Como abrir um restaurante: tudo o que você precisa saber

Se você é uma daquelas pessoas que deseja empreender e visa entrar no ramo alimentício, é mais do que necessário entender um pouco mais sobre como abrir um restaurante.

Iniciar novos negócios é o desejo de muitas pessoas, porém, diversos passos são necessários para que os investimentos funcionem e os planos não sejam frustrados.

Ter um negócio no setor de alimentação pode ser um bom investimento, já que o ramo sobrevive a diversas crises e não faltam consumidores para restaurantes.

É evidente que é necessário contar com muito planejamento, bons profissionais e colaboradores e um controle eficaz de diferentes áreas.

Você sabe como abrir um restaurante e decolar no empreendimento? Leia nosso artigo e fique por dentro!

Como abrir um restaurante? Dicas valiosas para você!

Defina qual seu tipo de negócio

Para iniciar qualquer empreendimento é preciso saber qual tipo de negócio o investidor mais se identifica.

É preciso levar em conta o perfil do empresário e ter mais do que paixão pela alimentação. A partir daí, uma das primeiras perguntas de como abrir um restaurante é: qual ramo seguir?

Se a intenção é contar com mais praticidade e rapidez aos clientes, o self service é um modelo indicado e pode ser bem-sucedido em locais com grandes concentrações de empresas e fluxos de pessoas.

Já se o foco for se um pouco mais conceitual, com pratos diferenciados, vale a pena investir nos empreendimentos tradicionais ou à la carte.

Também é válido pensar em restaurantes de culinárias específicas, como italiana ou chinesa, por exemplo. Outra opção é abrir franquias a partir de restaurantes já conceituados e famosos.

Seja qual for o seu tipo de negócio, é importante que esse passo seja bem definido antes de tudo. Assim, é possível tomar os direcionamentos necessários desde o princípio.

Escolha o local

Não é possível pensar em como abrir um restaurante sem a escolha do lugar para ele.

É preciso estudar e buscar locais agradáveis, com bom fluxo de pessoas, acessibilidades, estacionamento e visibilidade.

Confira junto à prefeitura de sua cidade se o local desejado precisa de autorizações e se pode receber esse tipo de empreendimento.

Além disso, após o ponto escolhido, preocupe-se com decoração, iluminação, bom espaço e atrativos que sejam agradáveis para aqueles que visitarão o ambiente.

Estude a concorrência

Conhecer a concorrência é mais do que necessário para definir estratégias e pensar em  diferenciais.

Saiba quais os tipos de restaurante estarão próximos ao seu, conheça estratégia de preços, pratos e especialidades.

É importante oferecer diferenciais, assim, maiores as chances de se destacar e de atrair o seu público alvo.

Defina o público

É difícil pensar em como abrir um restaurante sem conhecer o seu público-alvo. É preciso saber para quem você deseja oferecer seus produtos e serviços, para que isso seja feito da maneira mais adequada possível.

Ter uma ideia do tamanho do público ajuda a definir estruturas, preços e cardápios. Você vai contar com opções vegetarianas e veganas? O público do local estará disposto a gastar mais ou menos?

É importante conhecer o público que está perto do seu estabelecimento e quais serão os principais frequentadores do local.

É claro que o restaurante não irá atender apenas um tipo de perfil de cliente, mas é preciso ter públicos definidos, pois a fidelização dos mesmos faz com que eles promovam espontaneamente o local.

Conheça as regras do setor

Para entender como abrir um restaurante, é preciso saber um pouco de regras e enfrentar algumas burocracias, ainda mais no setor alimentício.

É importante ressaltar que cada município tem regras diferenciadas. Por isso, é válido conferir com a vigilância sanitária do seu local o que é necessário para que o estabelecimento funcione.

Além disso, esteja atento às regras estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor para que não haja futuras complicações devido insatisfações dos clientes.

Além disso, procure ter balanças regularmente aferidas pelo Inmetro, estar em dia com impostos, taxas e ficar por dentro de cada obrigatoriedade.

Outro ponto importante é saber sobre as leis trabalhistas para que, nem os líderes, nem os colaboradores sejam prejudicados.

Monte uma estrutura e equipe de qualidade

A seleção de bons equipamentos é um grande passo na hora de saber como abrir um restaurante.

De nada adianta ter um ótimo cardápio e não ter estrutura para fornecê-los aos clientes, não é mesmo?

Tenha equipamentos e uma estrutura de qualidade, tanto na cozinha quanto nos ambientes externos que recebem seu público.

Além disso, a composição dos colaboradores deve ser muito bem pensada para que o restaurante saiba como lidar com os mais diversos tipos de situação.

Um erro comum é se preocupar com um excelente cozinheiro e esquecer de todas as outras funções.

Um empreendimento precisa que todas as áreas trabalhem bem para que tenha sucesso, por isso, contrate bem sua equipe.

Não deixe de treinar sua equipe, buscando sempre elevar a performance e valorize o trabalho de seus colaboradores.

Divulgue o local

De nada adianta ter tanto trabalho para começar um negócio e não divulgá-lo para o público. A promoção do negócio é de extrema importância para impulsionar as vendas de qualquer empreendimento.

Invista em uma boa identidade visual, sinalização no local, beleza nos cardápios, promoções, cartões de fidelidade entre muitas outras ações.

Estar nas redes sociais é essencial nos dias atuais. Sendo assim, se possível, produza foto dos pratos e não perca a máxima de que “comida se come pelos olhos” e conquiste clientes dessa forma.

É válido também pensar em panfletos, anúncios na região, promoções e outras estratégias válidas para o seu público em específico.

Tenha um sistema de automação

Saber como abrir um restaurante é também estar por dentro da tecnologia e utilizá-la a favor do seu trabalho.

Automatizar tarefas da empresa é muito benéfico e dá muitas facilidades para os colaboradores e para a liderança.

Contar com um software de gestão para restaurante faz toda diferença, pois ele otimiza tempo e diminui tarefas repetitivas e manuais.

Com ele é possível analisar dados, identificar prejuízos e desperdícios, ter o controle de estoque (essencial no ramo alimentício), agilizar o atendimento e facilitar muitas outras importantes tarefas.

Abrir um restaurante demanda muitas tarefas e mão de obra qualificada para que tudo saia de acordo com o planejado e os lucros surjam sem demora.

Você já pensou em algum dos pontos citados acima para iniciar o seu empreendimento? Aproveite que agora você sabe mais sobre itens importantes e dê mais passos rumo ao seu negócio.

Unindo muitas habilidades e usando nossas dicas, com certeza você estará mais preparado para saber como abrir um restaurante! Explore mais de um de nossos pontos citados e conheça mais sobre automação comercial.

Guia para Gestão de Food Services