Terceirização de Serviços: economia ou investimento?

Cada vez mais, as empresas têm investido em terceirização de serviços. Essa opção está sendo uma boa alternativa para alavancar os negócios e melhorar o uso e desenvolvimento de novas tecnologias.

Ter um parceiro para a infraestrutura de TI, por exemplo, é um componente importante por se tratar de uma área crucial dentro da empresa que gera tantos resultados e benefícios.

Quanto maior uma empresa, mais as necessidades de estratégias para o bom andamento da área de TI, garantindo que a equipe dê conta das demandas e as entreguem sempre com qualidade.

Terceirizar serviços não é mais um gasto, mas um investimento com muitos pontos positivos para os empreendedores.

Você já trabalhou com algum tipo de serviço terceirizado? Confira nosso artigo e conheça um pouco mais sobre esse tipo de solução e suas vantagens.

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização de serviços acontece quando a empresa repassa algumas atividades para colaboradores ou empresas de fora da sua.

Dessa forma, são delegadas atividades para pessoas físicas ou jurídicas que não compõem a equipe interna da empresa.

A terceirização faz com que os objetivos sejam atingidos de forma mais rápida, eficaz e com menores burocracias.

Muitos serviços e atividades podem ser terceirizados. Por isso, é importante saber quais são as prioridades da empresa, bem como o que pode ser realizado com um colaborador que de fato seja do time ou com consultores que podem ter um olhar mais distante.

Setores como limpeza, segurança, manutenção, logística, comunicação e infraestrutura de TI são exemplos comuns de terceirização de serviços.

Mesmo contando com facilidades, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre a terceirização e sobre quais são os seus reais benefícios.

Se esse é o seu problema, citamos para você alguns pontos positivos desse investimento. Continue a leitura e se informe um pouco mais.

Por que você deve terceirizar serviços?

A seguir você terá diversos motivos listados, que na verdade são benefícios, para que você tenha certeza que fazer uso da terceirização de serviços é a melhor escolha para o seu empreendimento.

Reduz custos

A economia e redução de custos é um dos grandes desafios de todas as empresas. Ao manter toda uma equipe contratada, se exige gastos com salários, treinamentos, instalações e atualizações profissionais.

Ao fazer processos seletivos internos é demandado tempo, recursos e não é garantida a qualidade e conectividade com a empresa por parte  novo colaborador.

Se o colaborador não for o ideal, é preciso repetir o processo até encontrar o candidato correto. Muito tempo desperdiçado que às vezes não existe, não é mesmo?

Por isso, ao terceirizar serviços de TI, o parceiro contratado é quem cuida de contratações, aderência de perfis e é o responsável por todas atualizações necessárias e qualificações de profissionais para lhe prestar o melhor serviço na área.

Além disso, existe a redução de burocracias e questões trabalhistas, simplificando a administração interna.

Mais um ponto citado é que, por um preço pré-estabelecido, é possível contar com uma grande equipe, cada um com sua especialidade; tarefa difícil ao contar com uma equipe própria.

Garante a qualidade

Ao optar pela terceirização de serviços de tecnologia da informação, a empresa contará com serviços especializados de acordo com qualquer demanda.

Além disso, a qualidade do serviço oferecido será sempre alta e diversos profissionais estarão disponíveis para solucionar as necessidades.

Quando se tem uma empresa focada em atender às necessidades do parceiro, é possível gerir melhor os setores.

Ainda, a empresa parceira estabelecerá tempos mínimos e máximos de resolução de problemas, dessa forma é possível ter assertividade em resoluções.

Outra vantagem importante da qualidade de serviço prestado consiste na prática de empresas terceirizadas de manter relatórios de desempenho dos serviços.

Essa prática proporciona maior controle e planejamento para a área seguir com estratégias assertivas, sempre visando melhorias.

Ajuda a manter o foco na estratégia

Quando um empreendedor escolhe a terceirização de serviços de TI, algumas questões, que antes demandavam um tempo excessivo, não serão mais de sua responsabilidade.

E, dessa forma, o tempo antes investido em tarefas secundárias pode ser utilizado para focar na atividade principal do negócio.

Mantendo o foco na estratégia, é possível planejar melhor os próximos passos e deixar mais espaço para que os gestores e colaboradores se aperfeiçoem na execução da mesma.

Além disso, como as operações que possuem particularidades estarão na mão de colaboradores terceirizados, a equipe interna poderá resolver, mais rapidamente, outras necessidades da empresa que muitas vezes são deixadas de lado.

É importante ressaltar que terceirizar uma infraestrutura de TI não te faz perder o controle sobre ela, mas deixa a responsabilidade em mãos qualificadas, facilitando a gestão definida pela estratégia empresarial.

Aumenta a segurança

A segurança é um ponto muito importante e que causa preocupação dentro das empresas. Perder dados sigilosos e sofrer ataques cibernéticos causam muitos problemas e precisam ser evitados a todo custo.

Com a terceirização da infraestrutura de TI, maior é a dedicação da equipe no quesito segurança.

Os parceiros contam com modernos sistemas de detecção de intrusões, antivírus corporativo, backups, entre muitas outras técnicas personalizadas para cada negócio.

Dá otimização e produtividade

A terceirização de serviços proporciona também otimização de tempo e aumento da produtividade da equipe.

Ao ter uma empresa contratada para certas tarefas, maior será o foco na realização das atividades realmente prioritárias, diminuindo o tempo de entrega e aumentando a qualidade.

Com a divisão mais clara do trabalho, maior fluidez e gerenciamento de tempo são notados.

Garante atualização e competitividade

Quando se une melhoria nas qualidades do serviço, otimização de tempo, aumento da produtividade e maior foco na estratégia, é evidente que a empresa se torna mais competitiva no mercado.

Para se manter competitivo é preciso também se manter atualizado. E, ter uma terceirização de serviços, garante que as ferramentas de TI utilizadas sejam sempre as de primeira linha.

As empresas de serviços terceirizados garantem as atualizações de sistemas e melhorias, o que faz com que as empresas não precisem perder tempo e se arriscarem na procura de melhores atualizações, tendo a resposta para suas reais necessidades.

Até aqui, já foi possível notar que a terceirização de serviços para TI é muito vantajosa para as empresas, agregando valor, redução de custos entre outros.

Esta é uma tendência cada vez mais forte que tem ganhando espaço no mercado tão importante como o da tecnologia.

Alguma área de sua empresa já conta com a terceirização? Essa é uma questão que vale o investimento dentro do negócio? Agora que você sabe um pouco mais sobre terceirização de serviços, aproveite e conheça um pouco mais de nossas vantagens e soluções em TI.

Baixe agora mesmo o guia completo para manter sua empresa protegida