Conciliação de cartão de crédito: como fazer e quais cuidados tomar

O uso de cartão de crédito, e de débito, está cada vez mais presente na vida dos consumidores e, por isso, é preciso que empreendedores se ajustem e tenham a prática de conciliação de cartão de crédito para manter a saúde financeira em dia.

A conciliação de cartão de crédito é fundamental para o controle de receitas recebidas por pagamentos através de cartão. Receber pagamentos por esse meio é extremamente vantajoso, mas sem seu controle, tal prática pode passar a ser um perigo para o fluxo de caixa do empreendimento.

Como você controla as entradas de dinheiro por pagamentos em cartão? Você conhece a conciliação de cartão de crédito e já utiliza essa ferramenta? Confira nosso artigo e saiba mais sobre ela!

O que é conciliação de cartão de crédito?

A conciliação de cartão de crédito é a verificação da situação de cada operação realizada por meio de cartão de crédito, ou débito, durante determinado período, com o objetivo de verificar e validar as transações.

Esse controle pode ser feito de forma manual ou automatizada.

Como muitas outras funções, ao fazer a conciliação de cartão de crédito de forma manual, muito tempo se perde e a tarefa fica suscetível a diversos erros, causando prejuízos ou divergências no caixa.

Apostar em uma solução automatizada é o ideal para as empresas, afinal, todas as informações estarão reunidas de uma única forma e, assim, muito mais fácil se tornará esse controle.

Ao fazer a conciliação de cartão de crédito, o empreendedor analisa os valores de todas as transações feitas, verifica se as taxas cobradas pelas operadoras estão corretas, vê o que foi cancelado, se houve venda em duplicidade entre outras importantes questões.

Ter todos esses dados é muito importante, afinal, são informações essenciais para o controle de vendas e fluxo de caixa.

A conciliação do cartão de crédito é importante para o gestor ter uma melhor visibilidade dos recebíveis e, dessa maneira, pode minimizar os prejuízos financeiros, tratando os riscos e as perdas antecipadamente.

A conciliação tem diversas funções para os negócios, beneficiando o controle de vendas e algumas de suas tarefas são:

  • Checar se os valores repassados pelas operadoras do cartão estão corretos;
  • Verificar se as taxas administrativas, previamente negociadas, são as cobradas e, com isso, saber o quanto vai se receber de verdade pelas vendas;
  • Conferir quantos cancelamentos de venda ocorrem por dia;
  • Apontar em quantos cancelamentos de vendas o vendedor terá direito ao ressarcimento;
  • Identificar o surgimento de compras invalidadas;
  • Identificar erros de operação;
  • Controlar as antecipações de recebíveis;

Quais as vantagens da conciliação de cartão de crédito?

Citamos anteriormente uma série de tarefas que a conciliação é capaz de realizar, sendo as mesmas benéficas e positivas para o controle do gestor acerca de seu dinheiro.

Mas, além disso, muitas outras vantagens são encontradas ao utilizar essa solução, principalmente quando automatizada. Confira a seguir!

Economia de dinheiro

A economia é uma das prioridades da empresa, certo? Mas será que os gestores realmente fazem a gestão financeira da forma correta?

Ao não saber exatamente seus gastos, taxas e reembolsos, por exemplo, o empreendedor perde o controle de seu caixa, deixando passar valores que podem fazer diferença para a empresa.

Com a conciliação de cartão de crédito, tudo é realmente conferido e é possível monitorar cada taxa e gastos. Com isso, melhor será a visualização de onde mais se gasta com cartão, dando a possibilidade de fazer mudanças e economizar dinheiro para investir mais na empresa.

Economia de tempo

Demandar diversos trabalhos manuais e repetitivos para os colaboradores, os tornam mais suscetíveis a erros e, ainda, eles deixam de fazer outras tarefas mais estratégicas para focar nessas que poderiam ser automatizadas.

Com a automatização de processos, muito trabalho e retrabalho é eliminado, dando maior produtividade e economia de tempo.

Visualização de erros e controle de fraudes

Faz parte da gestão financeira acompanhar todas as transações de vendas e, com a automação da conciliação de cartão de crédito, é possível ter a indicação automática de erros e divergências dos lançamentos dos cartões.

Ter o controle sobre todas as vendas é a única forma de garantir que sua empresa receberá o dinheiro correto das vendas com cartão.

Além disso, mais fácil torna-se o controle de fraudes. Infelizmente, nenhuma empresa está imune a elas e, com a ajuda da conciliação, é possível identificar possíveis fraudes, como o cancelamento da venda feita com o cartão.

Como fazer a conciliação de cartão de crédito?

Tenha controle das taxas

Um erro comum é não saber quais são as taxas cobradas pelas operadoras de cartão e não acompanhar se elas estão sendo feitas corretamente.

Cada bandeira conta com um valor de taxa de transação diferente, por isso, é preciso fazer esse acompanhamento, pois as taxas influenciam o preço final do produto e, consequentemente, no fechamento do caixa.

Guarde as filipetas

As filipetas, os papéis emitidos pela impressora em cada venda, são muito importantes para a conferência dos extratos, por isso, é importante guardá-las.

As filipetas servem como o comprovante da venda e, no caso de divergência, vai ser por esse papelzinho que o lojista pode fazer conferências e mais fácil será realizar o estorno.

Faça conferências diárias

A conciliação de cartão de crédito é uma tarefa que deve se tornar um processo cotidiano dentro das empresas. Acumular a conferência dos pagamentos para o final de semana ou do mês pode se tornar um problema, fazendo com o que os gestores percam o controle.

Verifique as transações diariamente e garanta a gestão financeira eficiente, dando mais visão do negócio e facilitando a tomada de decisões baseadas em dados reais e atualizados.

Automatize

Automatizar essa tarefa é essencial para o seu controle por completo.

Contar com um software, ou plataformas onlines, traz grandes vantagens, como já citamos. Contar com a tecnologia dá muitos benefícios e coloca as empresas em um patamar competitivo frente à concorrência.

A conciliação de cartão de crédito é uma atividade essencial para a rotina das organizações e faz parte da gestão financeira de um negócio.

Cuidar dessa tarefa é muito importante para que você saiba realmente quanto dinheiro tem ou terá em caixa ao fim das vendas. Evitar qualquer tipo de surpresa negativa com taxas ou bandeiras deixa o negócio mais preparado e não torna a venda em cartão um problema.

Como você tem controlado suas vendas em cartões? Você já faz a conciliação de cartão de crédito? Aproveite que agora sabe mais sobre o tema e confira nossas soluções que podem ajudar seu negócio!