Franquias de restaurante: quais são os prós e contras

Para quem pensa em abrir um negócio, as franquias de restaurante sempre surgem como uma opção nas pesquisas sobre empreendimentos.

A alimentação é um setor que, mesmo com as crises, se mantém em alta e, por esse motivo, atrai investidores.

Obviamente, para abrir qualquer negócio é preciso muito planejamento, atenção aos custos e pesquisa sobre os deveres e obrigações. Com as franquias de restaurante isso não seria diferente.

Ter uma franquia de restaurante pode ser uma boa opção de empreendimento, já que muito valor vem agregado ao nome do negócio.

Você já pensou em abrir seu negócio? Pretende começar do zero ou se tornar um franqueado? Confira algumas vantagens e desvantagens de investir em franquias de restaurante.

O que é uma franquia?

As franquias de restaurantes, ou uma franquia de qualquer ramo, são contratos de uma marca que cede para um empreendedor o seu direito de imagem e distribuição de um produto ou serviço.

As franquias são criadas a partir de um negócio que deu certo, fazendo com que o dono tenha ambição de expandir seu empreendimento em outras cidades, estados ou até mesmo outros países.

Um dos maiores motivos para se investir em franquias, de qualquer setor, é a estrutura de modelo de negócio e o reconhecimento já conquistado no mercado.

Ao investir em franquias de restaurante, alguns cuidados a mais precisam ser tomados em sua gerência, como questões de vigilância sanitária, limpeza e manuseio de alimentos entre muitos outros detalhes.

Além disso, mais do que qualquer outro ramo, as franquias de restaurante exigem muito cuidado com o controle de estoque, já que muitos itens são perecíveis e podem causar prejuízos para os franqueados.

Prós e contras de franquias de restaurante

Todo negócio conta com vantagens e desvantagens e geram muitas dúvidas em quem quer investir.

Para quem está pensando em entrar no ramo, é importante pesar os prós e contras para que se tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão bem embasada.

Confira alguns pontos importantes que separamos para você!

Principais vantagens

Força e credibilidade da marca

Ao iniciar um negócio do zero é preciso muito trabalho para criar e estabelecer uma marca, além de conquistar clientes através da novidade.

Já ao ter uma franquia, o negócio começa com esse passo à frente.

Uma empresa só abre franquias quando tem grande conhecimento de mercado. Sendo assim, ao investir nesse modelo, é garantido que a marca é reconhecida e possui força no seu ramo de atuação.

Planejamento e plano de negócio

Iniciar um negócio requer muito planejamento. Isso não é novidade para ninguém, não é mesmo?

Nesse sentido, um plano de negócios é essencial para visualizar e projetar o futuro da empresa que está nascendo.

Muitas vezes, os novatos na área não conseguem fazer essa tarefa da forma mais adequada, sofrendo com a consequência de gargalos durante a gerência dos empreendimentos.

Ao investir em franquias de restaurante, o risco é minimizado, já que se conta com suporte e planejamento feitos por especialistas que trabalham na implementação, expansão e controle de riscos.

Apoio do fornecedor

As franquias têm interesse em expandir sua marca para outros locais, mas se preocupam com a reputação de cada uma delas. Logo, a qualidade é imprescindível para todos os franqueados.

Por isso, os franqueados não são deixados sozinhos, sem apoio das redes. Os investidores recebem diversas orientações e treinamentos para que conheçam tudo sobre o seu novo empreendimento e aprendam a melhor forma de lidar com o negócio.

Os franqueados sempre terão disponíveis uma equipe de suporte com conhecimentos sobre mercado, produtos, desafios recorrentes entre outras oportunidades.

Facilidade na instalação

A franquia conta com muitos detalhes e requisitos para que seus pontos de venda tenham a mesma identidade; ainda que em diferentes ambientes nos quais estão localizadas.

Por isso, o franqueador informará e dará apoio no que se refere à construção e instalação de novas unidades.

Essa facilidade vem com projetos e plantas de construção, fiscalização de obra e maior garantia de melhores e menores preços.

Em negócios independentes, os custos de instalação quase sempre ultrapassam as previsões iniciais, causando problemas no fluxo de caixa.

Já nas franquias de restaurante esses problemas são minimizados, pois os franqueados contam com específicos cálculos e base de gastos anteriores.

Maior poder de negociação

Ao fazer parte de uma grande rede com nome reconhecido, se ganha muito poder de negociação, o que seria bem mais difícil em um negócio individual que se iniciou do zero.

De acordo com o tamanho das franquias de restaurante e suas perspectivas de crescimento, os franqueados conseguem mais acesso a preços reduzidos, condições de pagamentos e entregas diferenciadas e maior proximidade com diversos fornecedores.

Economia de escala

Muitos franqueadores organizam fundos e custos que são rateados entre os franqueados da rede, como fundos de propaganda e marketing, por exemplo.

Com isso, existe redução de investimentos e maior eficácia na divulgação, já que tudo estará conectado.

Além disso, é notável a vantagem de preços obtidos através de uma central de compra da rede, como na aquisição de novas máquinas, equipamentos e novas instalações.

Desenvolvimento contínuo

No decorrer do negócio, os franqueadores têm toda condição de coletar informações e fazer pesquisas referente ao desenvolvimento e implantação de novos serviços, métodos e sistemas.

Além disso, as franquias de restaurante podem promover encontros e treinamentos, sendo forte a rede de franqueados de diversos locais para que aconteça a troca de experiências e ideias em relação ao negócio.

Principais desvantagens

Menor flexibilidade

Para que as franquias de restaurante garantam a sua qualidade em todas as unidades, elas se tornam um pouco restritas e cheia de regras e procedimentos.

É preciso respeitar cada processo imposto e seguí-los à risca para que nada saia do controle e do padrão proposto pela marca.

Para ter controle sobre as operações constantemente são feitas auditorias com objetivo de detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado e reorientando-o para o rumo certo na gestão do negócio, caso necessário.

Determinação do local

O franqueado sugere localizações para o seu ponto de venda, porém é o franqueador que decide onde de fato será o negócio.

Para aqueles que já têm um imóvel comercial, isso pode ser um problema ao ter que investir em outro local.

O mesmo para quem quer abrir em cidades grandes, já que a determinação do franqueador pode ser mais distante do que o esperado.

Limitações de escolha

Alguns contratos de franquias de restaurante estabelecem a obrigação de adquirir insumos ou serviços apenas de fornecedores licenciados pelo franqueados.

Dessa forma, é preciso se adequar à lista disponível de parceiros, não podendo contratar certos tipos de terceirizados.

Porém, é importante perceber que essa limitação faz parte dos padrões e determinações de padronização das redes.

Risco vinculado

Ao mesmo tempo em que é ótimo estar com uma marca conhecida e de credibilidade, isto pode se tornar um ponto negativo em alguns momentos.

Se o franqueador falhar em desenvolvimentos, seja de sistema, produtos ou campanhas, o franqueado, naturalmente, sofrerá consequências.

Além disso, qualquer fato que afete a imagem da marca negativamente, cai também sobre as franquias, levando à perda de clientes.

Antes de abrir um negócio é preciso se planejar. Para administrar uma empresa é necessário ter atenção a muitos detalhes e escolher a franquia que mais se adequa ao seu perfil e desejo.

Mais do que refeições, os clientes buscam cada vez mais experiências e qualidade de serviço. Por isso, é importante ter qualidade e técnica em cada frente de trabalho.

Agora que você já conhece alguns prós e contras de franquias, pode pensar um pouco mais em qual negócio quer seguir em seus investimentos.

Se você deseja investir em franquias de restaurante ou até em um empreendimento próprio, você não pode deixar de contar com um bom serviço de automação para te ajudar nos controles de diversas áreas do negócio. Aproveite e conheça um pouco mais sobre o serviço!

Guia para Gestão de Food Services