Quem nunca ouviu frases do tipo “fulano está com o nome sujo na praça”? Nas empresas, essa situação de inadimplência também pode ocorrer, mas é possível evitá-la com uma boa assessoria contábil

Contar com esse tipo de serviço é fundamental para qualquer organização, porque, dentre outros motivos, a assessoria contábil permite que uma marca esteja em dia com a legislação fiscal

Vale lembrar que o crime tributário pode trazer muitos prejuízos aos empreendedores,  como multas altíssimas e uma possível falência. Então, de fato, uma assessoria contábil bem-feita é superimportante. 

Tendo isso em mente, criamos este guia com o propósito de reunir as principais informações referentes a este tipo de assessoria. Nele, iremos explorar os seguintes tópicos:

  • O que é assessoria contábil;
  • Assessoria contábil X consultoria contábil: quais as diferenças;
  • Que serviços são oferecidos por uma empresa contábil;
  • Vantagens de contar com uma assessoria contábil;
  • Qual é o melhor momento para contratar uma assessoria contábil;
  • Quais são os riscos de uma contabilidade malfeita para as empresas;
  • Como contratar a assessoria contábil ideal para o seu negócio. 

Antes de mais nada é importante deixar claro que toda empresa, independentemente do porte, do segmento de atuação e do enquadramento tributário, precisa de serviços contábeis

O que é assessoria contábil

A assessoria contábil refere-se aos diferentes serviços prestados por empresas de contabilidade, sendo que os principais deles estão relacionados ao cumprimento dos compromissos fiscais e tributários.

Se, no passado, a assessoria contábil era mais voltada para fazer escrituração e balanços, hoje, ela atua de maneira a identificar, medir e analisar todas as movimentações financeiras de um empreendimento. 

Com isso, é possível registrar esses dados em relatórios que podem apoiar as tomadas de decisão dos gestores, na medida em que esses documentos disponibilizam uma visão 360º do faturamento do negócio. 

É importante reforçar que a assessoria contábil não é simplesmente importante para as organizações, e sim obrigatória

Essa obrigatoriedade está descrita no artigo 1179 do Código Civil, que determina o seguinte: “O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não… e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”. 

Assessoria contábil X consultoria contábil: quais as diferenças

Enquanto a consultoria contábil tem a função de analisar, diagnosticar e propor soluções aos gaps identificados no setor financeiro, a assessoria contábil se refere a uma abordagem mais ampla.

Esse tipo de assessoria envolve inclusive a execução do trabalho sugerido pelo assessor junto com os gestores e colaboradores da empresa. 

Vamos entender melhor as diferenças entre as duas práticas? Então siga com a gente! 

Assessoria contábil

A assessoria contábil é voltada para a realidade financeira, fiscal e contábil de uma empresa e tem como objetivo equilibrar e aprimorar a saúde financeira da companhia. 

Visando alcançar esse propósito, o profissional que presta a assessoria deve se envolver operacionalmente na rotina da empresa. 

Isto é, ele precisa firmar uma relação mais próxima e de longo prazo com o empreendimento e, junto com gestores, fornecedores, colaboradores e clientes, diagnosticar problemas relacionados às finanças. 

Feito isso, é preciso pensar em projetos que solucionem esses gargalos. 

Como já dissemos anteriormente, a assessoria contábil é contratada especialmente por empresas que querem andar na linha quando o assunto são as obrigações fiscais e tributárias. 

Para realizar esse serviço, o assessor geralmente reúne toda a documentação da companhia de forma a realizar os cálculos tributários, previdenciários e trabalhistas

Após realizada essa contabilidade, ele elabora uma estratégia de gestão de recursos mais eficiente para a empresa. 

Consultoria contábil

Já a consultoria contábil apresenta uma abordagem mais teórica. Um consultor da área não se envolve diretamente com a empresa como acontece com um assessor contábil. 

O consultor contábil também examina dados financeiros, fiscais e contábeis do negócio com o objetivo de identificar problemas de gestão financeira e propor soluções. 

Porém, ao contrário do assessor, o consultor se limita a fazer aconselhamentos para os gestores/empresários com relação às tomadas de decisão, sem participar da execução dos planos sugeridos

Além disso, o serviço de consultoria contábil oferece também:

  • Palestras;
  • Análises mais pontuais;
  • Treinamentos;
  • Pareceres técnicos.   

Que serviços são oferecidos por uma empresa contábil

Os serviços oferecidos por uma assessoria contábil vão além dos relacionados a questões fiscais e tributárias. Vamos conhecê-los? 

Abertura e legalização de empresas

É de responsabilidade da assessoria contábil dar suporte ao gestor/empreendedor no momento de abertura de uma empresa. 

Para isso, é preciso levantar todos os dados do empresário (inclusive a documentação) e do negócio. 

Dessa forma, será possível definir em qual categoria tributária a empresa deverá se enquadrar, por exemplo. 

Além disso, cabe também à assessoria contábil fazer o registro do contrato social (espécie de “certidão de nascimento” da organização) e obter o alvará de funcionamento da empresa. 

Nesse processo, a assessoria contábil regulariza o empreendimento em órgãos municipais, estaduais e federais. 

Alterações contratuais

Podemos dizer que as empresas são “organismos vivos” que passam por constantes mudanças. Por conta disso, às vezes é preciso fazer alterações contratuais que irão estabelecer novos processos burocráticos para a organização. 

Algumas transformações que podem acontecer nesse sentido são:

  • Variação do patrimônio do negócio;
  • Adesão de novos sócios;
  • Alteração do objeto social (propósito) da empresa;
  • Mudança de endereço. 

Registros de recursos humanos

Com relação à administração de pessoal, o serviço de assessoria contábil oferece soluções referentes a registro de colaboradores e processamento da folha de pagamento, que inclui:

  • Emissão de contracheques;
  • Cálculo do pro-labore dos sócios;
  • Guias de INSS e FGTS;
  • Imposto de renda retido na fonte.

Outras demandas contempladas aqui são: controle de férias, dissídio coletivo (conflito entre empregado e empregador ou empregados submetido à Justiça do Trabalho) e apuração de encargos. 

Assessoria fiscal

Um dos principais desafios de uma empresa é fazer uma gestão fiscal bem-feita e, nesse momento, mais uma vez a assessoria contábil se mostra imprescindível.

Isso porque ela orienta os clientes sobre como realizar a emissão de notas fiscais e o recolhimento de impostos de forma correta. 

Vale destacar que é comum a assessoria contábil interferir no ambiente de TI das organizações, porque as ferramentas tecnológicas são fundamentais para otimizar o trabalho que envolve as operações fiscais. 

Realização de balanços e obtenção de outros documentos contábeis

Balanço equivale a um documento que apresenta o resultado financeiro e as variações patrimoniais da empresa no período de um ano. 

É com base nesse balanço que a assessoria contábil analisa as finanças do empreendimento e propõe melhorias aos gestores. 

Um exemplo de outro documento contábil é o balancete. Trata-se de um registro semelhante ao balanço, mas referente a um prazo menor — ele é emitido geralmente a cada trimestre.

Os balancetes mapeiam a situação financeira da empresa, apontando ameaças e sugerindo alterações de rumo.

Outros documentos contábeis inerentes ao dia a dia das organizações são:

  • Livro diário;
  • Saldos das contas;
  • Conciliação bancária.

Vantagens de contar com uma assessoria contábil

Por alto, podemos dizer que a assessoria contábil permite que uma empresa tenha mais lucro e, em alguns casos, pague menos impostos. Vamos conhecer mais vantagens proporcionadas por esse serviço?

Escolha do regime tributário mais adequado

A equipe incumbida de prestar a assessoria contábil deve avaliar todos os dados financeiros da empresa de forma a enquadrá-la no regime tributário mais adequadoSimples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.  

Supervisão das obrigações trabalhistas 

Para estar preparado para uma eventual fiscalização e evitar ações trabalhistas, uma assessoria contábil pode ajudá-lo a:

  • Fazer o registro e o pagamento de colaboradores (salários e outros direitos);
  • Manter-se quite com as obrigações previdenciárias, como FGTS, PIS, CPP etc.; 
  • Repassar as informações e declarações aos órgãos do governo que reivindicá-las. 

Redução de custos

Ao contar com a assessoria contábil, não é necessário contratar um funcionário para fazer esse tipo de serviço. Dessa forma, deixa-se de arcar com os encargos trabalhistas. 

Além do mais, uma equipe especializada tem mais expertise no assunto e pode, então, diminuir os custos da empresa na medida em que orienta os gestores e empreendedores sobre o pagamento correto de impostos.

Estando em dia com o Fisco, a empresa é poupada de multas ou advertências por parte de órgãos fiscalizadores

Atualização frequente conforme a legislação 

Várias legislações, especialmente a trabalhista e a tributária, vêm passando por alterações frequentes.

Com a ajuda de uma assessoria contábil, sua empresa ficará em dia com as normas vigentes, o que é fundamental para evitar problemas com o Fisco e outras instituições de fiscalização

Qual é o melhor momento para contratar uma assessoria contábil

De maneira geral, podemos dizer que a assessoria contábil é importante para as atividades da empresa que envolvem pagamento de impostos, tomadas de decisão e reposicionamento financeiro da marca. 

Mas há duas situações específicas que exigem com mais urgência uma assessoria contábil de qualidade. São elas:

Quando há muitos impostos que acabam afetando o lucro da companhia

Sem uma assessoria contábil, sua empresa pode acabar pagando impostos “desnecessários”, desde que opte por um regime tributário que não representa verdadeiramente a condição financeira do negócio. 

Caso o enquadramento fiscal seja feito equivocadamente, sua marca provavelmente terá que arcar com taxas altíssimas referentes aos impostos estabelecidos pelo governo. 

Quando a empresa recebe muitas multas 

Diante das várias obrigações fiscais de uma empresa, é comum ela ficar suscetível a multas. 

O que não pode acontecer é desprezar essas cobranças, pois, se elas não forem quitadas, a ficha fiscal da sua empresa pode ficar suja. A assessoria contábil age de forma a evitar esse tipo de ocorrência. 

Quais são os riscos de uma contabilidade malfeita para as empresas

Não importa se a contabilidade de uma marca é feita pela própria empresa ou por uma terceirizada; fato é que uma gestão contábil malfeita pode trazer muitos prejuízos ao negócio. 

Vamos conhecer os principais deles?

Problemas com a Receita Federal

Caso sejam descobertas informações incorretas no registro financeiro da sua empresa, ela ficará sujeita a multas que na certa irão impactar negativamente o fluxo de caixa.

Sem dúvida, isso afetará o bom funcionamento das operações e os resultados do negócio. 

Para evitar acontecimentos assim, é importante contar com um assessoria contábil competente, que ajude o empreendimento a seguir a legislação fiscal e escapar de penalidades após uma auditoria

Estratégias comerciais ruins 

Sem ter conhecimento profundo da saúde financeira da empresa, fica difícil tomar decisões importantes.

Por exemplo, suponhamos que você queira contratar novos colaboradores e fazer investimentos em novas tecnologias. 

Para colocar em prática essas expectativas, é fundamental saber quanto capital tem disponível na empresa (e a assessoria contábil é fundamental para essa missão). 

Só assim será possível fazer as melhores escolhas para o desenvolvimento sadio do empreendimento. 

Descontrole do fluxo de caixa

Com uma contabilidade ruim, situações indesejáveis podem acontecer. Por exemplo, chega o dia de pagar o salário dos colaboradores e, ao verificar o extrato da conta-corrente da empresa, não há dinheiro suficiente. 

Uma assessoria contábil eficaz ajuda a evitar situações assim, na medida em que monitora as entradas e saídas do negócio, proporcionando a redução de custos. 

Como contratar a assessoria contábil ideal para o seu negócio

Confira abaixo os principais pontos a serem levados em conta antes de contratar uma assessoria contábil.

Entenda a real situação do seu negócio

Não contrate uma assessoria contábil sem saber do que realmente a sua empresa está precisando e qual é a situação financeira dela. 

Nesse sentido, antes de contratar esse tipo de assessoria, trace os propósitos que você pretende desenvolver em seu empreendimento. 

Peça orçamento a mais de uma empresa

Quando for contratar uma assessoria contábil, avalie como a empresa (ou profissional) que oferece esse serviço está qualificada. 

Nesse sentido, é importante apurar qual é o diferencial da prestadora de serviço e se ela atende efetivamente as necessidades do seu negócio

Outro ponto importante a ser considerado refere-se ao preço praticado e aos prazos estabelecidos pela empresa que irá prestar a assessoria. O ideal é fazer orçamento em mais de uma prestadora. 

Seja transparente

Para a assessoria contábil surtir efeitos mesmo, é preciso que você seja transparente com quem for prestar o serviço para a sua marca. 

Não se esqueça de passar informações referentes a:

Tudo isso é fundamental para se manter em dia com as obrigações tributárias. Então, não omita nada. 

E assim vamos finalizando mais um guia, caro leitor. 

Não dá para pensar em assessoria contábil sem considerar uma gestão fiscal de qualidade. Pensando nisso, sugerimos a leitura de um conteúdo exclusivo sobre o tema. Clique aqui e confira. Até a próxima!