Consultoria em TI: você precisa de uma?

Quando se fala em tecnologia, tudo acontece muito rápido e a cada dia surgem novas soluções. Algumas empresas não dão conta de tantas atualizações e, por isso, ter uma consultoria em TI é um grande ganho.

Independentemente do tamanho do negócio é essencial para a evolução que se trabalhe com agilidade, segurança e eficiência, e ter um olhar especializado para a infraestrutura de tecnologia de informação dá rumos para uma melhor tomada de decisões.

Ao ter uma consultoria atuando na sua empresa, é possível deixar tarefas na mão de parceiros e concentrar esforços naquilo que é mais prioritário.

Você sabe como funciona uma consultoria em TI e quais são seus benefícios? Confira nosso artigo e descubra agora mesmo se você precisa de uma!

O que é consultoria em TI?

A consultoria em TI é um serviço que auxilia as organizações a avaliarem e implementarem soluções que estejam alinhadas às suas estratégias em busca de crescimento e qualidade.

Esse trabalho atende às necessidades, podendo oferecer planejamento estratégico, estrutural, operacional e de implementação.

O papel da consultoria em TI é sempre apresentar as melhores soluções de acordo com as necessidades, orçamento e objetivos das empresas.

Quais os benefícios de contratar uma consultoria em TI?

Antes de se contratar um novo serviço é essencial que os gestores entendam sua importância e, principalmente, estejam a par dos benefícios que ele pode trazer. Conheça algumas das muitas vantagens de ter uma consultoria em TI na sua empresa.

Redução de Custos

Você pode pensar que ao contratar uma consultoria em TI vai aumentar seus custos, mas é justamente o contrário. Um serviço desse tipo é um investimento que aprimora o setor, sempre trazendo o melhor custo-benefício possível.

Ter um serviço terceirizado traz economia aos processos burocráticos e financeiros referentes à contratação de novos funcionários. Além disso, consultorias contam com profissionais treinados, o que diminui seu tempo e investimento em capacitação de pessoas.

Ao ter uma consultoria se ganha também em espaço fixo e gastos com máquinas e equipamentos.

As despesas do departamento de TI passam a ser mais definidas, dessa forma, com tanta melhoria contínua e menos funções concentradas em funcionários não tão capacitados, há diminuição do desperdício em gastos desnecessários, tornando o cenário de TI mais estável.

Aumento da produtividade

Problemas com computadores, servidores, internet, softwares, entre outros, fazem com que se perca muito tempo e que ocorra uma notável queda de produtividade. É esse essencial que a estrutura da tecnologia funcione bem.

Contar com uma consultoria em TI reduz problemas como esse, já que os profissionais avaliarão problemas e mapearão as soluções mais eficientes possíveis.

Além disso, as consultorias podem automatizar processos e tirar o foco de seus colaboradores em tarefas repetitivas e que despendem tempo desnecessários.

Dessa forma, é notável o aumento de produtividade, já que todos estarão focados no que realmente é necessário fazer, em busca dos objetivos estratégicos.

Maior segurança

Ter segurança de dados é um dos pontos mais cruciais para as empresas, já que elas são alvo de muitos ataques e ameaças virtuais.

A consultoria em TI conhece bem os perigos a que sua empresa pode estar exposta e sabe como evitá-los.

Dentre as funções da consultoria, está a responsabilidade por manter os sistemas atualizados, garantindo as melhores formas de proteção.

Além disso, eles também cuidam de arquivos de dados, backups e dos softwares de segurança, como antivírus e firewall.

A segurança de seus dados e informações são tratadas com muito cuidado por equipes terceirizadas, sendo esse um grande ponto positivo deste serviço.

Mais foco ao seu negócio

Muitas empresas buscam resolver tantos problemas que acabam fugindo do foco de seus negócios e se atrapalham com seu desenvolvimento.

Com tanta competitividade no mercado é essencial ter foco e saber onde se quer chegar. Para entender esse caminho, é necessário um olhar crítico, com constantes mudanças, ajustes e melhorias.

Ter uma consultoria em TI tira problemas das costas de muitas pessoas e auxilia o time interno na tomada de decisões e no momento, futuro, de executá-las.

Serviços Gerenciados, um modelo proativo para a manutenção da sua TI

Assim, a organização fica mais estruturada e consegue manter serviços de maior qualidade e agilidade em relação ao mercado.

Garantia de qualidade

Ter uma consultoria em TI faz com que a empresa tenha garantia da qualidade do serviço recebido. As consultorias possuem profissionais experientes e capacitados em diversas áreas da tecnologia.

Segurança, backup, banco de dados, big data, infraestrutura ou qualquer que seja seu problema, sempre haverá alguém qualificado e disponível para solucionar a demanda o mais rápido possível.

Maior competitividade frente ao mercado

A tecnologia e as soluções avançam com muita velocidade e, em uma organização com tantas demandas e problemas, é difícil acompanhar tudo o que acontece no setor.

Uma consultoria em TI resolve esse problema, já que o serviço terceirizado estará sempre alinhado ao que há de novo e melhor no mercado.

Todos esses conhecimentos serão repassados e os gestores irão decidir com a ajuda da visão externa dos parceiros quais as melhores tecnologias para o negócio e quais não devem ser investidas ou, até mesmo, abandonadas.

Estando sempre atualizada e alinhada no mercado, a organização se torna ainda mais competitiva e mostra para a concorrência e clientes o quanto se preocupa com sua qualidade.

Como contratar uma consultoria em TI?

Ao decidir contratar uma solução terceirizada para sua empresa, é importante entender quais são suas maiores dificuldades e gargalos.

Com isso, busque referências, avalie o portfólio, conheça casos de clientes e consulte a reputação da consultoria no mercado.

Ao ter um parceiro definido, é importante trabalhar em conjunto para que as soluções aconteçam de fato e as duas partes se ajudem na resolução dos problemas.

Deixe claro suas metas, contextualize o momento da empresa e comunique aos colaboradores sobre a consultoria. Eles precisam se sentir confortáveis e entender que ninguém tomará o seu lugar, mas que deve ser um jogo para todos jogarem juntos em busca de um objetivo maior.

Como reverter a resistência às mudanças organizacionais?

Ter uma infraestrutura terceirizada de TI pode alavancar os negócios e ajudar a dar novos rumos para a empresa.

Agora que você conhece mais sobre consultoria em TI já está pensando em contar com esse serviço para sua organização? Aproveite e conheça mais de nossas soluções!

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Nayrgton Veras

Especialista em Segurança de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Supervisor Técnico de Infraestrutura de TI no departamento de Serviços Gerenciados da AM3 Soluções.

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