Conceito de ERP: entenda tudo sobre essa tecnologia

Com um software ERP eficaz, os proprietários e líderes de negócios podem automatizar e dinamizar tarefas tediosas de back office, ajudar os colaboradores a se tornarem mais produtivos e bem-sucedidos em suas funções e obter visibilidade em tempo real do funcionamento interno de suas operações. Não conhece o conceito de ERP? Então você precisa ler esse artigo.

O conceito de ERP

ERP significa Enterprise Resource Planning, traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais. No Brasil, porém, ele é conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

O software ERP é composto por ferramentas poderosas e estratégicas de gerenciamento de processos de negócios que podem ser usadas para gerenciar informações dentro de uma organização.

Embora todas as empresas e organizações sejam diferentes, todas enfrentam um desafio comum: para permanecer competitivas no ambiente de negócios atual, elas precisam de uma maneira confiável e eficiente de armazenar e acessar informações.

É aí que o conceito de ERP fica amplamente conhecido e passa a ser uma das melhores opções de solução.

Os sistemas ERP integram todas as facetas de uma empresa em um sistema de informações abrangente que pode ser acessado por indivíduos em toda a organização.

Para ter sucesso no ambiente de negócios cada vez mais competitivo e complexo de hoje, você precisa implementar sistemas que permitam simplificar e automatizar facilmente.

Este artigo irá colocá-lo no caminho certo para escolher, implementar e gerenciar um sistema ERP na sua organização.

Entendendo na prática o que é um sistema ERP

Um sistema ERP é composto de aplicativos e ferramentas que ajudam todas as áreas da sua empresa a se comunicarem de maneira mais eficaz.

Os sistemas ERP integram todas as áreas de uma organização em um sistema de gerenciamento de informações eficiente.

Os colaboradores no planejamento e no agendamento, por exemplo, têm acesso aos mesmos dados que os colaboradores da administração financeira para suas necessidades específicas.

Todos os dados estão disponíveis em tempo real, o que permite que os colaboradores tomem decisões de negócios mais rápidas e informadas.

Com os sistemas ERP, todas as funções vitais de negócios estimativa, produção, finanças, recursos humanos, marketing, vendas, etc. compartilham uma fonte central de informações atualizadas.

Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial simplificam a coleta, o armazenamento e o uso dos dados da sua organização.

Entendeu o conceito de ERP? Bem interessante, né? Principalmente se pensarmos nos benefícios práticos que o uso dessa tecnologia pode trazer.

Vamos ver isso a seguir.

Principais benefícios dos sistemas ERP

Por que cada vez mais empresas estão implementando os sistemas de ERP? Aqui estão algumas das principais razões e benefícios pelos quais as organizações usam sistemas ERP:

  • Fornece aos líderes de negócios visibilidade em tempo real de suas operações;
  • Fornece aos líderes e equipes de negócios acesso instantâneo a suas cadeias de fornecimento globais;
  • Permite que os líderes de negócios identifiquem desafios, descubram oportunidades e tomem decisões mais rápidas que afetam diferentes áreas de seus negócios;
  • Ajuda a automatizar e dinamizar tarefas tediosas e processos redundantes;
  • Dá aos colaboradores as ferramentas e os dados de que precisam para ter sucesso;
  • Fornece um único ponto de verdade para as organizações;
  • Muitas vezes pode ser acessado de qualquer lugar (fora do local e de dispositivos móveis);
  • Ajuda a aumentar a produtividade da equipe;
  • Torna mais fácil para as equipes colaborarem entre si e com fornecedores terceirizados;
  • Oferece ferramentas poderosas de relatório e previsão que você pode usar para tomar decisões informadas sobre o futuro do seu negócio;
  • Mantém os dados seguros e ajuda a garantir que sua empresa continue a operar em conformidade com as leis e diretrizes regulamentadoras globais.

E aí, convencido de que um sistema ERP pode ser a solução para diversos problemas na sua empresa?

Gestores que conhecem o conceito de ERP e optam por investir nesse tipo de tecnologia, veem seus problemas de comunicação e gestão de tarefas consideravelmente diminuídos.

Agora que você já conhece o conceito de ERP, vamos entender quando um negócio mostra que precisa de um.

Como decidir se / quando seu negócio precisa de ERP

Cada empresa é única e enfrenta diferentes desafios em diferentes momentos, então a pergunta é: como você decide se e quando investir em um Sistema Integrado de Gestão Empresarial para o seu negócio?

Preparamos 10 perguntas-teste para você responder.

Se você marcar a maioria dos itens dessa lista, provavelmente é hora de começar a avaliar os provedores de software de ERP e trabalhar para alocar os recursos necessários para a implantação, ok?

Vejamos:

  1. Os membros da sua equipe estão gastando muito tempo em tarefas que você sabe que podem ser automatizadas e simplificadas?
  2. Você não tem acesso fácil aos dados necessários para tomar decisões informadas sobre sua empresa?
  3. Você trabalha com fornecedores e aplicativos de terceiros em todo o mundo?
  4. Você tem muitas ferramentas de software e processos diferentes que você adotou e implementou para sua empresa ao longo dos anos, mas eles não estão conectados uns aos outros?
  5. Você não sabe como seus níveis de estoque realmente se parecem diariamente?
  6. Você está gastando muito tempo procurando informações, tentando aumentar a produtividade e a eficiência e integrando novas ferramentas necessárias para dimensionar?
  7. Suas equipes têm dificuldade em colaborar ou compartilhar informações com facilidade?
  8. Você não consegue acessar dados e informações comerciais essenciais quando está fora do seu local de trabalho?
  9. Você está com dificuldades para acompanhar as mudanças na conformidade regulamentar?
  10. Você está encontrando ou resolvendo problemas depois que é tarde demais? Em outras palavras, você não consegue ser tão proativo quanto gostaria quando se trata de identificar problemas que precisam ser corrigidos para manter suas operações funcionando sem problemas?

Se você disse “sim” para pelo menos seis dessas perguntas, é hora de começar a explorar os fornecedores.

Para justificar o investimento necessário para usar um sistema ERP na sua empresa, use a lista de verificação fornecida acima.

Liste os desafios específicos que você acha que sua organização está tendo e converse com seu tomador de decisões sobre como você acha que uma solução de ERP poderia ajudar.

Você já conhece o conceito de ERP e sabe dos benefícios, A AM3 Soluções oferece esse tipo de solução e pode ser uma das opções de fornecedor de sistema ERP. Entenda a solução oferecida pela AM3 Soluções clicando aqui.