Entenda o que é automação e o que ela pode fazer pelo seu negócio

Otimizar processos, aumentar eficiência e deixar as tarefas mais produtivas é muito importante para os negócios, não é mesmo? Entender o que é automação e colocá-la em prática pode dar novos rumos para os negócios e facilitar setores nas organizações.

A automação envolve aplicação de tecnologias, métodos e procedimentos para reduzir a interferência humana nos processos e melhorar a cadeia produtiva.

Você sabe o que é automação e como ela pode ser importante em seu negócio? Confira mais agora mesmo!

O que é automação?

Com o avanço da tecnologia e sua incorporação nos ambientes de trabalho, tarefas automatizadas passam cada vez mais a fazerem parte dos negócios.

Independente dos ramos das empresas, é certo que existem muitas tarefas repetitivas e que poderiam, facilmente, serem feitas de forma automática, facilitando as rotinas dos colaboradores e dando agilidade aos negócios, não é mesmo?

Como o nome sugere, a automação é sobre automatizar processos dentro de uma empresa, ou seja, substituir atividades manuais por formas automáticas, por meio de softwares, sistemas de gestão ou plataformas online.

O objetivo da automação não é substituir trabalhadores por máquinas, mas aumentar a eficiência na realização das tarefas, fazendo com que tecnologia e equipes trabalhem em conjunto em busca dos objetivos organizacionais.

O que pode ser automatizado?

Agora que você sabe mais sobre o que é automação já deve ter percebido que ela pode ser utilizada em diversos setores, certos? Confira algumas áreas que podem se beneficiar pela automação nas organizações.

Gestão de clientes

Tornar os atendimentos mais rápidos e eficazes melhoram a experiência do cliente com sua marca e, ao automatizar tarefas, é possível deixá-los esperando menos na busca de informações.

Com bancos de dados e históricos dos clientes é possível entender sua jornada de compras, fazer análises de crédito e mapear suas interações anteriores com a empresa de forma simples e rápida.

Gestão de marketing

O marketing é outro setor que ganha muito com as automações. As campanhas e ações de marketing, ao serem feitas por plataformas específicas, ganham em envios em massa e geram ações de acordo com a necessidade da empresa, tornando mais fácil as mensurações.

Além disso, é possível programar anúncios, envios, respostas e ações, otimizando tempo e deixando as equipes focadas nas estratégias.

Gestão Financeira

Sabemos que as finanças são fundamentais para o andamento e a saúde das empresas, por isso, manter o controle de contas a pagar, receber, vendas, fornecedores e contabilidade é mais do que necessário.

A gestão financeira é mais do que esses registros de entrada e saída, é preciso se lembrar que ela se trata de uma tarefa que exige planejamento, análise e controle de atividades.

A automação no processo do controle das finanças permite simplificar os processos e organizar esse setor tão importante para o negócio, reduzindo erros e controlando melhor o fluxo de informações.

Gestão de estoque

O estoque é outro ponto essencial da organização e é importante garantir que esse setor esteja controlado para o bom andamento de todas as áreas.

Uma gestão de estoque eficiente faz com que exista um giro de produtos, aumentando lucro e reduzindo desperdício e é capaz de antecipar demandas, garantir a segurança e validade dos materiais e planejar estratégias.

Uma empresa que utiliza a automação em seu estoque é capaz de fazer compras mais corretas, diminuir erros com as simples planilhas, identificar demandas de mercado e de cliente, conhecer melhor os fornecedores, repensar precificação, fazer promoções quando necessário, entre outros.

Os softwares de automação fazem cadastro de produtos e fornecedores, geram relatórios e integra o estoque a outros setores importantes do negócio.

Gestão fiscal e contábil

A contabilidade é outra tarefa importante para o controle dos negócios e, através dela é possível colher uma série de informações sobre as operações do negócio.

Essa gestão passa por cálculo de guias e tributos, emissão de notas, cumprimento de obrigações acessórias, entre outros. Por isso, também é possível e eficaz contar com a automação em mais esse setor.

Os sistemas de automação armazenam e integram os dados, emitem documentos fiscais e ajudam também no controle financeiro, por estar integrado a outros setores.

Gestão administrativa

Outro setor que também pode se beneficiar com o uso da automação é o administrativo. A gestão administrativa, como o próprio nome diz, é sobre tudo aquilo que envolve cuidar da empresa, fazendo com que os negócios funcionem de forma adequada.

Com essa gestão bem-feita, é possível alinhar estratégias e criar ações para as organizações. A gestão administrativa pede organização e planejamento, que podem ser facilitadas com o uso das automações.

Dessa forma, tarefas manuais e com chances de erros podem ser passadas para os sistemas e todos os dados podem ser confrontados ao mesmo tempo, dando maior visão sobre o negócio e sobre as estratégias possíveis a serem seguidas.

Quais são os benefícios da automação?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é automação e algumas das áreas em que ela pode ser utilizada, vamos falar sobre seus benefícios? Muitas são as vantagens de utilizar a tecnologia nos negócios, separamos algumas importantes para você. Confira! 

Otimiza o tempo e aumenta a produtividade

Essas são, sem dúvida, grandes vantagens da automação, afinal, qual empresa não busca por produtividade e tempo bem utilizado por seus colaboradores?

A utilização de automação reduz o tempo de realização de tarefas, afinal, diversas das manuais passam a ser feitas de forma automática, melhorando o fluxo de trabalho. 

Consequentemente, a empresa ganha em produtividade, já que os colaboradores passam a ter mais tempo para se dedicarem a atividades realmente estratégicas e mais focadas nos objetivos de negócio.

Padroniza tarefas

Automatizar tarefas faz com que elas se tornem padronizadas, aumentando a qualidade em todas as ações.

É claro que tarefas manuais também podem ser padronizadas, porém, o fato de várias pessoas atualizarem dados e informações, fazem com que cada um utilize seu jeito, prejudicando o conceito do padrão.

Além da padronização da automação, isso diminui o risco de erros humanos e desvios em relação às operações.

Diminui custos

Qual empresa não visa diminuir seus custos sem perder qualidade? Entender de fato o que é automação também ajuda a pensar financeiramente, afinal, ela também dá esse benefício.

Promover processos com menos erros e retrabalho, poupar esforços humanos, mapear processos, identificar desperdícios e corrigir erros reduz custos e melhora o processo produtivo.

Facilita o acesso à informação

Ter informações reunidas em um mesmo local é um grande ganho e dá vantagens competitivas para as empresas. Conhecer todos os setores e visualizar o todo é possível através das automações e é de grande valia para os negócios.

Poder consultar qualquer dado a qualquer momento evita que um setor fique dependente do outro e dá mais clareza para as tomadas de decisões.

A automação é um processo muito importante e que dá significativos ganhos para os negócios. Contar com tecnologia é essencial para se manter moderno e competitivo e focar nas estratégias reais do negócio.

Você já tem algum setor automatizado? Aproveite que agora você sabe o que é automação e conheça mais sobre os sistemas de automação comercial!