Controle de estoque online: um guia prático para você fazer

O controle de estoque online é um dos pilares dos estabelecimentos que deve ser monitorado de perto para garantir a eficiência dos negócios e reduzir perdas.

A tarefa de contar produtos no estoque e monitorá-lo, anotando em planilhas a entrada e saída dos produtos manualmente, faz com que os colaboradores percam um tempo desnecessário.

Além disso, a forma manual está em desuso e, fazer o controle de estoque online, é o melhor modo de automatizar e otimizar processos dentro de seu estabelecimento.

Dessa forma, é possível usar o tempo para as tarefas que realmente precisam ser feitas manualmente e focar em o que é importante para o negócio.

Se você ainda não utiliza um sistema de controle de estoque online, continue a leitura do nosso artigo e saiba mais sobre essa importante tecnologia para sua organização.

Como é feito o controle de estoque online?

O controle de estoque online é o sistema usado para controlar todo o inventário de forma automática. Sendo feito através de entradas e saídas de mercadorias, produção, matérias-primas e produtos acabados.

Essa tarefa é feita por um software ERP, ou seja, um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que automatiza e facilita tarefas.

Os ERP’s integram diversas áreas das empresas em um sistema amplo, que pode ser consultado por todos da organização.

Os softwares de automação são capazes de fazer a gestão administrativa, financeira, contábil e o controle de estoque online.

Por que automatizar o controle de estoque?

É de extrema importância que os estabelecimentos utilizem a tecnologia a seu favor e reduzam trabalhos manuais desnecessários que, muitas vezes, podem causar erros com sérios prejuízos.

Com o controle de estoque online alguns benefícios são vistos pelos empreendedores. Confira logo a seguir!

Otimização de tempo

Ter uma plataforma de gerenciamento de serviços garante que muitos trabalhos manuais sejam poupados e que os esforços sejam direcionados para outras atividades.

Ao não precisar anotar e contabilizar cada entrada e saída, seus colaboradores podem ser realocados para outras tarefas e certamente agradecerão essa mudança!

Além disso, é nítido a agilidade na consulta dos produtos disponíveis, tornando o processo de vendas mais rápido e eficiente.

Economia financeira

Sabemos que tempo é dinheiro, então, ao poupar tempo de esforço no controle do estoque já se economiza capital.

Além disso, o giro de estoque está ligado ao orçamento do negócio. Ao saber o que tem no estoque, é mais fácil controlar a circulação dos produtos e traçar planos de o que se deve investir com mais frequência, bem como o que se pode deixar de lado por não agradar aos clientes.

Dessa forma, todo o planejamento financeiro do seu empreendimento é facilitado por meio de um bom controle de estoque online.

O controle de estoque online evita prejuízos, torna mais fácil a criação de promoções e descontos, além de contribuir para organizar o que precisa ser vendido em maior quantidade ou com mais rapidez.

Aumento da qualidade

Com a organização e o controle de estoque online, as falhas são praticamente inexistentes, poupando situações que podem ser desgastantes.

Ao controlar o estoque com simples planilhas, é fácil acontecer erros. Os colaboradores podem, facilmente, esquecer de fazer atualizações, se confundir ou deixar detalhes importantes passar.

E, mais do que diminuir os erros, é possível notar com mais clareza o que está sendo feito de forma equivocada nos pedidos com os fornecedores e na entrega de cada um deles.

Com o estoque em pleno funcionamento, maior a qualidade do serviço que chega até os clientes.

Melhoria da competitividade

É muito importante se posicionar no mercado e se manter competitivo à frente dos concorrentes.

Com boas práticas de gestão, o negócio passa a ser reconhecido pelo mercado e, ainda, tem-se um reflexo positivo para os clientes.

Ao utilizar um sistema de controle de estoque online, sua posição no mercado se eleva e se valoriza.

Mais do que organizar seus produtos, os softwares de Sistema Integrado de Gestão Empresarial emitem relatórios e dão importantes indicadores.

A partir de então, é possível direcionar o empreendimento e a tomar a posição adequada para decisões estratégicas, mantendo sempre o negócio no topo.

Integra áreas de forma segura

Mais do que ter um controle de estoque online, trabalhar com softwares faz com que outras áreas estejam sob controle.

Em uma empresa, as áreas são interligadas e precisam de pleno funcionamento de cada uma delas para que nada saia dos trilhos.

Por isso, ao unir a gestão financeira, contábil e estoque em um único programa, é possível ter uma visão do todo.

Ainda, pensando em integração, se seu empreendimento possuir mais de uma unidade, é possível comparar a entrada e, principalmente, a saída dos produtos em cada loja.

Ao ter tal controle, é possível planejar melhor e entender a demanda de cada um dos locais, mesmo estando distante fisicamente.

Outro ponto que preocupa alguns gestores é a segurança em deixar seus dados em um software.

É claro que não se pode confiar dados importantes para qualquer um, mas ao fazer uma intensa pesquisa de mercado e escolher um parceiro em que confie, como a AM3 Soluções, seus dados estão seguros e sob total sigilo.

Melhoria do controle interno

Ao implantar um sistema de controle de estoque online, a empresa aumentará o domínio sobre seu estoque e mais fácil serão algumas tarefas.

Por entender a necessidade e interesse dos clientes, é possível planejar melhor as compras, sabendo o que é mais vendido, o que é necessário e o que pode ser comprado periodicamente.

Além disso, é possível introduzir testes com base nos gostos dos consumidores e verificar por meios dos relatórios o que tem dado certo ou não.

Quando o controle entradas e saídas é feito, torna-se possível avaliar os fornecedores.

Além de tempo de entrega, condições de pagamento e relacionamento com os fornecedores, é possível testar mais da qualidade, e o quanto os clientes se agradam de cada produto de diferentes fornecedores.

E, mesmo que tudo seja automático e facilitado, dúvidas surgem em muitos contextos.

Dessa forma, ao ter um sistema automatizado, é possível contar com especialistas e suporte a todo momento.

É importante migrar para as tecnologias e utilizar tudo o que for possível e viável em prol das melhorias das organizações.

Pense sobre qual seu tamanho, o quanto espera crescer, onde quer chegar e quanto um sistema pode te ajudar nos negócios.

Pesquise parceiros de confiança, treine colaboradores para que todos sejam capazes de lidar bem com os programas e se torne ainda mais competitivo no mercado!

Você já utiliza o controle de estoque online? Já teve alguma experiência com automações? Aproveite que agora você sabe mais sobre os benefícios do sistema para seu negócio e conheça nossas soluções!

 

Robson Lins

Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande e CMO na AM3 Soluções.

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Robson LinsJosé Solaniel Recent comment authors
  Inscreva-se  
newest oldest most voted
Notificações:
José Solaniel
Visitante
José Solaniel

A AM3 e sucesso em tudo que faz.
Parabéns pela competência.