Operadoras de cartão de crédito: entenda tudo sobre as taxas

Aceitar cartões de crédito e de débito é importante para os lojistas e, para que essa oferta seja feita de forma adequada, sem prejudicar os preços e os negócios, é mais do que necessário entender como são feitas as transações nessas modalidades e conhecer as taxas das operadoras de cartão de crédito.

Muitas são as operadoras de cartão de crédito disponíveis atualmente no mercado, cada uma com suas taxas e serviços. Antes de decidir quais farão parte do seu negócio, vamos entender melhor sobre algumas delas?

Por incrível que pareça, muitos gestores não conhecem as taxas que pagam. Por isso, reunimos algumas informações importantes para você ficar por dentro de taxas e das operadoras de cartões de créditos. Confira com a gente!

O que são as operadoras de cartão de crédito?

As operadoras de cartão de crédito são as empresas, ou programas de instituições financeiras, responsáveis por administrar os cartões de crédito. As operadoras têm a função de estabelecer limites de créditos, juros, taxas entre outros.

É importante não confundir bandeira com operadora. As bandeiras são uma espécie de “marca” de um cartão; sendo Visa, Mastercard, American Express e Elo as mais conhecidas nesse setor.

A bandeira é formada pela relação de instituições financeiras e são responsáveis pelo intermédio da relação entre usuário e operadora de cartão de crédito.

Enquanto isso, as operadoras de cartão de crédito emitem os cartões e gerenciam pagamentos e são normalmente bancos e instituições.

Como funcionam as taxas das operadoras de cartão de crédito?

É importante conhecer as taxas das operadoras, afinal, os valores cobrados por elas têm impacto nas vendas e na precificação dos produtos e serviços

Como você pode imaginar, existem diferentes tipos de taxa e elas não são as mesmas nas diversas operadoras.

Taxas-base

As taxas-base são determinadas pelas bandeiras dos cartões de crédito e aplicadas por todas as operadoras. Essa são consistentes independente de qual operadora se trabalha e raramente são abertas a negociações.

Taxas-fixas

As taxas fixas são determinadas pelas operadoras de cartão de crédito, logo, torna-se mais fácil negociar esse valor antes da contratação. Essas taxas podem ser por alguns serviços como o aluguel das máquinas, por exemplo.

Ainda nessa categoria, existem as taxas transacionais, que são as definidas sobre cada venda e as taxas ocasionais, aquelas que são cobradas apenas em algumas situações, como nos estornos de chargebacks.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre as taxas, listamos para você algumas de importantes operadoras de cartão de crédito no mercado.

Cielo

A Cielo é uma das operadoras mais consolidadas no mercado de cartões e possui algumas maquininhas diferentes, como a Cielo Flash, Cielo Lio e Cielo Lio+.

Suas diferenças estão nas especificidades e funcionalidades, além do valor da compra da máquina. É possível também alugar as máquinas e contar com planos diferenciados.

Suas taxas são de 1,99% para débito, 4,99% para crédito à vista e 5,59% + 2,99% por parcela na modalidade crédito parcelado. O dinheiro é disponibilizado para o lojista em até 1 hora na conta digital ou 2 dias em outros bancos.

A máquina aceita mais de 80 bandeiras de cartão de crédito, débito e vale-refeição.

Rede 

Outra famosa operadora no ramo de operadoras de cartão de crédito, a Rede é uma empresa do banco Itaú. Sua maquininha opera com mensalidade, ou seja, o empreendedor para um valor mensal pelo seu aluguel.

A rede opera com taxa de 1,99% para débito e o valor é disponibilizado em um dia e 3,49% para crédito, recebendo em 2 dias sem taxa de antecipação. 

Para os créditos parcelados a taxa passa a ser 3,49% + 1,99% por parcela, com algumas variações e escolhas possíveis para o recebimento. 

GetNet

A GetNet também é uma empresa que pertence a um banco, sendo vinculada ao Grupo Santander. 

Essa operadora conta com algumas opções de máquina, sendo possível optar pela mobile, com chip, com 3G e wi-fi e bobina.

As máquinas do grupo GetNet possuem taxa de 2,00% para débito e crédito à vista, com recebimento de dois dias. Já para venda parcelada a taxa muda para 5,59% + 2,99% de taxa por parcela com o mesmo recebimento de dois dias. 

Moderninha

As máquinas da Moderninha são fornecidas pelo PagSeguro, empresa do grupo UOL, e têm se tornado cada vez mais conhecidas no ramo de operadoras de cartão de crédito.

A Moderninha oferece a compra da máquina, dessa forma, o lojista paga um valor inicial pelo aparelho e não paga nenhuma mensalidade. São 4 opções disponíveis no mercado, a Moderninha Pro, Smart, Plus e Minizinha Chip.

As compras da máquina variam de R$60,00 a R$480,00, dependendo de sua modalidade.

Quanto às taxas, a Moderninha aplica 1,99% para débito com o recebimento do dinheiro na hora. 

Para o crédito, a taxa é de 4,99% à vista e 5,59% parcelado para recebimento na hora. 

Ou, há a possibilidade de taxa de 3,99% à vista e 4,59% parcelo para recebimento em 14 dias e 3,19% à vista e 3,79% parcelado para recebimento em 30 dias.

O prazo de recebimento pode variar de acordo com a bandeira aceita no pagamento.

Além das 4 operadoras de cartão de crédito que citamos, existem outras no mercado com diferentes taxas e condições.

Pode ser interessante trabalhar com mais de uma operadora, já que em alguns casos uma máquina compensa o uso da outra. 

É importante não escolher uma operadora apenas pela taxa cobrada, mas também observar os benefícios além do financeiro, reputação e suporte oferecidos pela empresa.

Antes de realizar a contratação dos serviços é importante saber a legislação que se aplica ao seu negócio, pois em alguns estados, como a Paraíba e Pernambuco, as transações vias cartões devem ser feitas através do TEF.

Transferência Eletrônica de Fundos – TEF é uma solução de vendas que efetua transações financeiras de modo eletrônico na hora em que uma compra é feita por cartão de débito ou crédito e é conectada diretamente com o software de gestão da loja. Das operadoras que citamos aqui, a única que não oferece a modalidade TEF é a Moderninha.

Pesquise com outros empreendedores e lojistas e entenda se os pagamentos seguem a pontualidade prometida pelas operadoras, afinal, esse é um ponto muito importante para seu controle financeiro. 

Reflita também sobre a necessidade de compra ou de aluguel de máquina e entenda o que é melhor para seu momento.

Aceitar cartão de crédito é essencial para os negócios, sendo assim, conhecer as operadoras de cartão de crédito e comparar suas taxas e serviços é mais do que necessário para os negócios.

Como você está trabalhando com seus pagamentos? Aproveite que agora sabe mais sobre operadoras de cartão de crédito e aprenda mais sobre conciliação de cartões, outro importante tema para quem empreende.