Por que terceirizar a TI pode ser um ótimo negócio para a sua empresa?

Despesas trabalhistas, laboratório adequado, custos com manutenção… São apenas algumas razões para terceirizar a TI – Tecnologia da Informação.

Vivemos na era pós-digital e podemos perceber o quanto dependemos da tecnologia, seja para trocar uma simples mensagem ou realizar um pagamento.

O funcionamento de uma empresa, por exemplo, está totalmente dependente de um ou mais softwares, seja para o controle do estoque, controle financeiro ou de serviços, que por sua vez conectam-se a internet e/ou a periféricos como: computadores, impressoras, roteadores, cabeamento de rede, etc.

Os gestores da empresa geralmente estão atarefados demais e não dão a devida atenção a sua TI, sem falar na falta de pessoal qualificado para gerenciá-la. Isso pode acarretar perda de vendas e constrangimento para os clientes em caso de pane, e esse é o principal motivo para terceirizar a TI. Maximizar a vida útil dos equipamentos e prevenir panes.

Outsourcing é um termo em inglês, ao pé da letra temos: out= fora e source= fonte, seria buscar fora de sua empresa uma solução que você não dispõe, de uma maneira geral é uma espécie de terceirização.

O outsourcing de TI está em amplo crescimento no mercado brasileiro, engana-se quem pensa ser algo apenas para grandes empresas, pois pequenas e médias empresas são as que mais poderiam adotar essa solução, já que os custos para manter uma equipe interna são altos.

Afinal, por que terceirizar a TI da sua empresa?

  • Sem encargos trabalhistas ou intervalos remunerados: despesas com salário, vale transporte, férias, licenças, entre outras. Ficam a cargo da empresa contratada;
  • Sem custos com manutenção de laboratório: todo o material necessário para manutenção preventiva e corretiva da sua TI é de responsabilidade da empresa contratada;
  • Maximização da vida útil dos equipamentos: a profissionalização da sua estrutura de TI juntamente com a manutenção preventiva, garantirá a longa duração dos equipamentos;
  • Prevenção de panes: a partir de uma ferramenta de serviços gerenciados, a empresa contratada pode acompanhar em tempo real as oscilações que podem comprometer o bom desempenho do computador e corrigí-las antes que o problema ocorra;
  • Maior economia e credibilidade: como as chances de panes são bastante reduzidas, os prejuízos decorrentes das mesmas também são. Assim como os possíveis transtornos causados a seus clientes;
  • Melhora do planejamento: como a TI é de responsabilidade da empresa contratada, você terá mais tempo para focar sua atenção no planejamento do seu negócio;
  • Retorno do investimento: dependendo da forma de tributação da sua empresa, você pode ter do investimento deduzido dos seus impostos;
  • Múltiplas especialidades: você contará com uma equipe experiente em vários modelos de negócios que saberá identificar e atender suas reais necessidades;

O outsourcing de TI é uma realidade no mercado brasileiro, e mesmo aquelas empresas que não possuem nenhum profissional na área podem usar este serviço e ao invés de pagar para resolver problemas, pagar para que não haja problemas.

Então cabe aos gestores analisar suas necessidades e levantar os prejuízos econômicos e sociais causados pelas panes, ver se está na hora de terceirizar a TI, analisar as opções que o mercado oferece e buscar contato com essa solução. O mesmo ainda pode adquirir o serviço em caráter experimental antes de firmar um contrato.

Outsourcing TI

Nayrgton Veras

Especialista em Segurança de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Supervisor Técnico de Infraestrutura de TI no departamento de Serviços Gerenciados da AM3 Soluções.