Por que automatizar minha empresa?

A eficiência da gestão de uma empresa depende muito de como o empresário administra e conduz os processos envolvidos. Mesmo quando manuais, processos tendem a melhorar quando são otimizados e adaptados conforme o crescimento da empresa e suas necessidades.

Muitos gestores se perguntam o tempo todo: Por que automatizar minha empresa? Quando automatizada, a empresa ganha mais segurança e profissionalismo. A necessidade de pessoas em processos rotineiros diminui e, dessa forma, há uma redução nos custos operacionais.

Softwares ajudam no gerenciamento, organização e distribuição de informações geradas no seu negócio. Além disso, fornece maior controle sobre as diversas atividades da empresa, como a jornada de trabalho, movimentação do estoque, vendas, entre outros.

Um software robusto dará ao empresário as informações necessárias  para um planejamento estratégico eficaz, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas e minimizando riscos.

Muitos não sabem ao certo do que se trata a automação comercial, não entendem sua importância e costuma associá-la a custos e não a investimento. Por isso reunimos algumas informações acerca do assunto para melhor esclarecer.

O que é automação?

A automação consiste em transformar tarefas tediosas e repetitivas em processos automatizados operados por programas de computador. Automação comercial é a aplicação dessas tecnologias no comércio.

Por que automatizar minha empresa?

Aumento da produtividade, redução de custos, controle e melhor lucratividade são alguns dos retornos que o negócio tem ao investir em automação de qualidade.

Aumento da produtividade

As tarefas manuais demandam tempo, são mais passíveis de erros e seus executores não conseguem executá-las consistentemente nos padrões mais elevados.

A automação comercial reduz o número de tarefas que você e seus colaboradores deveriam fazer de maneira manual, restando mais tempo para lidar com processos que agregam valor genuíno ao seu negócio, como inovação e nível de satisfação dos clientes.

O aumento da produtividade é percebido na medida em que a automação comercial permite que você faça mais em menos tempo.

Redução de custos

Com processos automatizados você garante uma consistência e qualidade nas tarefas realizadas e racionaliza o número de colaboradores necessários para realizar as tarefas que sua empresa necessita.

Controle

Empresas que dispõem de um grande fluxo de entrada e saída de mercadoria e de pessoal. Quando não automatizadas, se perdem no controle e acabam tendo prejuízo com produtos, complicações fiscais e com tempo ocioso por não terem uma ferramenta eficaz que auxilie nesse gerenciamento.

Através de códigos de barras, em caso de produtos, identificação de colaboradores e uma política de controle de informações confidenciais, é possível que o gestor tenha uma visão ampla do que acontece na empresa, em cada setor e como cada um exerce a sua função.

Logística

A automação proporciona o bom funcionamento dos processos operacionais relacionados à movimentação de estoque garantindo maior controle e agilidade, desde o estoque mínimo, ponto de pedido, recebimento dos pedidos até a saída para entrega, facilitando o acompanhamento dos produtos durante todo o processo.

Informações fiscais

A receita está modernizando todo o seu processo de arrecadação e fiscalização. Hoje grande parte das obrigações fiscais são eletrônicas e necessitam de um software para gerar essas informações e enviá-las ao Fisco. Um exemplo é a NFe – Nota Fiscal Eletrônica que começou a ser pensada em 2004 e implantada em 2005.

Outros exemplos que podem ser citados são a NFC-e – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, SPED, GIM e vários outros que chegam até a ser específicos de algum estado.

Mobilidade

Um dos maiores desafios de muitos empresários hoje é conseguir se ausentar da empresa sem que ela sofra um impacto negativo.

As informações devem chegar às pessoas certas e em tempo hábil, de modo que se alguém ausentar-se não haverá prejuízos na eficiência da empresa, pois os processos estão padronizados, unificados, estáveis e fáceis de qualquer pessoa seguir.

A automação comercial também permite o monitoramento remoto do que ocorre na empresa. Assim o gestor pode acompanhar à distância, através da internet, como estão as vendas, fluxo de caixa e outros relatórios gerenciais.

Métricas

O sucesso sustentável da sua empresa depende do desenvolvimento e implementação de uma estratégia superior.

A manutenção de sua vantagem competitiva exige que você monitore, avalie e modifique constantemente sua estratégia, e tudo isso depende do acesso a dados comerciais atualizados e oportunos.

Através do processo de automação comercial você consegue ter acesso com poucos cliques a informações cruciais para o sucesso do seu negócio, podendo identificar gargalos no processo de venda, realizar previsões demanda, estabelecer metas, identificar desperdícios, realizar planejamento orçamentário, medir o crescimento da empresa, analisar sua saúde financeira entre outros.


A automação comercial é uma poderosa ferramenta que permite automatizar tarefas que anteriormente eram manuais e demoradas. Garante uma maior eficiência e eficácia dos processos realizados, aumentando a produtividade, economizando tempo, reduzindo custos entre outros benefícios.

Automação comercial não é custo, é investimento. Ela pode e deve ser utilizada para aumentar a sua capacidade competitiva e o nível de satisfação do seu cliente. Mas lembre-se, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. A ferramenta lhe oferece os dados, cabe a você analisá-los e tomar suas decisões.