplo, têm uma grande resistência e necessitam de estabilizadores mais potentes.

Vale lembrar que o No-break diferencia-se do estabilizador por possuir bateria, o que previne o desligamento incorreto em caso de falta de energia.

Ambiente e organização do cabeamento

Os computadores devem estar em locais arejados, livre de poeira, umidade e que minimize a possibilidade de impactos físicos. A organização dos cabos também é um ponto fundamental, pois evita desligamento incorreto do equipamento e/ou falhas na rede e na comunicação de periféricos.

Não adianta ter todos os cuidados com aterramento e tensão e deixar seu computador a mercê de impactos ou os cabos de redes estarem expostos, correndo risco de romper a qualquer momento, seja por incidentes com móveis ou roedores.

Antivírus

Além de todos esses cuidados com o hardware (parte física) do computador devemos tomar precauções quanto a parte lógica (software).

O primeiro passo é instalar um bom antivírus que irá proporcionar mais segurança ao acessar sites, emails e utilizar dispositivos de transferência de dados portáteis, como pendrives. Um antivírus corporativo é o ideal por ser mais completo e ser gerenciado por especialistas.

Os antivírus tem como função proteger o computador de softwares mal intencionados que por sua vez podem roubar dados e senhas, ou até mesmo danificar o hardware.

E-mails e sites

Mesmo com um bom antivírus é sempre bom ter cautela ao acessar sites e e-mails, pois muitas vezes o antivírus apenas alerta a possibilidade de ataque, mas o usuário quem decide se o conteúdo é confiável, se deve enviá-lo para quarentena ou se deve excluí-lo.

Por tanto se você recebeu algum e-mail em nome de algum banco, solicitando dados pessoais ou para que você baixe algum arquivo, fique atento, pois você pode está sendo alvo de algum software malicioso. O mesmo vale na hora de acessar sites desconhecidos.

Acesso de terceiros

Evitar a utilização de contas de usuário com permissão de administrador em computadores compartilhados com outras pessoas, pois como o nome já diz, o Usuário Administrador possui permissão total sobre qualquer modificação nos softwares, inclusive alteração e/ou remoção de senhas.

A maneira mais segura de compartilhar o uso do computador é criar contas de Usuários Convidados, onde você pode restringir o nível de acesso dos mesmos para atender apenas as suas necessidades.

Manutenção preventiva

Contratar serviços de manutenção preventiva como Serviços Gerenciados é essencial, pois tais serviços fazem o monitoramento em tempo real de tudo o que acontece na máquina a fim de corrigir pequenos bugs, realizar atualizações de segurança e alertar quando um componente começar a presentar problemas.

Dessa forma a manutenção é realizada antes mesmo da máquina parar, o que aumenta a produtividade.

Backups

Sempre é aconselhável realizar cópias de segurança dos arquivos em algum tipo de mídia externa, seja pendrive, HD externo, CD’s, DVD’s ou dispositivos de armazenamento nas nuvens como Dropbox, Google Drive e OneDrive, tais dispositivos podem ser configurados para realizar backups automáticos em seus servidores online e você ainda pode acessar seus arquivos em qualquer lugar do mundo.

Se você ainda tem qualquer dúvida quanto a dicas e cuidados com o seu computador, é aconselhável que você entre em contato com um técnico especializado para possíveis diagnósticos e reparos.

Italo Douglas

Desenvolvedor de Sistemas e Custumer Success na AM3 Soluções.

2 Respostas para “Dicas e cuidados com o seu computador para garantir um melhor desempenho”

  1. Deyvisson Breno Veras

    Muito bom! Dicas valiosas para quem quer manter o bom funcionamento de suas máquinas. Realmente, é preciso ter bastante cuidado, principalmente com a rede elétrica e os Backup’s. Ótimo post Italo Douglas!

    • Italo Douglas

      Obrigado Breno! Nós que lidamos diariamente com problemas, sabemos o quanto essas dicas podem fazer a diferença.