Blog da AM3 Soluções
  • Home
  • Sobre
  • Produtos
    • Automação Comercial
    • Meios de Pagamento
    • Serviços Gerenciados
    • Am3Store
    • Am3Shop
  • Materiais
  • Blog da AM3 Soluções
  • Contato
Escolha uma Página

Consumidor.gov – Para os consumidores insatisfeitos

Informações

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

O Governo Federal criou mais uma alternativa para que o consumidor possa reclamar de um produto ou serviço ruim e reivindicar respostas das empresas com mais agilidade.

O Consumidor.gov.br é um novo serviço público que oferece uma alternativa para solucionar conflitos de consumo por meio da internet, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas, fornece ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento.

O site funciona da seguinte maneira: você entra, realiza seu cadastro e a empresa, que deve estar cadastrada, tem até 12 dias para responder a sua solicitação.

Em seguida é garantido ao consumidor o prazo de 20 dias para comentar a resposta da empresa dizendo se foi resolvido ou não-resolvido e avaliar o nível de satisfação com o atendimento recebido.

Todos os dados ficam registrados publicamente. Ao abrir o registro de qualquer empresa cadastrada você tem a opção de verificar o índice de solução, satisfação com o atendimento, reclamações respondidas e o prazo médio de respostas.

O maior número de reclamações são das empresas de telecomunicações, com 46% dos registros. Em segundo lugar estão os bancos, com 20%. Depois, defeitos com equipamentos de telefonia e informática (16%), os eletrodomésticos (9%) e as outras reclamações em geral (9%).

No caso do setor de telecomunicações, o índice de solução dos problemas, por exemplo, foi de 81%. O tempo médio para uma solução foi de sete dias. A nota dada pelos consumidores ao site foi 3,5, em uma escala que vai de um a cinco.

O consumidor.gov tem o objetivo de diminuir o número de casos de consumidores insatisfeitos, que totalizam cerca de 70% de todos os processos que correm em juizados especiais. Cada um custa em média R$ 1.700,00 para o governo.

Cada vez mais o consumidor ganha poder de compra com segurança e com uma variedade de opções para reclamações caso algum problema venha a acontecer com seu produto ou serviço.

Visite o site e realize seu cadastro: Consumidor.gov

Categorias

  • Blog
  • Finanças
  • Food Service
  • Gestão
  • Gestão de Pessoas
  • Informações
  • Legal e Tributário
  • Marketing
  • Serviços Gerenciados
  • Tecnologia
  • Vendas

AM3 Soluções Ⓒ Todos os diretos reservados.