O que é TEF:  entenda o funcionamento e conheça os benefícios

Cada vez mais os consumidores deixam de andar com dinheiro no bolso e, como melhor alternativa, optam por pagar suas compras em cartão, seja de débito ou crédito. Por isso, é tão importante para os lojistas entenderem o que é TEF.

Independente do fluxo de vendas do estabelecimento, é essencial contar com tecnologias e automações para facilitar o trabalho e dar mais comodidade para colaboradores e usuários.

Você sabe o que é TEF e por que ela é uma importante solução para os seus negócios? Confira nosso artigo e descubra alguns benefícios dessa tecnologia!

O que é TEF?

O TEF, Transferência Eletrônica de Fundos, é uma solução de vendas que efetua transações financeiras de modo eletrônico na hora em que uma compra é feita por cartão de débito ou crédito.

Esse sistema possibilita que as transações financeiras por cartão sejam feitas de maneira rápida e segura.

Para entender o que é TEF, é importante saber como ele de fato funciona: o empreendedor – seja de pequenos ou grandes negócios – instala um software e conecta ao mesmo uma maquininha de cartão especial, o PinPad.

Dessa forma, toda vez que uma compra é feita e a máquina é utilizada, as informações são registradas automaticamente.

Com isso, as transações passam por uma espécie de central, que permite a autorização do pagamento e integra as informações de compra com o sistema de vendas da empresa.

Diferente de muitas maquinas de cartão, o PinPad é multibandeira e aceita as principais redes, garantindo liberdade para negociar as melhores taxas do mercado.

Utilizar o TEF faz com que a plataforma se integre ao sistema de automação comercial da empresa e torna pagamentos mais ágeis, fáceis e seguros.

Como implantar um sistema de TEF?

Para entender ainda melhor o que é TEF e saber como implantá-lo, é importante conhecer algumas ferramentas fundamentais utilizadas no sistema e quais são os seus tipos existentes.

Para implementar um sistema de TEF duas são as ferramentas essenciais: o software instalado na máquina e a PinPad, a maquininha do cartão que mencionamos anteriormente.

Tipos de TEF

Existem alguns diferentes tipos de TEF e a escolha da solução depende da frequência de vendas e do fluxo financeiro da empresa. Confira a seguir quais são os tipos de TEF.

TEF discado

Esses são os TEFs conectados a computadores e ao PinPad, e a comunicação com a operadora do cartão é feita por linha telefônica.

Esse tipo de TEF é indicado para pequenos e médios negócios. Sua desvantagem é que não é tão rápido quanto outras opções, já que depende da linha telefônica, por isso está em desuso.

TEF dedicado

Esse modelo de TEF utiliza as mesmas ferramentas do anterior, como o computador e a PinPad, porém sua conexão é feita por uma linha especial.

Essa conexão com a operadora de cartão permanece ativa 24 horas por dia e é feita por linhas VPN, as redes virtuais privadas.

Esse tipo de TEF possui mais rapidez e é adequado para empresas com intenso fluxo de venda por cartão.

TEF IP

A TEF IP também utiliza uma comunicação por VPN, porém, a conexão entre empresa e operadora de cartão é feita por protocolos IP.

Dessa forma, as informações financeiras são feitas pela internet, tornando os processos de autorização ainda mais rápidos.

Por que utilizar o TEF?

Depois de entender melhor o que é o TEF, é natural que você se pergunte por que utilizar o sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, certo? O sistema dá alguns benefícios e elencamos alguns deles para você. Confira!

1. Flexibilidade no pagamento

Um dos principais motivos para adotar o TEF é justamente a facilidade e flexibilidade que ele dá no pagamento, tanto para lojistas quanto para consumidores.

Quantos clientes não desistem de uma compra ao ver que o estabelecimento não aceita cartão?

Por isso, ter uma maquininha é essencial nos dias atuais e é preciso para os estabelecimentos se manterem competitivos no mercado.

2. Proteção contra fraudes

Sistemas novos podem causar dúvidas nos empreendedores principalmente pela questão de segurança que ele dá ou não.

Muitas vezes acontecem erros humanos e valores diferentes são cobrados para os consumidores, o que causa prejuízos para as lojas ou para os consumidores.

Utilizando um sistema de TEF, os valores são introduzidos automaticamente e são descartadas as possibilidades de fraudes ou erros nas cobranças.

3. Melhor controle sobre as vendas

Com um sistema TEF implantado melhora também o controle de vendas dos estabelecimentos, dando maiores possibilidades de acompanhamentos e tomadas de decisões para novas estratégias.

O sistema da Transferência Eletrônica de Fundos disponibiliza informações úteis e fornece relatórios gerenciais para controles de diversas ações.

Dessa forma, independentemente de onde esteja, o lojista poderá ter acesso e conhecimento do que está sendo feito em seu estabelecimento.

4. Melhores taxas

Como já citamos, o PinPad aceita diferentes bandeiras. Dessa forma, é possível contar com apenas um equipamento ao invés de manter várias máquinas para cada bandeira específica.

Com essa flexibilidade, o empreendedor pode optar pelas banheiras com as melhores condições e taxas de pagamento. Pode parecer uma vantagem pequena, mas, para pequenos negócios, essa vantagem pode significar uma grande economia.

5. Otimização e produtividade nos processos

Ao contar com serviços automatizados, maiores são as facilidades, rapidez e diminuição de erros em certos processos manuais.

Implantando o TEF, e contando com processos automatizados, ocorre a integração de diversas áreas da empresa, dando mais visão de negócio como um todo.

Estar competitivo no mercado, e oferecer opções para os consumidores, não é mais luxo nos dias atuais, e sim uma necessidade para se manter no ramo.

Sendo assim, é importante contar com facilidades e aproveitar o que a tecnologia pode oferecer para tornar os seus serviços mais ágeis e práticos.

Se sua loja tem fluxo constante de pessoas e realiza diversas vendas, com certeza vale a pena contar com um sistema TEF.

Como você tem recebido pagamentos em seu estabelecimento? Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é TEF aproveite e conheça nossas soluções para otimizar sua gestão e melhorar seus resultados!