Se existe uma coisa em comum na administração de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é a necessidade de se ter um software de gestão, ainda mais quando estamos falando sobre gestão financeira, a base que possibilita ou te barra de fazer qualquer inovação estratégica no seu negócio.

Pensando nisso, separei 14 motivos para ajudar você a escolher um dos melhores softwares de gestão financeira do mercado e começar agora a fazer sua gestão financeira em outro nível, levando sua empresa para outro patamar, muito mais estratégico e competitivo quando se fala em atingimento de metas. Vamos lá?

Uma pequena introdução sobre gestão financeira

Antes de mais nada, vale lembrar que a importância da gestão financeira é garantir que a empresa atinja seus objetivos de maneira sustentável e acabe trazendo muito mais lucros para dentro da empresa do que prejuízos.

Por isso, é tão relevante o uso de novas tecnologias para ter estes números na ponta da língua na hora de criar estratégias ou tomar decisões.

Além disso, gestão financeira não está sob responsabilidade apenas da área de contabilidade. Todo e qualquer ato que impacte no caixa da empresa deve ser mensurado.

Dado que, todas as áreas acabam usando recursos da empresa, espera-se que o que elas estejam fazendo também esteja trazendo lucros. Qualquer coisa diferente disso deve ser revisado. Isso também é gestão financeira.

Legal! Agora que você sabe o que é gestão financeira, vamos falar como a tecnologia pode te ajudar nisso.

Vamos falar sobre o que é um software de gestão. É uma ferramenta que possibilita ter uma visão 360 do seu negócio, podendo permear e cruzar informações de diferentes áreas em um só lugar.

Isso quando este software é muito bem construído e alimentado, com boas funcionalidades. Digo isso porque de nada adianta você ter o melhor carro do mercado, que corre mais rápido, que é mais moderno, mas que não tem as principais funções funcionando.

Ou então, como você não saber dirigir e este carro acaba ficando ali parado na garagem, sem utilidade alguma.

Por isso, lembre-se de colocar um esforço considerável na construção dessa ferramenta, como por exemplo: automações e visões quantitativas e qualitativas. Isso te fará ter mais tração rumo ao sucesso financeiro do seu negócio.

Sabemos que dados é o novo petróleo do mundo dos negócios. Ter boas ideias e hipóteses de soluções é ótimo, mas quando tudo isso está sob o forte argumento dos números, isso pode te trazer uma previsibilidade maior e mais efetiva quando se trata de gestão empresarial.

E este é um dos maiores benefícios de se ter um dos melhores softwares de gestão financeira do mercado, uma visibilidade do todo que possibilite seu time ter uma visão mais ampla da empresa e compreender o que é prioridade no dia a dia enquanto áreas.

Com isso, ao contratar um software de gestão empresarial, conheça os benefícios que ele poderá trazer para a sua empresa:

1. Organização é tudo! E isso é o melhor benefício dos softwares de gestão financeira

Se o objetivo da sua empresa é crescer, saiba que as informações tendem a serem ainda mais complexas com o tempo.

Por isso, ter uma ferramenta que te ajude a organizar suas finanças valerá muito a pena a médio e longo prazo. Exemplo:

  • Manter os dados dos clientes atualizados para comunicações direcionadas quando necessário
  • Ter visibilidade do passado e do presente para projetar o futuro
  • Ter histórico de boas práticas que trouxeram lucros para replicar em outras frentes

2. Mantendo os dados atualizados e seguros

Vamos esquecer por um momento as planilhas de Excel, que durante muito tempo foram bastante úteis, e considerar o uso de uma ferramenta confiável e consistente para guardar e seguir atualizando as informações da vida financeira da sua empresa.

Este é um dos principais benefícios de se ter um software de gestão financeira. Exemplo:

  • Dados bancários de clientes sempre atualizados
  • Unificação bancária se a empresa tiver diferentes contas
  • Alertas que garantam a prevenção a fraudes

3. Controle dos seus gastos pessoais e dos gastos jurídicos

Este item vale principalmente para empresas que estão começado agora no mercado ou que são de pequeno porte.

Uma pessoa empreendedora acaba dando tudo de si pelo negócio, investindo muito no empreendimento e acaba esquecendo até do próprio salário e gastos pessoais.

O contrário também pode acontecer, usando recursos jurídicos para pagar contas pessoais. Por isso, o software de gestão empresarial te ajudará a separar esses dois itens e fazer uma melhor administração financeira.

4. Entradas e saídas devidamente contabilizadas

Além de separar custos pessoais e jurídicos, as entradas e saídas de modo geral devem ser mensuradas o tempo todo.

Inclusive, este item é importante para que você tenha a projeção de gastos futuros, tendo tempo hábil de fazer um novo planejamento se assim for necessário.

5. Custos variáveis e fixos

Este é outro item importante, principalmente pensando em planejamento. A curto e médio prazo, os custos variáveis podem e devem ser estudados para serem previstos nos próximos meses, bem como a necessidade de se ter estes gastos também.

6. Automatizações de tarefas simples e complexas

Precisa enviar uma fatura para um cliente? Ou já enviou, mas talvez um lembrete, pois o pagamento ainda não foi feito? Tudo isso é possível utilizando um software de gestão empresarial.

Este item também é bastante relevante por tirar da sua equipe um trabalho braçal que uma tecnologia está apta para fazer com mais agilidade e segurança, deixando o time focado em frentes mais criativas e inovadores.

Inclusive, aprimorando essa ferramenta com aquilo que ela ainda não atende por falta de configuração ou desenvolvimento.

7. Facilite ainda mais o atingimento de metas

Através dos números coletados pela ferramenta de gestão, é possível ter uma projeção mais realista, recalculando a rota quando perceber que está longe de atingir os objetivos macros da empresa.

8. Acompanhamento do desempenho financeiro da sua empresa

Sabemos que hoje não basta ter somente dados. É preciso tê-los muito bem estruturados para que gerem também informações e insights.

Por isso, considere utilizar um software que faça a sua empresa decolar no mercado através de relatórios e dashs.

9. Adequando a precificação de produtos e serviços com o mercado

Acompanhando mês a mês os gastos e investimentos, é possível notar se há a necessidade de reajustar o preço do que você comercializa, podendo se colocar ainda mais competitivo no mercado.

10. Controle maior do seu estoque

Contabilizando entradas e saídas de produtos, é possível manter o seu estoque mais aderente a realidade, com mais produtos que saem mais do que produtos que são pouco procurados ou comprados.

11. Mitigando riscos que possam ter impacto financeiro

Importante lembrar que todo processo manual tem muito mais risco que um processo ferramental. Por isso, para fazer a gestão financeira do seu negócio do ponto de vista de segurança e sustentabilidade, vale considerar o uso da tecnologia.

12. Visão operacional 360

Com uma boa ferramenta em mãos, é possível notar dentro da sua empresa quais as áreas que precisam de atenção para melhorarem seu engajamento como um todo, uma vez que todas elas estarão conectadas a um só lugar. Exemplo:

  • Se aquela empresa parceira está trazendo o ganho esperado
  • Se vale internalizar ou terceirizar algum processo da empresa

13. Melhoria contínua dos processos

Com uma visão mais ampla do que pode estar impactando de maneira financeira o seu negócio, é possível implementar melhorias contínuas focadas em diminuir este impacto. Exemplo:

  • Melhoria no processo de logística se você é um e-commerce
  • Qualidade dos produtos e como isso impacta no atendimento e, consequentemente, no financeiro
  • Se o investimento para tal projeto foi assertivo

14. Gestão da equipe também é importante!

Tendo um software de gestão empresarial, como foi citado no item 6, algumas tarefas manuais deixarão de ser feitas pelo seu time e eles estarão mais disponíveis para outras frentes mais estratégicas, o que te dará mais tempo para fazer a gestão do engajamento individual.

Existe um ponto que deve ser levado em consideração além de todos esses benefícios. Uma ferramenta como esta pode elevar o nível do seu time, tanto no quesito produtividade, tirando deles aquelas tarefas manuais e corriqueiras, como também na forma como eles irão trabalhar daqui por diante, totalmente data-driven.

Por isso, uma dica que também trago aqui é, considere contratar pessoas que já tenham este tipo de mindset ou dê ao seu time um caminho para se desenvolverem nessa frente de dados. Uma boa equipe é tão importante quanto um software de gestão financeira.

Ter tanto a ferramenta certa como a equipe certa te fará ter mais visibilidade no mercado, se manter competitivo e atingir seus objetivos.

Este artigo te ajudou? Se sim, que tal compartilhar na sua rede ou com aquela pessoa que está buscando empreender? Compartilhar informações nunca é demais!

Aproveite que está aqui e dê uma olhada em outros artigos do blog para conhecer mais não só sobre software de gestão financeira, mas outros temas do mundo corporativo.